Surto de dengue apanha desprevenida secretaria da Saúde.

A secretaria gaúcha da Saúde foi apanhada totalmente de surpresa diante do surto de dengue no município de Ijuí. O secretário Osmar Terra atrapalhou-se com a informação que lhe pareceu inesperada, embora 53 municípios gaúchos estejam num circuito que o próprio governo considera de infestação. A fim de demonstrar que está agindo de maneira pro-ativa, embora esteja apenas reagindo, a secretaria da Saúde movimenta-se de modo desconexo e desorganizado, adotando providências que já chegam tarde. Entre estas ações, conheça a principal delas, de proporções ridiculamente reduzidas, conforme informe liberado nesta segunda pelo secretário Osmar Terra: Foram enviadas para Ijuí, duas caminhonetes com nebulizadores de inseticida e quatro máquinas portáteis para nebulização. Este material ajudará no combate direto ao mosquito Aedes aegypti. Seis agentes de vigilância sanitária de outras Coordenadorias Regionais da Saúde (CRS) auxiliarão nesta tarefa. Trata-se de um surto bastante grave e abrangente.

- Os principais sintomas da doença se manifestam da seguinte forma: 99% das pessoas apresentam febre durante cerca de sete dias com início abrupto; 60% têm dor de cabeça frontal severa, dores nas articulações e músculos; 50% têm dor atrás dos olhos (retro-orbital); 50% têm prostração, indisposição, perda de apetite, náusea e vômitos e 25% têm manchas vermelhas no tórax e braços. A Dengue se diferencia de resfriados e gripes por não apresentar sintomas respiratórios! Diante a mínima suspeita de Dengue não deve ser utilizado medicamento à base de ácido acetil-salicílico. Consulte um médico, e beba bastante água.

Nenhum comentário:

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/