O tamanho da crise e a surpresa de Lula

Vocês devem ter percebido, domingo, na TV, o olhar esbugalhado de Lula, típico de quando o presidente não sabe o que fazer diante de alguma crise que se apresenta maior do que ele. O que repetia Lula a todo momento, em plena eleição:- A Aracruz e a Sadia trabalharam contra o real. O problema é delas. Não é nosso.

. É outra vez o "problema do Bush".

. Não é.. É do Brasil também

. A crise é global. O Brasil, apesar disto, está numa situação muito melhor do que aquela que enfrentou nas outras crises globais. Seu problema são as reservas, quase totalmente aplicadas em títulos do Tesouro Americano, que podem derreter. Se isto ocorrer, é melhor nem pensar no tamanho do tranco. . Nesta segunda-feira, a Bolsa de São Paulo despencou 10% em questão de minutos e o pregão foi paralisado. Foi reaberto, continuou despencando e foi novamente paralisado. O dólar foi a R$ 2,19 no meio da tarde. O Banco Central vendeu US$ 1,5 bilhão para conter a queda do real e não conseguiu êxito. Há polvorosa em todo o mundo. o Brasil não é diferente.

. O que há com Aracruz e com Sadia, como com outras empresas de porte gigantesco com interesses internacionais, é o mesmo que há com todo mundo: houve especulação com o dólar e agora está todo mundo pagando.. Em São Paulo, soube-se que as montadoras abriram o olho.

Nenhum comentário:

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/