Entenda melhor tudo o que foi aprovado no caso do pré-sal

Eis o que foi aprovado pelo Senado:
Capitalização da Petrobrás – Esta semana,Lula sancionará o projeto.
Fundo Social, incluído o novo regime de partilhas e royalties do pré-sal – O projeto voltará para a Câmara, porque foi modificado. Os líderes tentarão votar tudo esta semana.
Eis o que falta aprovar
Criaçãoda Petro-Sal – Projeto já aprovado pela Câmara, a nova estatal passará por votação no Senado.
. O governo Lula obteve evidentes vitórias políticas na Câmara e no Senado, mas no caso do novo regime de partilhas e dos royalties, a vitória foi da oposição, que teve a liderança do deputado gaúcho Ibsen Pinheiro, do PMDB (no Senado, Pedro Simon apenas seguiu a orientação de Ibsen).
. A nova distribuição dos royalties do petróleo foi aprovada por 41 a 28 no Senado. Na Câmara, o resultado foi ainda pior para o governo.
. Estados e municípios acham que vão levar fortunas, sobre as quais nem sonhavam meter a mão, mas Rio, SP e Espírito Santo estão em pé de guerra, embora a emenda do senador Pedro Simon preveja amplas compensações aos três governos.
. O governo até cedeu no caso dos royalties, mas apenas no que diz respeito à ordem para votar, porque vetará a Emenda Ibsen.
. O que o governo queria, de verdade, era extrair rapidamente as ordens para capitalizar a Petrobrás e criar a Petro-Sal. Isto ele conseguiu. A Petrobrás tem pressa em buscar algo como US$ 220 bilhões no mercado de ações para enfrentar os pesados investimentos que prevê daqui para a frente.
. O lançamento das novas ações precisa estar concluído até o final de julho. Nesta quinta-feira, a diretoria da Petrobrás aprovará o aumento do capital. Será o maior lançamento de ações do mundo. Até o final de julho, só para dar uma idéia aos leitores, ingressarão pelo menos US$ 20 bilhões de dinheiro externo, que irá todo para a subscrição de novas ações.

Um comentário:

Anônimo disse...

Não sei, não sei, se o contribuinte não irá dançar outra vez, como no caso BNDES. Emissão de títulos é criar um problema para o futuro e o FGTS tem dono, embora o governo federal sempre pense diferente, como foi o caso quando surrupiou o dinheiro do RGPS. A falta de seriedade do governo não me transmite otimismo.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/