A crise pegou no day after eleitoral, pra sorte do PT e de Lula

Vocês devem ter percebido, domingo, na TV, o olhar esbugalhado de Lula, típico de quando o presidente não sabe o que fazer diante de alguma crise que se apresenta maior do que ele. O que repetia Lula a todo momento, em plena eleição:

- A Aracruz e a Sadia trabalharam contra o real. O problema é delas. Não é nosso.

. É outra vez o "problema do Bush".

. Não é.

. É do Brasil também.

. A crise é global.

. Esta manhã, a Bolsa de São Paulo despencou 10% em questão de minutos e o pregão foi paralisado. Foi reaberto e continua caindo. Há polvorosa em todo o mundo. o Brasil não é diferente.

. O que há com Aracruz e com Sadia, como com outras empresas de porte gigantesco com interesses internacionais, é o mesmo que há com todo mundo: houve especulação com o dólar e agora está todo mundo pagando.

. Em São Paulo, soube-se que as montadoras abriram o olho.

. E você ? Segure-se na sua cadeira. Se você tiver dinheiro, proteja-o num banco forte, muito forte; adie investimentos e aplicações; não mexa onde você já botou alguma coisa; prefira ativos fixos.

. Os fundamentos da economia brasileira são bons, muito bons; a gerência econômica é de primeira; há solidez política. O que está ocorrendo nesta manhã é um susto muito grande, mas não dá para se assustar. Tem muito mais gente lá fora que deve e precisa tomar um susto maior.

. Só não esqueça o seguinte: quase todas as reservas brasileiras de US$ 270 bilhões estão aplicadas em títulos americanos. O Brasil é o quarto maior credor dos EUA no mundo, algo jamais visto. Se isto derreter, aí, sim, teremos problemas sérios pela frente. Pode derreter ? Pode.

. E entesoure alguma coisa no bolso para qualquer emergência.

Nenhum comentário:

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/