Análise - Entenda por que razão aumenta tanto a arrecadação do governo do RS

Em 2020, houve ajuda federal para a saúde e para compensar as perdas da arrecadação que ocorreu até julho. Depois a arrecadação cresceu e chegou ao final do ano sem perda. Com isso a ajuda fez aumentar a arrecadação. 

Esta manhã, este blog passou em primeira mão os dados sobre a arrecadação de setembro, que apresentaram crescimento espetacular (leia nota mais abaixo).

O que explica tudo:

Em 2021, houve um grande crescimento da arrecadação, principalmente do ICMS, causada  pelo aumento dos preços por atacado, nos combustíveis e na  energia elétrica. A ajuda emergencial para a população mais pobre também aumentou o consumo, refletindo na arrecadação. No caso do RS,  a privatização da CEEE aumentou em R$ 100 milhões por mês a arrecadação (R$ 1,2 bi anual). O aumento do dólar também teve suas influências.

E o reflexo foi maior no resultado orçamentário, porque a despesa ficou congelada desse junho/2020 a dezembro/2021, pela Lei complementar federal 173/20.

Estados altamente deficitários, como MG, RS e RJ apresentaram altos resultados positivos.


5 comentários:

Anônimo disse...

Extrema Esquerda = Esquerda = Sociais Democratas = Amam aumentar impostos para sustentar a máquina estatal por que eles vivem atolados dentro dela.

A esquerda critica o capitalismo mas ama extorquir o setor privado com altos impostos e viver com altos salários dentro da máquina pública para depois torrar tudo lá fora dentro do setor privado.

Eles entram na máquina pública, lotam de esquerdistas, pegam altos salários e depois vão comprar apartamento, carros, roupas, planos de saúde, viagens, escolas e universidades privadas para os filhos, salão de beleza, restaurantes e tudo mais que o setor privado fornece e cobra.

Por isso os países ricos defendem os liberais há décadas. Por que são os que PRODUZEM em sua maioria por conta própria.

Esquerda só sabe viver as custa da população e do setor privado arrecadando altos impostos.

Anônimo disse...

Isso é de uma obviedade ululante. O RS empobrece para pagar o funcionalismo em dia, sendo grande parte, ou até a maioria, de aposentados. É o fim da picada!

Anônimo disse...

Já começaram as campanhas por reajustes salariais do setor público...

Anônimo disse...

Mas, é o povo trabalhador que está pagando este aumento com a fome e o congelamento dos salários.

Anônimo disse...

"Finalmente consegui colocar em dia as contas do estado"...Ass. Dudu Milk


Como ele conseguiu colocar em dia as contas do estado, se agradece a ele que MANDOU FECHAR TUDO, LEVANDO À FALÊNCIA MILHARES DE EMPRESAS, RESTAURANTES, ACADEMIAS, BARES E TODO O PEQUENO COMÉRCIO DO ESTADO - se o comércio não vende não paga ICMS, se não paga ICMS falta dinheiro para pagar as despesas estaduais.

Aki na minha cidade, até hoje dia 04outubro, tem empresas que fecharam as portas e não abriram mais. Proibiram os ambulantes até de vender pipoca, frutas, nas calçadas.


FIQUEM EM CASA....depois a culpa é do Bolsonaro, que dizia "vamos nos cuidar, MAS vamos trabalhar, senão vai ter gente passando fome".

O governo federal enviou BILHÕES DE REAIS PARA ESTADOS E MUNICÍPIOS, que acabaram torrando todo esse dinheiro, sabe-se lá em que - cala-te boca...!!!!

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/