Artigo, especial - O Novo Otimismo Empresarial: Como Fóruns e Jantares Viraram Cortina para o Declínio Instituciona

Este artigo é do "Observatório para um Brasil Soberano".

É curioso observar como parte da elite empresarial brasileira parece convencida de que a crise institucional do país pode ser resolvida com bom networking, jantares de gala e fóruns de prestígio. A cena se repete: empresários reunidos com autoridades do Judiciário, eventos cheios de otimismo performático, colunas celebrando o “espírito colaborativo”. Fica até difícil saber se estamos num país em colapso jurídico ou num clube de negócios em expansão. 

O Brasil atravessa um dos momentos mais críticos de sua história recente. Não por indicadores econômicos isolados, mas pela corrosão silenciosa da previsibilidade institucional. Censura normalizada, insegurança regulatória, perseguições políticas, decisões judiciais erráticas — tudo isso afeta diretamente o ambiente de negócios. E, no entanto, boa parte do empresariado prefere agir como se a estabilidade fosse uma questão de etiqueta e diplomacia. 

CLIQUE AQUI para ler mais.

5 comentários:

Anônimo disse...

O ataque aos empresários e aos políticos, com acusações e controles que levam a processos e decisões judiciais é o mesmo modo de operação que, no fim, nas mãos da Justiça(?), tenham todos que ceder, fazer acordos ou dividir os honorários para poder exercer suas funções. Quem não cede, leva ferro, bola de ferro com corrente nas pernas.

Anônimo disse...

O Brasil é um paraíso na Terra administrado por saqueadores, bucaneiros, piratas e golpistas entregando os frutos da roubalheira no exterior, como há 500 anos.

Anônimo disse...

Quando Fidel Castro chegar com suas tropas, fugirão todos para Casablanca.

Anônimo disse...

Quando o empresariado se reúne com os partidos de direita:
- A livre iniciativa faz bem ao Brasil!

Quando o empresariado se reúne com os partidos de esquerda:
- É o declínio institucional!

A bem da verdade o que foi citado no artigo: "Censura normalizada, insegurança regulatória, perseguições políticas, decisões judiciais erráticas" não tem como público alvo as elites empresariais. Para eles, time que está ganhando não se mexe!
Os bancos estão perdendo dinheiro?
O agronegócio e os exportadores estão perdendo dinheiro?
A classe política e a elite dos funcionários públicos estão perdendo dinheiro?
As multinacionais estão perdendo dinheiro?
As taxas de juros estão ruins para os investidores/especuladores?

Para eles, é Lula 2026!

Anônimo disse...

O desemprego virá em massa, paralisação do investimento estrangeiro, inflação nas alturas, e o povão chupando cana. Tudo isso é consequência de uma DITADURA BOLIVARIANA. Muitos L pra TODES.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/