Pandemia causa queda de 27 milhões de procedimentos de saúde em 2020

A pandemia provocou a queda de 27 milhões de procedimentos de saúde que não são de emergência em 2020, como exames e consultas. O dado está em levantamento do Conselho Federal de Medicina (CFM).

Segundo o estudo, quando comparados os dados entre março e dezembro de 2020 (do início da pandemia até o fim do mesmo ano) com o mesmo período de 2019, a diferença foi de 26,9 milhões de procedimentos, sendo 16,6 milhões de exames de diagnóstico, 8,8 milhões de procedimentos clínicos, 1,2 milhões de pequenas cirurgias e 210 mil transplantes.

Conforme o levantamento do CFM, as áreas mais afetadas entre março e dezembro de 2020, em comparação com o mesmo período no ano anterior, foram as consultas e exames em citopatologia (-51%), neurologia (-40%), anatomopatologia (-39%), cardiologia (-38%), oftalmologia (-34%) e medicina clínica (-33%).

CLIQUE AQUI para muito mais detalhes.

2 comentários:

Anônimo disse...

27 milhões de possíveis sequelados permanentes. Obrigado tiranetes das "sçiencias". Teremos pessoas que seriam saudáveis mas agora serão cegas ou com deficiências físicas permanentes, com cânceres evitáveis, com transtornos psíquicos irreversíveis e daí para diante. A praga chinesa foi eficiente em todos os aspectos , pagaremos o preço de Wuhan e dos defensores da causa chinesa para sempre.

Anônimo disse...

A demanda reprimida foi enorme e também causou muitas mortes e sequelas em pacientes como problemas cardíacos, renais, AVC e outros casos.

Isso tudo a CPI da Vergonha no Congresso Nacional nunca quis investigar, sobre as vítimas e as sequelas de ficar 1 ano sem ter consultas médicas.

Por isso que a população tem nojo desses políticos. Não se preocupam com a vida alheia da população nem em situações como essa, de extrema necessidade. Depois querem ser respeitados pela população.

Deveriam ter feito uma CPI para investigar isso, além dos problemas de repasses nas regiões do país, estados e municípios.

Depois de toda investigação, análise, trabalho, ação, planejamento e tudo que por possível sobre o assunto feitos pelo Executivo e Legislativo federais, estaduais e municipais poderiam atualizar os protocolos de segurança na saúde pública e privada para as próximas gerações ou próximos problemas.

Um país sério e desenvolvido faria isso. Mas no Brasil o baixo nível dos políticos só pensam em si mesmos, em cargos, poder e eleição o tempo todo.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/