Ex-chanceler Ernesto Araújo sugere impeachment popular de ministros do STF

O ex-chanceler é gaúcho de Porto Alegre.

O ex-ministro das Relações Exteriores Ernesto Araújo defende que exista a possibilidade de, a pedido de uma certa porcentagem do eleitorado, ser convocado um referendo para “cancelar o mandato”, por exemplo, de presidente da República, governadores, prefeitos, parlamentares ou ministros do Supremo Tribunal Federal.

Para implementar essa e outras mudanças, ele defende a realização de uma “reconstituinte”, que seria um plebiscito em que as pessoas votariam sim ou não para um conjunto de reformas constitucionais.

“O que eu imagino é isso como uma espécie de impeachment popular, que coloca, mais uma vez, nas mãos do povo, e não da classe política, o direito não só de escolher, mas de ‘desescolher’ os seus representantes.

Ele também sugere restringir o número de mandatos possíveis para deputados e senadores, o fim do voto obrigatório e o direito do porte de armas para auto defesa. As declarações foram dadas no sábado 4 durante palestra na edição 2021 do CPAC (Conferência de Ação Política Conservadora).

17 comentários:

aparecido disse...

O recall de altas autoridades existe nos esteites a mais de 120 anos..por aqui ainda não existe porque ainda estamos nas capitanias hereditarias...

Anônimo disse...

O povo brasileiro já fez o Impeachment do executivo, Collor e Dilma, do legislativo em 2018 renovando o congresso.

Falta a população aprender a cobrar do judiciário.

Ministro do STF, STJ e TSE é cargo para profissionais de carreira com biografia limpa e impecável.

Tem que estudar o ensino fundamental, ensino médio, passar no vestibular, cursar a faculdade, se formar, passar em concurso público, ficar 20 ou 30 anos TRABALHANDO.

Depois no FINAL da carreira que é eleito presidente do STF como uma HONRA em sua vida.

E isso deveria ser 100% vaga exclusiva para quem preencher esse objetivo.

Nós últimos 30 anos o que se viu no Brasil foram políticos ineficientes e medíocres nomeando advogados se defesa no STF com o único objetivo de se protegerem da lei. Fazem um péssimo trabalho e depois não querem ser punidos por suas incompetências e não querem ver nenhum outro mais competente no seu lugar fazendo um trabalho melhor mesmo que beneficie a todos ou a maioria.

Esse cultura tem que mudar, povo não suporta mais viver em um país rico em recursos naturais mas atrasado economicamente e socialmente.

M. Esther TeixeiraCorrea disse...

Caro Políbio
Concordo c/ todas as ótimas sugestões do E. Araújo.
Esther

Anônimo disse...

Esse negócio se chama "recall" e é adotado em vários países para políticos. Seria uma inovação adotá-lo para ministros do STF. Acho válido, mas há coisas mais importantes que precisam ser adotadas antes, como o voto distrital puro e a possibilidade de candidaturas independentes de partidos.

Emmanuel disse...

Aí é fácil ... eu diria que seria assinado por pelo menos 15.000.000 de assinaturas ...

Anônimo disse...

Acho mais eficaz o cabo e o soldado.

Anônimo disse...

Penso que do jeito que o país se encontra não é mais possível continuar. Há um clima demoníaco exacerbado sempre tentando acertar o Presidente como alvo desse ódio. Esse foi eleito com 57 milhões de votos, mas não o deixam governar. Foi a decisão do povo elegê-lo. O STF, os Guardiões da Constituição Federal na teoria, vem rasgando vergonhosamente a Constituição Federal e ninguém toma nenhuma providência.

Anônimo disse...

PERFEITO! EXCELENTE!

Anônimo disse...

VOTO JA BOA IDEIA O POHO ACORDOU

Anônimo disse...

DICIONÁRIO OFICIAL DA ROUBOLÂNDIA !

FAKE NEWS !

SIGNIFICADO ...

TODA A VERDADE QUE REVELA, EXPÕE, DESMASCARA E INCRIMINA UM CORRUPTO !!

Anônimo disse...


O BRASIL IDEAL SÓ VEM COM MUITA LUTA !!!

Espero que aqueles de tem o poder para afastar os criminosos não deixem esta missão para o povo, que vai com certeza executá-la, mas a um alto custo !

Anônimo disse...

Poderia explicar esta noticia com fato concretos e o mesmo vai ser remunerado por alguma fonte, ou, ele está simplesmente resolvendo "problemas particulares"?

https://ultimosegundo.ig.com.br/politica/2021-09-01/ernesto-araujo-licenca-itamaraty.html

https://blogs.oglobo.globo.com/lauro-jardim/post/ernesto-araujo-pede-licenca-e-deixa-o-itamaraty-por-um-ano.html

Anônimo disse...

Coitado do Arnesto. Se houvesse essa figura jurídica quem estaria impichado por 60% do povo era o Bozo Rachid Corno

José Corrêa disse...

E o #gaadoIsenteba-PTba covidiota Anônimo das 22:48 só sabe mugiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiir!!!

Almanakut Notícias - São Paulo - Brasil disse...

ESSES CAPAS PRETAS TEM A CHANCE DE VIVETEM NO EXTERIOR SEM SEREM INCOMODADOS.

PORQUE FORAGIDOS NÃO TERÃO A MESMA SORTE DO TRAFICANTE ANDRÉ DO RAP.

O PEÇONHENTO DO GILMAR MENDES, POR EXEMPLO, MOROU NA ALEMANHA QUANDO TRABALHOU PARA O MINISTÉRIO DAS RELAÇÕES EXTERIORES NO GOVERNO MILITAR.

E NÃO LAGOSTA, FRUTOS DO MAR E BEBIDAS FINAS.

Anônimo disse...

.
'impichi' de 'minilstros' do tal stf, UMA OVA !

mesmo, MESMO,
'impichi' DOS 'minilstros' do tal stf.

Anônimo disse...

Isso eh um imbecil completo, Beato Salu baba ovo do Bolsonaro.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/