Entrevista - Aod viajará dia 8 para ajudar a África em nome do Bird

Aod Cunha, ex-secretário da Fazenda do RS

O senhor resolveu trabalhar para o Banco Mundial ?
Farei uma consultoria que durará todo este ano, já que Banco Mundial e FMI querem implementar ações de sustentabilidade fiscal para melhorar o desempenho dos governos e das economias de Guiné Bissau e Cabo Verde, na África.

Que serviço será esse ?
Cabo Verde está bem estruturado para os padrões africanos. Sua renda per capita é de US$ 4 mil. Lá, a idéia é auxiliar o governo a alavancar a empresa aérea estatal e o setor de energia elétrica.

Guiné-Bissau é um País atrasadíssimo.
Bom, a renda per capita é de apenas U$ 190. Nos últimos 17 anos, o País só esteve em paz democrática por sete meses. A idéia, ali, é implementar um Programa de Alto Impacto. Perwcisaremos romper o ciclo perverso da pobreza, implementando programas de crescimento, alocando dinheiro e usando os resultados como contrapartida e não dinheiro do governo.

Tarefa dura.
Duríssima. 40% do orçamento nacional vão para gastos militares. O consumo de energia elétrica do país equivale ao de um grande prédio de Washington.

Quando sai a viagem ?
Irei dia 8 e voltarei dia 20. Será a primeira incursão.

E-mail: aod@terra.com.br

Nenhum comentário:

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/