Bolívia, muita cocaína para os brasileiros

Com Evo Morales na Presidência da Bolívia, mais droga passou a entrar pela fronteira brasileira
Clipping - Revista Veja - 28 de novembro de 2009

Não há país na América Latina em que o discurso politicamente correto e demagógico possa produzir resultados tão desastrosos quanto a Bolívia. Não há país da região que possa ser tão afetado por causa disso quanto o Brasil. No poder desde 2006, Evo Morales prega uma versão local do socialismo, o indigenismo e o bolivarianismo. Os resultados foram vistos quando ele nacionalizou as refinarias de gás pertencentes à Petrobras. Outro recurso natural que Morales defende com veemência é a coca, planta típica da região andina usada desde os tempos pré-colombianos. A folha é mascada pelos bolivianos ou macerada no chá - aumenta a resistência à altitude e ao trabalho braçal, embora em nada se compare aos efeitos eufóricos do seu derivado mais poderoso e deletério, a cocaína. O presidente da Bolívia trabalhou como plantador de coca e já mascou as folhinhas até em encontro da ONU em Viena. Na nova Constituição escrita sob seu comando, a planta ganhou o status de “recurso natural renovável da biodiversidade da Bolívia e fator de coesão social”. Nenhum problema, exceto pelo fato de que as folhas destinadas ao uso proibido, como matéria-prima do crack e da cocaína, ultrapassam vastamente as do uso permitido e tradicional. Em quatro anos, a produção de pasta-base de coca e de cocaína na Bolívia aumentou 41%. A maior parte é traficada para o território brasileiro, onde abastece o vício, a criminalidade e a corrupção. Muita droga entra no Brasil, proveniente dos vizinhos produtores e destinada a outros consumidores, mas a que fica é, majoritariamente, a boliviana, de pior qualidade. Das 40 toneladas de cocaína consumidas anualmente no país, mais de 80% são da Bolívia.

3 comentários:

Anônimo disse...

Os amigos carnais de Lula são "ótimos" para destruir o Brasil, e mesmo assim ele cada vez estreita mais seus laços "fraternais" com o que de pior há no continente. Pinguço sempre acha os outros pinguços ótimos "amigos" e para eles os que não bebem são uns chatos e babacas. Assim é Lula, mantém o mesmo tipo de parceria desde o tempo em que fazia greves nos portões de fábricas, só que agora é presidente do Brasil e quer que todos se rebaixem ao nível dele, o que convenhamos não é invejado nem por feiticeiros tribais da África Central. A claque petista aplaude, pois não são nem um pouco melhores do que ele.

Anônimo disse...

Obrigado presidente Lula, pela cocaína, pelo crack, pela criminalidade, pela saúde quase perfeita, pela educação de 1º mundo, pela infraestrutura de dar inveja, obrigado por se unir a tantos amigos do Brasil, como a Bolívia, e obrigado pelos teu excelentes exemplos de educação sexual, mereces realmente o prêmio Nobel da paz!

Nobel, Nobel, Nobel disse...

O anônimo 16:44 teve uma excelente idéia, vamos indicar o Lula ao Nobel da Paz.

Juntamos tudo que ele fez, pois nunca antes "nestepaiz" alguém havia feito coisa alguma. Aí levamos tudo isto para Europa e voltamos com o Nobel. Tranquilo.
Ah, não podemos esquecer seu filme "o filho brasil", e também seu "white paper", o "Comportamento Sexual do Metalúrgico" que eu nem sabia que existia.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/