Artigo, Guilherme Baumhardt - 8 de janeiro

- Guilherme Baumhardt é diretor da Rádio Guaíba e colunista do Correio do Povo.

Ganha cada vez mais corpo a tese de que o governo federal sabia, mas nada fez para conter as invasões e depredações de Congresso, Supremo Tribunal Federal e Palácio do Planalto, no último dia 8 de janeiro. Novas evidências neste sentido surgem a todo instante. Se sabia, por que não agiu? Foi caso pensado? A desordem seria bem-vinda para produzir mais censura e perseguição? São perguntas que precisam de respostas. Aliás, respostas que poderiam surgir, por exemplo, em uma Comissão Parlamentar de Inquérito, com poder de quebrar sigilo telefônico, convocar autoridades a depor, entre outras ferramentas. Tentativa de CPI que foi imediatamente soterrada pela base governista. 

Outra pergunta importante a ser respondida: eram apenas “bolsonaristas” ou havia, também, gente infiltrada? 

Um dia, quem sabe, a gente tenha acesso à história completa, sem versões ou narrativas.





22 comentários:

Anônimo disse...

Pelo andar da carruagem, cada dia mais uma evidência, logo poderão escrever que haviam mercenários nas depredações e outros atos. Aliás, um Senador pelo Estado da Bahia declarou em entrevista ter visto e escutado uma pessoas quebrar vidros móveis, fotografar o estrago pelo celular e reclamar o pagamento do operador do autor intelectual. Pistas não faltam.

Anônimo disse...

Acho que o governo federal não só sabia mas planejou esse suposto "golpe".

O convite para ir para Brasília com ónibus grátis foi amplamente divulgado. Muita gente se organizou para ir.

Quem financiou o transporte "grátis"?

Anônimo disse...

Alguém avisa o Jornalista Bolsonarista que até as Pedras sabiam que os terroristas iriam invadir Brasilia.

Primeiro a responsabilidade pela Segurança Pública dos Estados e do Distrito Federal é competência dos Governadores, no caso de Brasilia, com mais ênfase pq o salário da Policia Militar, é pago pelo Governo Federal, alias o salário mais alto do Brasil, justamente para fazer a proteção dos Poderes, já que o governo Federal não tem PM

Só não contavam com a "prevaricação" do Governador e da Segurança Pública de Brasilia, que colocaram meia dúzia de de PMs na frente dos três poderes para que os terroristas pudessem fazer o serviço.

Não a tua que o Governador foi afastado, o Secretario de Segurança Pública preso, o Comandante da PM preso e outros oficias da PM também.

Prova disso é que assim que o Congresso foi invadido a Presidente do STF, Ministra Rosa Weber telefonou para o governador reclamando que o Congresso havia sido invadido, no que o governador respondes que respondeu que havia recebido informação do Sub Secretário de Seg Pública de Brasilia que a manifestação dos bolsonaristas era "pacifica" inclusive repassando o contado do tal Sub Secretario.

RESULTADO: logo após o telefonema da Ministra Rosa Weber o STF e Palácio do Planalto também foi invadido e depredados por terroristas bolsonaristas.

Anônimo disse...

E articulista ainda vem com esse papo furado que tinha gente infiltrada, logo no meio do Bolsonarismo numa ação que foi orquestrada nos acampamentos bolsonaristas em frente aos Quarteis Generais do EB?

Anônimo disse...

Só o que faltava, os terroristas invadem os poderes, depredam e ainda culpam as vítimas

Anônimo disse...

Engraçado se fosse os MST a PM de Brasilia teria "prevaricado" matado uns 50 e prendido uns 5 mil, sem dó das crianças e dos idosos.

Anônimo disse...

Uma coisa é certa, se fosse protestos de Professor a PM de Brasilia não pouparia ninguém e iria baixar o pau a valer, mas eram "coleguinhas" bolsonaristas, entre eles militares, evangélicos, familiares de militares PMs e familiares de PMs, aí eles fizeram vistas grossas e deixaram invadir os 3 poderes.

E tem videos que os terroristas ainda tiveram uma "ajudinha" um deles a PM retirando a tropa de Choque da frente do Palácio do Planalto para facilitar a invasão e outro um Coronel do EB mandando liberar seus apaniguados que já estavam presos.

Anônimo disse...

Acho que o colunistas não acompanha o noticiário da própria Rede Record. As imagens liberadas pelas Camaras dos três poderes são esclarecedoras.

Anônimo disse...

O questionamento tinha que ser outro: Onde estava o governador e o secretário de segurança do DF? Colocar isso na conta do Governo Federal é uma pura desonestidade e falta de conhecimento constitucional já que a PM está subordinada ao governador do Estado.

Anônimo disse...

Dia 08 de janeiro de 2023: Há exatamente 2 anos forças anti-democráticas invadiram o Capitolio, nos EUA. Coincidência? Lá o Presidente vencido foi o coleguinha do "inominável", que também não aceitou a derrota nas urnas.

Anônimo disse...

ESSE É OUTRO BOLSOPTATA LOBOTOMIZADO QUE SÓ SABE FALAR DO BOZO,FREUD EXPLICA?

Anônimo disse...

Simples, onde estava a PM com as bombas de efeito moral, as balas de borracha, os cacetetes com que por muito menos atacam movimentos de esquerda? Mesmo movimentos democráticos ordeiros, pacíficos e constitucionais, sem invasão dos prédios dos 3 poderes?

Prisão imediata para o covarde fujão Jair Messias Bolsonaro, arquiteto da depredação promovida pelos radicais que o mantiveram no Congresso por quase 30 anos, onde permaneceu sem fazer nada além de alimentar atos golpistas, que de religiosos e espirituais não têm nada.

Anônimo disse...

Ora, Ora mais uma trairagem das forças armadas. Deixaram que Palácio do Planalto fosse atacado! Absurdo! Depois de darem guarida aos terroristas por mais de dois meses?

E o governo do DF? Polícias do DF chefiadas pelo bolsonarista Anderson Torres e pelo governador Ibanês Rocha. Deixaram tudo isso acontecer, sem tomar providências preventivas. Por isso o primeiro foi afastado e o segundo preso.

Anônimo disse...

Era só o que faltava falar em infiltrados. Quem vai censurar esse babaca do Guilherme? Alô, min. Alexandre de Moraes.

Anônimo disse...

E o quê os deputados inúteis estão fazendo, são desunidos, cada qual quer mais holofotes e seguidores nas redes sociais, de concreto nada, ainda ficam fazendo discursos tbm inúteis no parlamento, ao estilo Marcell, assim não iremos a lugar nenhum.
E lembrando que temos uns 1000 presos políticos que eles não fazem nada tbm, o dele$$$ tá garantido, por enquanto.

Anônimo disse...

O COLONOnista é bolsonarista de "quatro costados", não enxerga um "palmo" na frente do nariz. Como jornalista deveria passar a informação correta e não subverte-la, basta assistir o Jornal da Record.

Anônimo disse...

Caro Jornalista, a única maneira do Governo Federal tinha como agir era afastar o Governador antes da invasão antes da Invasão dos vagabundos terroristas. Assim o governo Federal assumiria a Segurança Pública do DF e mandaria todo o efetivo da PM cercar os três poderes para evitar a invasão.

Mas como o Governo Federal não pode intervir em um Estado da Federação "a priori", ou seja, com antecedência ou por prevenção pq se presume que cada um dos entes federados fará sua parte combinada com antecedência, no caso do DF proteger a sede dos 3 poderes com força suficiente para não permitir uma eventual invasão, e não o faz, obviamente não podemos culpar a União.

Anônimo disse...

Uma anta desse tipo na Guaíba é um absurdo. Decadência.

Anônimo disse...

Os patriotas caíram numa velha cilada esquerdopata, MOLUSCO & gang NÃO querem CPI ? 😄🤣🎪🤡

Anônimo disse...

É bem provável que foi de caso pensado pra produzir mais censura e perseguições, é assim que agem os governos da demoniocracia republicana. Não podemos deixar de lembrar que é por isso que eles tem um ódio imenso pelo Presidente Bolsonaro, o Presidente Bolsonaro não governa para essa República demoniocrata, ele governa para o Brasil, ele governa defendendo a soberania, ele governa defendendo os interesses do Brasil e do povo.

Anônimo disse...

HAUAHUHAUHAUAHUAHUAHUAHUAHAUHAUAHUAHUAHUAHUAHUAH
HAUAHUHAUHAUAHUAHUAHUAHUAHAUHAUAHUAHUAHUAHUAHUAH
HAUAHUHAUHAUAHUAHUAHUAHUAHAUHAUAHUAHUAHUAHUAHUAH
HAUAHUHAUHAUAHUAHUAHUAHUAHAUHAUAHUAHUAHUAHUAHUAH
HAUAHUHAUHAUAHUAHUAHUAHUAHAUHAUAHUAHUAHUAHUAHUAH
HAUAHUHAUHAUAHUAHUAHUAHUAHAUHAUAHUAHUAHUAHUAHUAH
HAUAHUHAUHAUAHUAHUAHUAHUAHAUHAUAHUAHUAHUAHUAHUAH

ESSE GUJILHERME É RIDICULO AO QUADRADO. AGORA COMPROU A TESE DOS INFILTRADOS.
ESSES BOLSOMINIONS SÃO MUITO INCOMPETENTES....UMA AMEBA CONSEGUE CRIAR UMA NARRATIVA MELHOR QUE ELE

NEWTON disse...

A verdade se mostra/desenha/faz transparecer, já a mentira se esconde, prende e arrebenta quem TENTA desnuda-la. Já aconteceu com as furnas eletrônicas e agora, tudo indica, acontecerá de novo com os atos de 8 de janeiro passado.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/