Saiba como Buchmann foi "surpreendido" pelo MPE, MPF e PF


Estrofe de música brasileira
Você com uma arma na mão é um bicho feroz,
sem ela, anda rebolando e até muda de voz.

O ex-presidente do Detran, Sérgio Buchmann, respondeu no dia 11 a interpelação feita em juízo pelo seu ex-amigo e ex-colega Genilton Ribeiro, subsecretário estadual da Administração. A reposta protocolada por ]Brunetti Castilhos Advocacia tem dois pontos centrais:

1) Buchmann reafirma ter ouvido de Genilton acusações contra Yeda, Crusius, Ferst e Vaz Neto.

2) Ele afirma que não tem testemunhas da conversa, não tem provas do que disse e nem sequer sabe se o que disse tem ou não tem fundamento.

. O subsecretário Genilton Ribeiro interpelou Buchmann porque vai processá-lo civil e criminalmente, segundo disse repetidas vezes ao editor neste final de semana.

. Buchmann permaneceu apenas tres meses no Detran. Ele terá que falar na CPI do PT. Genilton quer ser acareado com ele. Além de Genilton, também Yeda Crusius resolveu processar Buchmann. Ela protocolou a ação, assinada pelo advogado Fábio Medina, nesta terça-feira. Esta semana, na CPI do PT, a deputada Stela Farias divulgou áudio do depoimento de Buchmann na Polícia Federal, onde ele parecia bem mais valente.

- As circunstãncias do depoimento de Buchmann na Polícia Federal são surpreendentes. Na resposta à interpelação feita por Ribeiro, ele disse que foi surpreendido pela convocação dos policiais. Preste bem atenção como foi a coisa:1) Eram 14h quando Buchmann foi ao Ministério Público Estadual para conversar com o procurador Ricardo Hetstrith e este, surpreendemente, avisou que o levaria até a Polícia Federal. 2) As 14h30m, ele já estava depondo para um dos delegados da Operação Rodin, o delegado Schneider, e com ele estava o procurador do Ministério Público Federal, Enrico Rodrigues de Freitas (Buchmann e Brunetti Castilhos, na ação, sequer se lembravam do sobrenome de Enrico), que comandou o espetáculo midiático do MPF contra Yeda no anúncio do ajuizamento da ação em Santa Maria. Buchmann, na resposta à interpelação, queixou-se de que tudo foi muito rápido, insinuando que falou mais do que devia.

3 comentários:

Anônimo disse...

E agora José????

Penso que o Sr. Buchmann pode ter o desprendimento de ser bem claro e afirmar, com todas as letras, que os agentes envolvidos na tomada de seu depoimento agiram de forma, meio e tempo a obter justamente o que queriam obter, que foi fato contra a pessoa que ocupa o cargo de Chefe do Poder Executivo Estadual do RS.

Tudo foi feito de maneira muito rápida, sob pressão, e imediatamente após o choque do aviso da prisão do filho. Será um ato elogiável se o Sr. Buchmann reconhecer que disse mais do que devia. Ele foi induzido a isso e não pode, agora, arcar com todas as conseqüências sozinho. A PF e o MP sempre saem na boa. Isso tem que mudar.

CARLOS, PASSO D'AREIA.

ganhatudo disse...

Por isto é que se diz "a testemunha é a prostituta das provas";
Uma investigação para ser bem alicerçada precisa ter elementos de materialidade que comprovem o seu resultado. Baseada só em testemunhas, corre o risco de perder credibilidade por qualquer vacilação no testemunho quando do contraditório.
Já um elemento material é muito mais difícil de ser contraditado.
Custo a crer que a PF e o MPF tenham conduzido uma acusação/indiciamento baseado apenas em testemunhos; mais, ainda, em testemunhos totalmente suspeitos.
Só posso encontrar uma razão: interesse político de alguém que esteja manobrando nos bastidores.
O fato é que a ação do MPF foi que sustentou as assinaturas necessarias para a instauração da CPI.
O objetivo foi alcançado. O resto não interessa mais aos que planejaram tudo isto.
A governadora continua sangrando e assim vai ter muitas dificuldades para concorrer a reeleição.
O PMDB não perde por esperar, pois seu candidato terá que explicar a fraude do Detran nos anos de 2003 a 2006, afinal neste periodo o Governador era do PMDB.
O PT está só na espera.

Adao Braga disse...

A tatica continua a mesma. Lembram-se do Jorge? Então, anos depois, provou-se a inocencia dele, e quem noticiou depois? Quem foi punido por sujarem a honra, a moral, e a familia dele?

Esta é a tática deixar pessoas públicas enrolada com a justiça, tendo que se preocupar em provar inocencia, provar que isto e aquilo, totalmente o contrário do que diz: quem acusa tem o ônus da prova...

Vivemos em tempos dificieis, em que quem nós outros temos que provar nossas virtudes, caráter, indole, educação.

"[...]onde ele parecia bem mais valente". Há quem, bem se aplica a letra da música:

- Você com uma arma na mão é um bicho feroz, sem ela, anda rebolando e até muda de voz.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/