Artigo - Serra não quer, mas terá que desmascarar o lulismo

O editor leu, releu, anotou e sublinhou cada palavra do artigo desta quinta-feira do sociólogo Demétrio Magnoli,publicado no Estadão. Nesta sexta,confrontou seu resumo com o apanhado feito pelo ex-prefeito Cesar Maia. O resultado vai aí abaixo. O resumo da ópera diz que Serra precisa desmascarar Lula, cujas bravatas e farsas engordam seus índices de popularidade. Lula, o lulismo e o neopetismo buscam o capitalismo de Estado, montando um setor público patrimonialista no qual são favorecidos não apenas seus pelegos sindicais e partidários, aboletados em 600 mil cargos públicos, mas também empresários que se debruçam sobre as tetas generosas do BNDES, BB ou Caixa, cujo exemplo maior é Eike Batista e suas empresas X. “O BNDES é o melhor banco do mundo”, disse Eike Batista depois de abiscoitar R$ 70 milhões do banco para uma das suas empresas X. Tudo isto você lerá no artigo de Magnoli. Esta gente toda apostou em Benito, em Adolf e até em Fidel e Chávez, mas acabaram com o País ou acabaram em Miami.

EIS o resumo do artigo:

1 - Do alto de seu literalismo fetichista, disseram a Serra que confrontar Lula equivale a derrota certa. Mas Dilma não existe, exceto como metáfora, o que anula a estratégia serrista. A candidatura da oposição só tem sentido se ele diverge dessa política.

2 - O Brasil é "um país de todos" ? Eis a mentira a ser exposta. O Estado lulista é um conglomerado de interesses privados. Nele se acomodam a elite patrimonialista tradicional, a nova elite política petista, grandes empresas associadas aos fundos de pensão, centrais sindicais chapa-branca e movimentos sociais financiados pelo governo.

3 - O Brasil não é "de todos", mas de alguns: as máfias que colonizam o aparelho de Estado por meio de indicações políticas para mais de 600 mil cargos de confiança em todos os níveis de governo.

4 - No Brasil do lulismo, a palavra constitucional verga-se diante de ideologias propensas à celebração de ditaduras enroladas nos trapos de um visceral antiamericanismo. Estaria a candidatura da oposição disposta a falar de democracia, liberdade e igualdade, distinguindo-se do lulismo no campo estratégico dos valores fundamentais?

5 - Os brasileiros votarão num plebiscito sobre o lulismo. Se não entender isso, perderá as eleições e deixará a cena como um político comum, impróprio para circunstâncias excepcionais.


CLIQUE na imagem acima para ler a íntegra do artigo.

2 comentários:

ATENTO disse...

MISSÃO QUASE IMPOSSIVEL

OK ,VOCÊ EXPLICA ISSO PARA" QUEM TEM O GINÁSIO", MAS E PARA A TURMA DO NIVEL DE QUEM ACHA QUE O PLANO CRUZADO ERA COISA BOA?

ESTÃO HIPNOTIZADOS COM O "BÔRSA", SERRA VAI TER UM TRABALHÃO.

MAS SE NÃO DESMASCARAR O FARSANTE , NÃO ADIANTA GANHAR, NÃO CONSEGUIRÁ GOVERNAR,CONTRA CALÚNIAS,MENTIRAS E SOFISMAS ,CARACTERÍSTICO DOS PETRALHAS.

Anônimo disse...

José Serra tem sido um verdadeiro banana nesta campanha, pelo menos até o momento. Esta esperando que o PT jogué 2 Boeings em sua careca lustrosa para reagir, mas ai já será tarde demais.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/