Mais brigadiano nas ruas garante queda da criminalidade

A nota a seguir é do ex-prefeito do Rio, Cesar Maia. Ele lista números sobre a queda dos índices de criminalidade em duas favelas do Rio. A criminalidade, nelas, caiu por que razão ? Porque o policiamento passou a ser feito ostensivamente.
. O editor considera que a falta de policiamente ostensivo (brigadianos nas ruas, presente, em quantidade, durante todo o dia, em todos os lugares) é a principal causa da insegurança da população.
PLEONASMO: MAIS POLICIAMENTO OSTENSIVO REDUZ CRIMINALIDADE!
1. O Globo de domingo (06), na matéria "Criminalidade despenca na Cidade de Deus e no Dona Marta, favelas ocupadas por UPP", mostra que a presença ostensiva e permanente da PM, nas duas favelas citadas, fez reduzir fortemente os índices de criminalidade. Nada tão esperado e natural. O problema básico da criminalidade sentida pela população do Rio é a falta de policiamento ostensivo. Em 2008 foram registrados na capital, 332 mil delitos, sendo 204 mil contra o patrimônio e 76 mil contra as pessoas. Do total, foram 182 mil roubos e furtos e em 2009 esses números são iguais.
2. Nestas duas comunidades o policiamento ostensivo e permanente, com o nome de UPP, cresceu drasticamente, produzindo os efeitos citados na matéria. Para se ter uma ideia, a relação habitantes por policiais em Copacabana-Leme é de 424, e em Jacarepaguá é de 621. Com o sobrepoliciamento ostensivo no Morro Dona Marta e na Cidade de Deus essa relação caiu também drasticamente.
3. No Morro Dona Marta a relação habitantes por policial é de 45 e na Cidade de Deus é de 126. Se aplicarmos a Copacabana os números do Morro Dona Marta teríamos 3.900 PMs, ou quase dez vezes mais do que se tem hoje. Em Jacarepaguá, se aplicarmos os números da Cidade de Deus, teríamos 4.000 PMs, ou cinco vezes mais o que se tem hoje.
4. Portanto, o que há é o incremento do policiamento ostensivo e permanente nessas comunidades, o que é muito bom. O mesmo aconteceria se a relação fosse a mesma para aqueles bairros. Em Copacabana-Leme em vez de um batalhão da PM teríamos 10. Em Jacarepaguá em vez de dois Batalhões da PM teríamos 10. E em ambos os índices de criminalidade despencariam igualmente.
5. Quanto à possibilidade de fazê-lo, é outra história. Os números da Cidade de Deus aplicados a toda a cidade exigiria triplicar o efetivo da PM. Os do Morro Dona Marta exigiria multiplicar por oito.

Nenhum comentário:

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/