Brasil exporta menos para a Ásia, mas o continente compra 43,5% de tudo que vendemos para o exterior

O gráfico é do site Poder360. Através dele, o leitor perceberá a enorme e importante participação chinesa sobre as exportações do Brasil.

O Brasil diminuiu a dependência da Ásia depois que o aumento nos preços das commodities ajudou o volume de vendas a subir em todos os continentes. 

É o que informa reportagem de hoje do site Poder360. Leia mais:

Na comparação do primeiro semestre de 2022 com o mesmo período de 2021, o percentual de produtos vendidos para a Ásia caiu de 51,7% para 43,5%.

Mas a participação da Ásia, sobretudo da China, continua relevante: 78% do saldo positivo da balança comercial vem da região. Ao todo, 8 de cada 10 dólares do superavit da balança comercial no Brasil são do comércio com a Ásia. A China compra mais que o dobro do mercado norte-americano. A China é a maior compradora de 7 dos 10 principais produtos exportados pelo Brasil, como soja, minério de ferro e petróleo bruto.

3 comentários:

ARS disse...

Depender da China comunista é um péssimo negócio.

Renato disse...

O problema do Brasil não é o que exporta e si o que importa,o valor agregado nos produtos.Estes tempos comprei um tesourão de poda da Tramontina e vejam a descrição do produto aço japonês e montagem em Taiwan e assim há varios produtos de valor agregado alto que não são fabricados aqui dentro.

Anônimo disse...

Ótimo conteúdo, espero que os BRICS cresçam ainda mais

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/