Dia 27, OIE declarará RS livre da febre aftosa sem vacinação. Medida gerará venderá mais US$ 1,2 bi/ano de carnes.

Foto de Fernando Dias / Seapdr

O Rio Grande do Sul será reconhecido internacionalmente como zona livre de febre aftosa sem vacinação. A Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) vai oficializar o novo status sanitário do Estado durante Assembleia Geral, na quinta-feira, às 7h (horário de Brasília). A secretária da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Silvana Covatti, acompanhará a certificação em Brasília, juntamente com a ministra da Agricultura, Tereza Cristina.

CLIQUE AQUI para ver tudo on-line 

O Estado se prepara desde 2017 para obter o novo status sanitário. Como zona livre de aftosa sem vacinação, o Rio Grande do Sul terá acesso a mercados como Japão, Coreia do Sul, México, Estados Unidos, Chile, Filipinas, China (carne com osso) e Canadá, alcançando até 70% dos compradores mundiais. A expectativa é de que haja um aumento nas exportações da carne gaúcha em cerca de US$ 1,2 bilhão ao ano.

10 comentários:

Renato disse...

Não sei que ano foi mais se fez uma barreira sanitaria entre o Rs e o Uruguai quem tem fronteira seca com nosso Estado por causa da aftosa. Eu fui de onibus a Montevideo na época e na volta passando pelo Chui,o onibus passava com os pneus em um banho de iodo se não me engano e a mesma coisa era feita com as pessoas deviam desinfetar seus calçados em um capacho empapado em iodo .

Joel Robinson disse...

Mas em compensação o Gado Bolsonerus não está livre da Cloroquina e sem vacinação.

Anônimo disse...

>>

Deixa a quadrilha lulopetista voltar ao poder no Rio Grande, que aftosa voltará ao rebanho gaucho.

Estávamos livres da febre aftosa sem vacinação até que o pior governo que pisou no Piratini, o de Olívio Dutra, acabou com a alegria de nossos produtores.

<<

Anônimo disse...

Os gaúchos tem que torcer para a continuidade do governo argentino, que proibindo as suas exportações de gado abrirá um campo enorme das exortações de carnes gaúchas!
E mais, não exportando, os criadores argentinos sendo desestimulados abaterão em massa as suas matrizes /vacas e vaquilhonas, e aí, sem estas matrizes a pecuária argentina só se recuperará no dia de São Nunca. Portanto, os argentinos passarão na marra de carnívoros juramentados a grandes consumidores vegetarianos, usando capim nativo como insumo principal!

Anônimo disse...

Basta voltar a esquerda e o gado ficará até com Ebola, tipo o Ebola moral do heterodoxo casal exótico joel-Zapelino.......kkk

Anônimo disse...

Falando em vaca velha e pelancuda argentina, a vaca Joel Robinson mugiu desasado! Mais também haja touro para esta gulosa, esta vaca anda tão desesperada que sempre amanhece com o traseiro encostado num barranco querendo "ser servida" na velha barranqueada!

Anônimo disse...

Aí vai aumentar o preço da carne pra nós pra exportar pro China e pros Europa. Grande bosta! Prefiro carne com aftosa mais barata.

Anônimo disse...


AINDA NÃO ESTAMOS LIVRES DA PRAGA VERMELHA QUE PARA NOSSA VERGONHA COMEÇOU JUSTAMENTE AQUI NOS ANOS 80 E DEPOIS DE ESPALHOU POR OUTROS ESTADOS !!!

PARA ERRADICAR A PESTILÊNCIA TOTALMENTE SÓ TEM UMA MANEIRA .....

VOTO SECRETO Auditável já !!!!!!!!!!!!1

ZAPELINO B disse...

Então quer dizer, Polibius, que o gado bostominion, está agora livre desta vacina???
Mas, com certeza, cloroquina e Ivermectina, eles seguirão tomando, afinal são muito acometidos de sarna e outros parasitas!

Anônimo disse...

Zé pequeno, tu bem conhece estas pragas, pois teve de tratar tua mãe delas, depois deste sofrimento é que tuas alucinações começaram a aparecer

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/