Economia chinesa supera japonesa

Segundo disseram à Agência Efe fontes do Executivo japonês, o valor do PIB japonês no segundo trimestre foi de US$ 1,288 trilhão frente a US$ 1,33 trilhão da China, que poderia se transformar este ano na segunda economia mundial à frente do Japão.

. Hoje, o Governo japonês anunciou que o PIB entre abril e junho avançou 0,4% a ritmo anual e 0,1% frente ao trimestre precedente, muito abaixo do período janeiro-março (4,4% e 1,1%,respectivamente).

. Anteriormente, a China já tinha superado em valor o PIB japonês no último trimestre do ano 2008 e no mesmo período do ano 2009, embora na primeira metade de 2010 o Japão tenha ficado na frente, segundo o Governo japonês.

2 comentários:

Anônimo disse...

Caro Polibio, embora o conceito de dimensionamento de uma economia via o valor global do PIB bruto seja comum, nos nao podemos mais nos deter somente nesta variavel, pois em termso da China, por exemplo, sua pujanca esta sendo construida via um mercado externo abundante de produtos baratos e de qualidade bastante duvidosa, alem da mao de obra escrava que la persiste, com salrios aviltantes e jornada de trbalho simplesmente impensaveis em qualquer Pais que se julgue justo para com o trabalhador. Alem disto, a China so e punjante em suas grandes metropoles(Beijing, Xangai, etc) com um countryside pauperrimo e de infra-estrutura ainda muito fragil, portanto PIB nao significa "uma economia de primeiro mundo".
Senao vejamos o exemplo mesmo do Brasil, com um PIB avantajado se comparado a uma Suica por exemplo, porem anos luz de ser sequer parecido com ainfra-estrutura e com a qualidade de vida reinante la.
Abracos

Anônimo disse...

E, O PARAGUAY VEM JUNTO.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/