Secretaria da Fazenda quer que GVT pague todo o ICMS.

A Secretaria gaúcha da Fazenda multou a GVT porque a tele não recolhe como deve o ICMS incidente sobre serviços de comunicação de dados, como internet em banda larga. Outras Secretarias fizeram o mesmo (Paraná, SC, MS e Distrito Federal).

. Como se sabe, cada Estado define sua alíquota de ICMS para serviços de teles.

. O editor consultou as notas fiscais e constatou que a GVT fatia o preço do serviço. Uma pequena parte (que varia entre 10% e 30%) é discriminada como serviço de comunicação (internet em banda larga, por exemplo). Sobre esse valor, a operadora recolhe ICMS. Em geral, a alíquota é de 25%. A maior parte (entre 70% e 90%), a GVT afirma ser aluguel de infra-instrutora (modem ou outro equipamento usado na prestação do serviço). E sobre aluguel não há cobrança de ICMS, nem de ISS (Imposto Sobre Serviços).

. A nota fiscal em recorte que está no link é do telefone do editor. Visualizando o que está li, fica mais claro o poblema.

. Percebe-se que a maior parte das receitas escapam do imposto, indo direto para o caixa. A GVT reduziria então sua carga tributária de 40%, média do setor, para cerca de 16%.

4 comentários:

rafael disse...

Bah, tava bom demais. É só aparecer alguém com preço competitivo que a concorrência (a e insaciável fome tributária) se encarrega de levantar o 'problema' e acabar com a festa.
Certamente a bomba vai estourar no nosso colo, felizes clientes da GVT.

Anônimo disse...

falando em GVT, não suporto mais receber telemarketing de empresas oferencendo serviços da GVT. Estão passando dos limites. Chegam a ligar 2 vezes ao dia e não adianta falar mole, não adianta escurraçar. Eles desligam e logo alguém liga de novo. Já cadastrei meu telefone no site do Procon para não receber este tipod e coisa e de nada adianta. Algum advogado de plantão sugere uma ação mais radical?

Unknown disse...

Demorou... o serviço é ótimo e como sendo uma empresa "espelho", isso deveria ter sido verificado bem antes, ai surge duas situações:má administração pública (..que novidade...) e a sede de arrecadação que surgiu como uma onda avassaladora , nao sei se os benefícios que esta empresa proporciona aos seus clientes, serão mantidos. Conseguiram passar por cima da arrogante BrTelecom (pelo menos na região onde moro!!!) agora surge este problema.
è uma pena ... espero não ter que voltar agora para OI!!!!

Surfista Prateado disse...

Parabéns a GVT, deixa de dar dinheiro para governos distribuírem para vagabundos das bolsas de todos os tipos.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/