Saiba por que a privatização melhorou a gestão das ferrovias.

Fica em Uruguaiana, RS, o único porto seco ferroviário de controle de aduanas integradas da América Latina.

. Ou seja: no porto seco, agentes aduaneiros brasileiros e argentinos, mais todos os 15 intervenientes usuais em processos de importação e exportação, trabalham no mesmo local para agilizar os trâmites.

. O trêns vindos da Argentina passam por Passo de los Libres e vão direto para Uruguaiana, o mesmo acontecendo com o trêns brasileiros.

. Até a década de 90, quando os sistemas ferroviários argentino e brasileiro eram estatais, vagões levavam 30 dias para a liberação, mas agora o tempo caiu para 24 horas.

. Apenas este dado justificaria a privatização.

. Em Uruguaiana também funciona o porto seco rodoviário.

. Trata-se de um ponto de extraordinária importância para as transações comerciais brasileiras, já que o movimento de importação e exportação soma US$ 9 bilhões por ano.

. No total, por ali passam 40% das transações feitas por rodovias e 90% das transações feitas por ferrovias, considerando-se todo o bolo brasileiro.

- As informações acima foram prestadas ao editor pelo homem de Relações Corporativas e Institucionais da ALL em Uruguaiana, Miguel Angelo Evangelista Jorge. O editor almoçou com Jorge no Bah, em Porto Alegre (robalo com oliva e ervas, cama de musseline de cenoura e chips de batata doce, R$ 53,00 o prato).

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