Artigo, Ricardo Hingel - Saiba por que é um tiro no pé privatizar o Banrisul

- O título original do artigo é "A privatização do Banrisul".

Periodicamente volta à discussão a privatização do Banrisul, mas, como sempre, argumentações simplistas reduzem a qualidade do debate. 

A justificativa para a privatização deveria começar por sua utilidade econômica e social para a sociedade e verificando se o investimento feito no Banco é compensado.  

Trocar o Banco por R$ 3 ou 4 bilhões para o caixa do Estado, sem analisar as consequências de se desfazer do Banco é pobre e não resolve as necessidades dos insaciáveis cofres estaduais.  

O Banrisul possui ativos na ordem de R$ 110 bilhões, o que corresponde a próximo de 20% do PIB gaúcho e que estão espalhados pelos mais diversos setores da sociedade gaúcha, exceto quando a administração prefere aplicar em títulos federais.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

16 comentários:

Anônimo disse...

Esse deve mamar no Banco, ou rezar por cartilha estatista. Ridículo dizer que a privatização extinguiria os empregos, pois o que de fato aconteceria seria a busca de produtividade e o natural enxugamento de folha, normalmente inchada. Outro ridículo de sua exposição, é dizer que o Banco deixaria de ter os contratos com empresas que lhe prestam serviços. Afinal, estes são ou não necessários? Por fim, imaginar que a privatização seria igual a extinção, é admitir que o Banco, suas agencias seu corpo funcional não são competitivos no mercado. Neste caso, a extinção é merecida, e o contribuinte do RS agradeceria livrar-se de um peso em troca de aplicação dos recursos em áreas onde o Estado é vital.

Anônimo disse...

Tiro no pé de quem, cara-pálida?
Há 25 anos os contribuintes vassalos pagam 3% da receita do estado, para manter essa estatal nas mão de funcionários públicos, políticos, burocratas e sindicalistas esquerdalhas.
Boa parte da dívida estadual renegociada no final dos anos 90 foi causada por rombos para bancar privilégios corporativos, politicagens e falcatruas.
Doar esse essa estatal sangue-suga já seria ganho para os contribuintes vassalos.

Anônimo disse...

Quando é o Bozo privatizando o editor aplaude; qdo é o Eduardo, ele critica. Coerência, nenhuma.

Anônimo disse...

Nada justifica vender o couro e depois não tem donde tirar guascas.
Ficando com o couro,se está sempre tirando guasca.
Tá ligado?

Anônimo disse...

Privatiza logo. Faz um pacote junto com Corsan e outras.

Anônimo disse...

Perfeito, para não dizer que, se demorar, seu preço cairá ainda mais … falta ao banrisul escala suficiente para se manter no mercado, já que eh apenas regional! Ele se tornou desnecessário, e faz o que qq outro congênere faz e mais barato que o banrisul …

Anônimo disse...

Com conhecimento de causa, concordo plenamente …

José Corrêa disse...

É mesmo???

Que tal demonstrar, com documentos, onde estão esses tais 110 bilhões???

Porque o que está demonstrado é o prejuízo que esse banco tem causado ao povo gaúcho!!!

Anônimo disse...

Banco tem aos montes, com m juros e taxas muito baratas, pode escolher!!! Já a água não! Não tem saída!!! Essa é a diferença de economia e controle da saúde pública!

Anônimo disse...

kkkkkk, sim é um tiro no pé dos mamadores de todos os tipos. Privatiza já essa estrovenga antes que não valha nada.

Anônimo disse...

_


Eleitores devem verificar local de votação com antecedência:
https://rs-360.blogspot.com/2022/09/trers-eleitores-devem-verificar-local.html


_

Anônimo disse...

"NÃO SÃO COMPETITIVOS NO MERCADO", KKKKKK... BOAS SÃO AS TAXAS DO SANTANDER/BRADESCO...

Entenda isto, idiota: de nada adianta vender tudo que o Rio Grande do Sul tem pra DAR MAIS DINHEIRO PRO GOVERNO FEDERAL. O VERDADEIRO "RALO" DO DINHEIRO DOS gaúchos é a "DÍVIDA" COM A UNIÃO (QUE É UM EMBUSTE EXPLORATÓRIO). NESTE PAISINHO DE MERDA COM EXTREMA CONCENTRAÇÃO BANCÁRIA, O BANRISUL TEM SIM ALGUMA FUNÇÃO. QUEM JÁ FOI CLIENTE BB/CAIXA/Banrisul e de outro lado Bradesco/Santander sabe as diferenças.

Anônimo disse...

O desgoverno federal quer que o estado venda tudo para arrancar mais dinheiro do RS. Mas privatizando o Banrisul os gaúchos continuarão arcando com impostos gigantescos para sustentar estatais federais e tudo que é penduricalho em outros estados, o RRF escravizará até a próxima geração de gaúchos, os nossos filhos. Melhor uma estatal gaúcha do que no nordeste ou em outra região.

Anônimo disse...

SIm, aplicação dos recursos em áreas onde o Estado é vital... como o Fundão Eleitoral do brazil... gastam mais com "fundões" do que com saneamente básico.

Isso vai mudar com a privatização do Banrisul? Não.

Anônimo disse...

UM BANCO SÓ DA CUMPANHEIRADA!

TEM AGENCIA DO INTERIOR DO ESTADO COM CAIXA QUE AS VEZES USA CAMISETA DO ASSASSINO CHEGUEVARA E OUTRAS USAM ROUPAS COM A GRIFE "GANGSTER"

"GÂNGSTER" PARA QUEM NÃO SABE QUER DIZER BANDIDO ASSASSINO!

ENTÃO ,TÁ DO JEITO QUE A CUMPANHEIRADA QUER.

UM DIA ESSA QUADRILHA VAI....

Anônimo disse...

Muuuuuuu
Mija na minha boca MItooooo

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/