Gilmar Mendes, STF, diz que abordagem da PRF no Sergipe foi "vergonha mundial"

Nas redes sociais, os registros sobre a inversão de posições são cada vez maiores.

O ministro Gilmar Mendes, do STF (Supremo Tribunal Federal), afirmou, ontem, no Twitter, que a morte de Genivaldo de Jesus Santos durante abordagem da PRF (Polícia Rodoviária Federal) em Sergipe, é uma “vergonha mundial”. Segundo Mendes, o caso registrado na é “uma cena ultrajante de brutalidade policial” e “desonra as nossas instituições”. “As câmaras de gás, o genocídio quarta-feira e a barbárie não devem ter espaço em uma nação que se almeja democrática”, completou o ministro.

O ministro não falou nada sobre a ação da polícia carioca nos morros do Rio, em busca de traficantes, quando 25 deles foram mortos a tiros.

O assunto não repercutiu mundialmente, mas o caso do Rio aconteceu de maneira trágica, em grande parte porque o STF interditou boa parte das ações da Polícia nos morros cariocas.

59 comentários:

M. Esther TeixeiraCorrea disse...

Caro Políbio
Vergonha mundial é o STF.
Esther

Anônimo disse...

O quesito de reputação ilibada para apadrinhamento com cargos no stf foi completamente vilipendiado e nenhuma denúncia de Peculato (art. 312); Concussão (art. 316); Corrupção passiva (art. 317); Prevaricação (art. 319); Condescendência criminosa (art. 320); Advocacia administrativa (art. 321) são investigados. Aliás, depois que o Larápio introduziu o completo aviltamento do ordenamento jurídico brasileiro, a lei agora só valor contra o Bolsonaro e os tais bolsonaristas que são aqueles que não juram submissão completa à bandidagem.

Anônimo disse...

Reza a lêndea que se o boca murcha estivesse lá, seria diferente.

Anônimo disse...

Porque os onze ministros do STF não sobem protegidos num tanque e observam como esses policiais são recebidos pelos traficantes nas 'comunidades'? É fogo cruzado de cima pra baixo vindo de armas poderosas. Só quem vive isso o tempo todo sabe o que é. Em alguns momentos somos levados a pensar que foram nomeadas pessoas no judiciário para defender bandidos, começando pelo rato nove dedos solto pelo petista fachin que, inacreditavelmente, disputa o cargo de presidente. Já esse caso em Sergipe tem que ser esclarecido - usar gas lacrimogeneo num ambiente fechado é mortal e o policial sabe disso.

Anônimo disse...

Vergonha, vergonha mesmo é essa composição da mais alra corte do país! Passa a impressão, lá fora, que somos todos ignorantes, deselegantes e broncos!

ZAPELINO B disse...

Está é a PRF do ALOPRADO CORNUDO MILICIANO PSICOPATA GENOCIDA CAPITÃO BUNDA SUJA!

Anônimo disse...

Sem dúvida é inaceitavel. Mas gostaria de saber do digníssimo meretríssimo o que ele acha de tornar o maior ladrão do Brasil elegível . É ou não é a maior vergonha mundial?

Anônimo disse...

Vergonha mundial é esse nefasto stf.

Anônimo disse...

vejam só o que encontramos. Na época da Lava Jato, a população além de não entender o que estava acontecendo com o Brasil, ou seja, não tinha conhecimento da Nova Ordem Mundial e estava também muito inconformada com a corrupção que tomava conta das instituições públicas e deu o maior crédito ao juiz Sergio Moro que na verdade é um maçom da elite globalista como o Michael Temer e muito outros. Lembrando que a Dilma só caiu aqui porque penderam para o lado dos árabes e cortaram relações com o Estado de Israel. Precisa ter muito cuidado porque eles jogam de todos lados. Os petistas foram usados para fazer revolução, mas a intenção era detonar com os petistas e colocar um PSDBista ou outra marionete deles no poder como um Sergio Moro. Ainda bem que o Presidente Bolsonaro nos ajudou mostrando a verdadeira face desse ex juiz.


https://espadademiguel.com/temer-sergio-moro-rpg-illuminati-carta-brasil/


KAFANGO BOROK disse...

VERGONHA É TERMOS UM CAFAEJESTE CORRUPTO DESSA LAIA EM CARGO DESSE, VAGABUNDO E VIGARISTA CORRUPTO CONTUMAZ...

Anônimo disse...

E a "opinião do editor" que quase sempre é postada aqui no blog quando o assunto é relevante e/ou polêmico qual é? Vai só tergiversar dessa vez? Aliás se a abordagem já foi desse jeito agora imagina se o excludente de ilicitude do Bolsonaro já estivesse em vigor....Ah e antes que venham dizer que defendo bandidos sou favorável a prisão perpétua e/ou pena de morte pra criminosos hediondos como a (má)drasta envenenadora que até a semana passada era uma "cidadã de bem"...

Anônimo disse...

Ministro da mais alta corte no Brasil se manifesta deveria se manifestar somente nos processos julgados a luz da CF! Logo farão bicos em bancadas de telejornalismo como comentaristas!!! STF VERGONHA NACIONAL E AGORA JÁ INTERNACIONAL TAMBÉM !!

Anônimo disse...


Duas vergonhas mundiais.
Uma: essa ação da PRF. Absolutamente isolada no contexto geral dos trabalhos da PRF.
Outra: Gilmar Mendes pertencer à Suprema Corte jurídica de um país.

Anônimo disse...


Repetindo, pra ficar bem claro:
Duas vergonhas mundiais.
Uma: essa ação da PRF. Absolutamente isolada no contexto geral dos trabalhos da PRF.
Outra: Gilmar Mendes pertencer à Suprema Corte jurídica de um país.

jorge alves ribeiro disse...

Esse ministro Gilmar Mendes não tem que se meter onde não é competência dele, tem que se ater aos autos do STF. Além disso, estão há a tempos rasgando a Constituição, e esse presidente do Senado não faz nada diante de tantos pedidos de impeachment desses ministros. É uma vergonha esse Rodrigo Pacheco.

jorge alves ribeiro disse...

Esse ministro Gilmar Mendes não tem que se meter onde não é competência dele, tem que se ater aos autos do STF. Além disso, estão há a tempos rasgando a Constituição, e esse presidente do Senado não faz nada diante de tantos pedidos de impeachment desses ministros. É uma vergonha esse Rodrigo Pacheco.

Anônimo disse...


Turíbio
O acesso aos comentários pela página inicial pelo celular continua uma merda. Só dá falha, falha, falha...
Que bosta, tchê !!!

Anônimo disse...

Temos mais algumas vergonhas mundiais permanentes bem próximas deste empresário milionário e multinacional.

antenor silva disse...

E quanto às abordagens do STF será que não nos envergonha também?

antenor silva disse...

Brasil é segundo país com a justiça criminal mais parcial do mundo, mostra ranking
28 de dezembro de 2021, 11h40


A justiça criminal brasileira é uma das piores do mundo: no ranking do "World Justice Project: Rule of Law Index 2021", o Brasil ocupa a 112ª posição mundial, entre 139 países avaliados.

Entre os medidores usados na pesquisa estão a efetividade das investigações, a duração razoável do processo, a capacidade de prevenção criminal, a imparcialidade do sistema de justiça, a ausência de corrupção e o respeito ao devido processo legal.
Respeito a
Reprodução
os direitos dos presos foi um dos critérios de avaliação


Mesmo dentro da América Latina, o Brasil ficou abaixo da média, ocupando a 20ª posição entre 32 países.

No medidor "efetividade e razoável duração do processo", o Brasil está na posição 133 (de 139), à frente apenas de Trindade e Tobago, Peru, Paraguai, Bolívia e Venezuela. Em primeiro lugar, está a Noruega, seguida da Finlândia, Dinamarca, Áustria, Suécia e Alemanha. Os EUA estão na posição 30, enquanto a China, na 69ª posição.

Anônimo disse...

Infelizmente, dessa vez tenho que concordar como o Ministro, embora tenha visto somente o vídeo (não estava no local), creio que foi totalmente desnecessário a utilização de gás lacrimogênio num indivíduo já subjugado e algemado, longe de mim ser a favor da bandidagem, pois sou policial tbm, mas agiram, no meu ponto de vista, fora da "técnica" e as imagens falam por sí só, lamentável, isso dá munição para a "esquerdalha" atacar todas as polícias, como sempre fazem.

Anônimo disse...

Para um sino tocar é necessário que ele bata dos dois lados…
Longe de defender o que aconteceu, é inadmissível, o fato é que estão endeusando a vítima.
Não se sabe nada sobre ela, por exemplo, dizem que era esquisofrênico, tratava doença mental. Diz a mulher que agora está sem renda, não sabe como vai sobreviver.
Mas consta que era aposentado por doença…então ela torna-se pensionista! Ele trabalhava? Tinha renda extra?
Mas se é proibido…
Entendem? Se faltam tantos dados pode- se confiar no que dizem? Ele não reagiu mesmo? De novo… o desfecho foi terrível, mas daí a endeusar…

ARS disse...

Um judiciário a servićo do narcotráfico. O pior mal que pode acontecer a uma sociedade é um judiciário corruPTo.
Diretas já, para o judiciário.

Anônimo disse...

E não foi?

Anônimo disse...

Não é só o GM que acha que foi uma "vergonha mundial", a torcida do Flamengo, Corinthias, Palmeiras, São Paulo, Cruzeiro, Atletico MG, Fluminense, Vasco, Inter, Gremio, Santos, Ceará, Fortaleza, Bahia...

Anônimo disse...

ONU pede investigação completa de ação da PRF que matou Genivaldo Santos por asfixia em Sergipe:

28 mai 2022 - DCM

Genivaldo de Jesus Santos, morto após ação da PRF, em Sergipe. Imagem: Reprodução.
O escritório de Direitos Humanos da ONU para a América do Sul publicou em seu site um comunicado cobrando das autoridades brasileiras uma investigação completa sobre o caso de Genilvado de Jesus Santos, morto após abordagem da PRF (Polícia Rodoviária Federal), em Sergipe.

”A morte de Genivaldo, em si chocante, mais uma vez coloca em questão o respeito aos direitos humanos na atuação das polícias no Brasil”, afirmou Jan Jarab, chefe do escritório.

De acordo com ele, assegurar que as investigações cumpram com as normas internacionais de direitos humanos é fundamental, da mesma forma que é necessário que os agentes responsáveis sejam levados à Justiça, garantindo justiça aos familiares da vítima.

“A violência policial desproporcionada não vai parar até as autoridades tomarem ações definitivas para combatê-la, como a perseguição e punição efetiva de qualquer violação de direitos humanos cometida por agentes estatais, para evitar a impunidade”, declarou.

Além de defender que as polícias no Brasil precisam ter uma formação mais profunda em direitos humanos, Jan Jarab também pontuou a necessidade principalmente no combate ao racismo, e na abordagem humana de pessoas com problemas de saúde mental.

Anônimo disse...

Realmente, uma vergonha mundial.
Assim como é uma vergonha mundial o STF ter Gilmar Mendes , Totóffoli , Lewando uisque, Borroso, Faquinha e varios outros como ministros da Suprema Corte.

Anônimo disse...

Se o STF "interditou" as ações da Policia então pq essa Operação foi realizada?

Anônimo disse...

ADPF DAS FAVELAS

Mesmo com proibição do STF, polícia fez 416 ações com 69 mortes na Baixada Fluminense
IDMJR aponta queda das operações no primeiro trimestre após liminar, mas alta nos meses seguintes:

23 Jun 2021 - Brasil de Fato

Dossiê aponta que regiões disputadas pelas milícias tiveram menos registro de operações da polícia

Durante os 12 meses de liminar concedida pelo ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), proibindo operações policiais em favelas do Rio de Janeiro, a violência das incursões em bairros da periferia da Baixada Fluminense não cessou. A Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental 635, conhecida como ADPF das Favelas, completou um ano no último dia 6.

Um dossiê produzido pelo movimento Iniciativa Direito à Memória e Justiça Racial (IDMJR) mostra que houve um total de 415 operações policiais ocorridas apenas na região nesse período. Essas operações policiais resultaram em 69 pessoas assassinadas e 146 pessoas feridas e/ou baleadas.

A ADPF 635 propõe que o Estado do Rio de Janeiro elabore e encaminhe ao STF, no prazo máximo de 90 (noventa) dias, um plano visando à redução da letalidade policial e ao controle de violações de direitos humanos pelas forças de segurança fluminense, que contenha medidas objetivas, cronogramas específicos e previsão dos recursos necessários para a sua implementação.

Sigilo
A IDMJR questiona o fato de os indicadores de letalidade e a quantidade de operações realizadas pela Polícia Civil e Militar não serem fornecidos pelos órgãos oficiais do Estado. "Inclusive, gostaríamos de saber porque este dado é algo tão sigiloso para as Secretarias de Polícias?", indaga o relatório do movimento.

Leia também: Laudo sobre mortes no Jacarezinho aponta tiros pelas costas e à curta distância

No levantamento, a IDMJR também observa que no primeiro trimestre após a expedição da liminar houve diminuição no número de operações policiais na região, inclusive com a queda letalidade policial. O dossiê identificou que 93% das operações policiais realizadas na Baixada são feitas pela Polícia Militar e apenas 7% pela Polícia Civil.

O 39º BPM foi o que mais realizou ações ao longo de 12 meses de suspensão das operações policiais, um total de 107 operações. Justamente em um território em que frações das milícias estão disputando com o tráfico para obter o domínio e a lucratividade.

Os municípios de Belford Roxo e Duque de Caxias respondem por 58% das 415 incursões policiais. Segundo a IDMJR, territórios com menos operações são os que estão sendo dominados pelas milícias....

Anônimo disse...

Pq a Policia do RJ não faz operações em locais dominados pela "milicia"?

Anônimo disse...

GM não falou da Operação da PM da PRF no RJ certamente pq até agora só temos uma versão, qual seja da PM e da PRF.

Já no caso de Sergipe a PRF foi filmada, não tem como negar o fato, mesmo que os Policiais da PRF tivessem dado "outra versão sobre o fato na Delegacia", caso o Crime não houvesse sido filmado, alguém tem dúvida que prevaleceria a versão "mentirosa" da PRF?

Anônimo disse...

Simples, a morte de Genivaldo de Jesus foi "filmada" pelos moradores, já a morte dos 25 "traficantes" do RJ não foram filmadas pela população.

Anônimo disse...

STF determina instalação de câmeras na farda de policiais do Rio:

03/02/2022 - R7

Por unanimidade, o STF (Supremo Tribunal Federal) determinou a instalação de câmeras nos uniformes de policiais do Rio de Janeiro — com a finalidade de reduzir letalidade policial. A decisão foi tomada no julgamento de uma liminar expedida pelo ministro Edson Fachin em 2020 que proibiu a realização de operações policiais em favelas cariocas durante o período de pandemia.

Além das câmeras, o Supremo validou a criação do Observatório de Polícia Cidadã, para monitorar as ações policiais no estado. A Corte determinou também que operações que registrem a morte de crianças e adolescentes tenham prioridade na investigação....

Anônimo disse...

Vergonha mundial é o STF CUBANO. Em especial o beiço, Xandao PCC; Fachin morros do Rio, Tofoli mesada de cem mil, Barroso João de Deus, Carminha PT reunião partidária, Rosa Weber q não sabe direito penal, FUX empregado do terrorista José Dirceu q disse que foi assediado por ele ; esses são exemplos de VERGONHA MUNDIAL , VIU SEU GILMAR!

Anônimo disse...


Lei para que uniforme policial no RJ tenha câmera é ... - G1https://g1.globo.com › rj › noticia › 2021/06/07 › lei-para...
7 de jun. de 2021 — Lei para que uniforme policial no RJ tenha câmera é sancionada; prazo para instalação é vetado · Uma outra lei já determinou, há 12 anos, a ...

Anônimo disse...


RJ: lei que obriga o uso de microcâmeras em uniformes dehttps://www.brasildefato.com.br › 2021/07/15 › rj-lei-q...
15 de jul. de 2021 — A lei que obriga a instalação de microcâmeras nos uniformes dos policiais militares e dos policiais civis da Coordenadoria de Recursos ...

Anônimo disse...

Escuta aí seu capa preta, não sabe que magistrado não pode dar pitaco fora do processo? Já sepultaram a constituição e a gente não sabe ainda.

Anônimo disse...

Agora o Bozo leva SURRA de Lula até na Enquete: www.eleicoesaovivo.com.br

Anônimo disse...

GM você não é político, não deveria estar fazendo esse tipo de comentário, tome vergonha na cara.

Anônimo disse...

Após SP, Rio vai adotar câmeras em fardas policiais a partir de 16/5:

A princípio, 10 batalhões vão utilizar o equipamento. Projeto prevê a distribuição de 8 mil câmeras até o fim do primeiro semestre
06/05/2022 - Metrópoles

1Policiais do Rio usarão a partir de hoje, câmeras acopladas ao uniforme gravando em video todo o período de trabalho. O equipamento pode melhorar as ações policiais

São Paulo – Desde o ano passado, os policiais militares de São Paulo usam câmeras portáteis em seus uniformes para gravar todas as suas ações – o que já resultou na diminuição de confrontos e da letalidade policial. A partir de 16 de maio, o Rio de Janeiro também adotará a medida, de forma bastante semelhante.

O tema motivou debates entre os pré-candidatos ao governo paulista. Na prática, além de São Paulo, já adotam o uso das “bodycams” os estados de Santa Catarina e Rondônia.

Policiais do Rio usarão a partir de hoje, câmeras acopladas ao uniforme gravando em video todo o período de trabalho. O equipamento pode melhorar as ações policiais (4)
Equipamento pode aprimorar ações policiais

No Rio, as câmeras portáteis nos uniformes de policiais militares foram testadas pela primeira vez no Réveillon, e já estão sendo utilizadas por agentes que atuam na Operação Lei Seca – blitz para flagrar motoristas alcoolizados.

Mas, a partir de 16 de maio, o uso do equipamento será ampliado. A princípio, vai incluir policiais de 10 batalhões operacionais da capital nos bairros de Botafogo, Méier, São Cristóvão, Gamboa, Tijuca, Olaria, Ilha do Governador, Copacabana, Maré e Leblon.

PS: Por enquanto só nos bairros de ricos.....

Anônimo disse...

Vamos ver depois que forem instaladas Câmaras portáteis em todas fardas como a PM do RJ vai se comportar.....

Chico Villis disse...

Abominável criatura autodeclarada governador do Brasil.
Filhote do fabiano representante aqui do Diálogo Interamericano, aquela instituição do Partido Democrático Americano cuja finalidade é manter o nosso país, e também o leitor, em estado colonial, parece viver mais em Portugal, no horário de expediente, que no Brasil. Como funcionário público amealhou considerável fortuna na área de ensino, sempre em expansão.
Mui amigo do ex-ministro Joaquim Barbosa, a quem nosso Brasil tem muito a escutar.
Se fosse chinês e falasse da China o que fala do nosso Brasil a família estaria pobre por pagar.... Na Coreia do Norte seria com canhão anti aéreo. No Irã....

Anônimo disse...

Casualmente, nos dois episódios a PRF estava envolvida nos dois episódios, resta saber o que levou a PRF atuar fora das "4 linhas" da Constituição, ou seja, fora das Rodovias Federais, no caso da Operação conjunta com a PM na Vila Cruzeiro no RJ?

Anônimo disse...

"Militares foram flagrados nas favelas do Rio portando armamento de uso exclusivo dos traficantes"

Perguntar não ofende: O armamento não chega sozinho na mãos dos traficantes, porque não investigam?

Podem começar pelo Sargento vizinho do "inominável" preso pela assassinato de Mariela, o qual a Policia Civil encontrou no interior de um apartamento de sua propriedade 117 Fuzis M -16.......

Anônimo disse...


Polícia acha fuzis desmontados em casa que seria ligada ... - G1https://g1.globo.com › noticia › 2019/03/12 › policia-enc...
12 de mar. de 2019 — Em várias caixas lacradas, havia armas desmontadas e munição. Polícia investiga se PM reformado Ronnie Lessa trafica armas e se escondia o ...

Marat da Silva disse...

VERGONHA mundial é atuação da magistratura no BR. Juízes, acusam, instalam inquéritos ilegais, julgam em cima dos inquéritos legais e sentenciam. Vergonha é o ativismo judicial, bem como, o partidarismo político e ideológico de magistrados.
.
.
A verdade já existe, a mentira precisa ser inventada.
.
Quanto maior a explicação, maior é a mentira.
.
2022 eleição com voto impresso e auditável, senão só piora.

Wadum disse...

Morreram dois policiais federais barbaramente assassinados em Pernambuco,não vi um pio do ministro. Tem que mudar rapidamente a maneira que eh feita a escolha desses ministros. São escolhidos advogados de porta de cadeia em detrimento a magistrados competentes. Desses 11 que estão ai só um eh juiz e olhe lá, com aquela peruca topetuda devia ser um juiz meia boca.

Carlos Edison Domingues disse...

POLÍBIO Tem nove ministros no "poder moderador" (Dias Toffolli) que não merecem ser lembrados em teus comentários. Carlos Edison Domingues

Anônimo disse...

Desonra é ele e o STF. Libertando bandido para concorrer à presidência. Isso é sim uma vergonha mundial!

Fora STF disse...


O que é que o cangaceiro Gilmar Mendes quer? Proteger bandidos? Que ministro de meia tigela.

Anônimo disse...


os policiais estavam sob forte emoção devido ao assassinato de 02 policiais poucos dias antes no Ceará

Ariel disse...

Imagino que na visão dos sistemas ministros, policiais deveriam, todos, usar sáias rodadas.....nada de enfrentar SENHORES BANDIDOS, ora bolas....

Ariel disse...

Anônimo disse...

Esse é um palhaço de toga. Na verdade todos os togados do STF-PT-PCC são uns palhaços de um circo da horrenda justiça.

Anônimo disse...

Anônimo disse...

Bah Políbio, mas.foi uma vergonha e brutalidade, sem limite. Selvageria!

Anônimo disse...

Aqui cabem alguns ditados populares:
"O sujo falando do mal lavado"!
"Macaco, olhe o teu rabo"!
"Faça o que eu digo, mais não faça o que eu faço!"
"Pregando moral de cuécas"!!!

ZAPELINO B disse...

... e sobretudo grande defensor do BOZÓ e do seu figlio Flaviuxo Rachadinha nas horas críticas.
BOSTOMINIONS, vocês deveriam ser gratos ao GILMAU BEIÇOLA e a seu servente totó Foli, porque são gatos da mesma ninhada.

Anônimo disse...

Zapeline, já para comer alfafa juntos com as cabras!

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/