Ernesto Araújo conta que Brasil não distribuiu mais de 50 milhões de doses por causa dos EUA e Índia

O ex-chanceler Ernesto Araújo comemorou ontem em sua conta no twitter a distribuição de mais de 50 milhões de doses da vacina contra o vírus chinês pelo governo brasileiro, mas enfatiza que o número poderia ser muito maior se não fosse o bloqueio de países como a Índia e os EUA. Já a China, para Araújo, é parceira do Brasil.

O Brasil é um dos cinco países que mais vacina no mundo. Veja quatros dos 12 tópicos que ele escreveu nesta sábado no twitter:

4)Autoridade chinesa informou, em 26/3, que o Brasil era, naquele momento, líder entre 50 países que recebem vacinas e insumos de vacinas produzidos na China. (Já após minha saída do MRE noticiou-se que a China atrasaria o fornecimento de insumos ao Butantã.); 

3)A China já havia liberado a exportação de novos lotes de insumo da AZ ao Brasil durante minha gestão. Segundo informado pela Fiocruz em 25/3, o primeiro desses carregamentos chegou no próprio dia 25 e os demais chegariam na semana seguinte, para um total de 23 milhões de doses; 

5)A Índia continua não exportando vacinas ao Brasil por problemas logísticos e outros desde fevereiro, após haver-nos exportado 4 milhões de doses da AZ (tendo o sido o Brasil, em minha gestão, o primeiro país a receber vacinas fabricadas na Índia);  

6)Os EUA continuam não liberando vacinas de seu excedente para exportação ao Brasil, nem para quaisquer outros países, exceto seus vizinhos México e Canadá.

12 comentários:

Joel Robinson disse...

Mentira.

Culpa do trump? do Bonner? do Lula? do FHC?

Anônimo disse...

Ernesto Araujo elogiando a China??? Barbaridade agora sim vai bugar de vez os dois neurônios que cada bolsopata possui!!!

Anônimo disse...

E qual o problema velho enfadonho, o próprio cabeça de ovo votou em quem em 2018?

Anônimo disse...

E porque Bozo recusou a Pfizer em agosto de 2020...seriam mais 70 milhões de doses

Anônimo disse...

Mas Trump não era o irmão gêmeo de Bolsonaro? Trump não ajudava o Brasil?

Anônimo disse...

Se as toupeiras bolsopatas não tivessem brigado com a China teríamos recebidos as doses 2 meses antes. E a Índia com aquela multidão pra vacinar, agora em pleno surto, vai mandar para o Brasil? Já Trump...não era 9 melhor amigo de Ernesto e de Bozo?

Doutor Beiçola disse...

Revelação surpreendente, nem as girafas da Amazônia sabiam disso.

Joel Robinson disse...

https://www.youtube.com/watch?v=8goTYk3bhus

Taxista disse...

Da tua msr

Taxista disse...

Da tua mae

Bigode disse...

Se tivéssemos um bilhão de doses, mesmo assim os governadores só teriam aplicadas as mesmas 30 milhões de hoje.

Anônimo disse...

Ernesto Araújo fez uma denuncia grave que nem a imprensa se atreveu a investigar. Falou de propina dos chineses no Senado para aprovar a 5G. Até o Lira entrou na briga par afastar o Araújo.

Vai ter propina para todo mundo?

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/