Yara e Bunge investirão R$ 550 mi em fosfatados.

Assim que derrubar a liminar concedida pela Justiça Federal a ambientalistas de Santa Catarina, os grupos Yara e Bunge começarão a investir R$ 550 milhões na exploração e industrialização de fosfatados no município de Anitápolis.

. Os fosfatados são um dos três nutrientes básicos na formulação de adubos. O Brasil importa do Marrocos quase todo fosfato de que precisa.

. A Yara é norueguesa, tem sede em Porto Alegre, e sucedeu a Adubos Trevo, que descobriu as jazidas e desde a década de 70 tenta explorá-las.

2 comentários:

Letícia Weigert disse...

Caro Políbio,
Sou leitora assídua do seu blog e moro em Rancho Queimado/SC, município vizinho de Anitápolis. Em relação à ação sobre o caso da fosfateira. já foram cinco as tentativas de derrubar a liminar e, felizmente, a luta pela biodiversidade e pelas águas ganhou todas. Não é uma questão de ambientalistas contra o desenvolvimento. A indústria de fosfatados é letal para as águas que abastecem 21 municípios. Vidas humanas correm risco. O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Tubarão, o Ministério Público Federal e muitas outras entidades já se manifestaram contra a instalação da fosfateira. O caso também é destaque na imprensa internacional. Grata por sua atenção.

Anônimo disse...

explorem bem o solo que a natureza depois dá o troco: enchentes, tornados provocados pelo próprio homem.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/