Com mais servidores inativos do que ativos, prefeitura de Porto Alegre gasta R$ 3,5 milhões por dia só para pagar Folha de Aposentados.

Na coletiva on-line que concedeu esta tarde, o prefeito Sebastião Melo apresentou a sua proposta de reforma da previdência e avisou:

- A proposta adequa a Capital gaúcha às regras da Emenda Constitucional 103/2019 e possibilita a redução do custo de transição entre regimes.

O prefeito sinalizou que a situação é dramática. 

O sistema de previdência municipal tem hoje mais de 16,5 mil aposentados e pensionistas para 13,2 mil servidores ativos. Quase a totalidade deles recebe o benefício por meio do regime simples, ou seja, são pagos com recursos do Tesouro Municipal. Este aporte é de R$ 3,5 milhões por dia, o que equivale a 17,2% de toda a receita do Município, que também precisa honrar pagamentos de servidores ativos, educação, saúde, serviços e obras. O cenário foi agravado com a Emenda Constitucional 108/2020, que veda o uso dos recursos  do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) para pagamento de aposentadorias e pensões.

CLIQUE AQUI para entender a proposta.

22 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns gaúchos.Porto Alegre,a cidade com mais funcionários públicos da via láctea.Dois terços desses funcionários estão vivendo no litoral catarinense às custas dos cidadãos trabalhadores.

Anônimo disse...

Ocorre o seguinte, cadê a grana que é retirada do funcionário todo mês, durante toda a sua vida. Cadê durante toda a vida funcional desse servidor a contrapartida da entidade pública. Sabemos que no Brasil isso é chutado para frente. Dá nisso. É por todo Brasil, não é caso só de Porto Alegre. É rolagem de dívida. Uma hora a casa cai. Não tem jeito.Imagina se fosse entidade privada. Estava a CLT atrás e ainda cobrando os juros.

Anônimo disse...

Primeiro o Governador Leite, agora o Prefeito Melo também vai fazer "economia" em cima dos funcionários públicos, em especial os aposentados, aumentando o desconto da previdência, ou seja, reduzindo salário.

Juntando com a PEC do governo Bozo, os funcionários públicos do Executivo Federal, Estadual e Municipal vão ficar 15 anos sem receber reajuste salarial, ou seja, o funcionalismo público vai pagar a conta da má gestão publica dos governos, trabalhando mais, se aposentando depois e ganhando cada vez menos.

Anônimo disse...

Cada Prefeito tem uma equipe que apresenta fechamento de contas com números diferentes do anterior.

Marchezan saiu dizendo na mídia deixou dinheiro em caixa.

Melo assumiu e disse que falta dinheiro em caixa.

O contribuinte não sabem em quem confiar.

Cris disse...

Considerem a cidade como era ( fruto do trabalho destes técnicos e auxiliares) hoje aposentados e a cidade como está agora e aprendam a respeitar profissionais que lhes premiaram com uma cidade que era DEMAIS...

Anônimo disse...

Clique no link abaixo para saber o contra ponto da ASTEC enviada aos vereadores. O que existe é pedalada de aportes por parte do executivo municipal.

http://astecpmpa.com.br/wp-content/uploads/2021/03/Carta-2_2021.pdf

Anônimo disse...

Ninguém neste Brasil vai conseguir fazer previdência porque os políticos sempre dão uma forma de não aportar recursos que deveriam. o pior é meter a mão no que o trabalhador construiu. O dinheiro do INSS que sumiu ninguém lembra mais depois da Reforma da Previdência.

Anônimo disse...

eSTA SITUAÇÃO NÃO PODE CONTINUAR.
OS CONTRIBUINTES JÁ ESTÃO SATURADOS E LOGO A COBRA VAI FUMAR.
VAMOS PARAR DE PAGAR IMPOSTOS. SERÁ A UNICA MANEIRA POSSÍVEL DE ACABAR COM ESTA PORCARIA.

Anônimo disse...

Ex-mulher de Bolsonaro desponta como novo Queiroz nas rachadinhas, diz Sakamoto:

5 mar 2021 - DCM

A segunda esposa de Jair Bolsonaro, Ana Cristina Siqueira Valle, é peça-chave para entender como funcionava o esquema familiar de “rachadinhas” no gabinete do então deputado estadual e, hoje, senador, Flávio Bolsonaro, mas também no do vereador Carlos Bolsonaro e no do próprio presidente da República, quando era deputado federal.

Ou seja, ela está presente em indícios de esquemas nas três esferas: Congresso Nacional, Assembleia Legislativa do Rio e Câmara dos Vereadores do Rio.

As revelações sobre uma verdadeira Casa da Mãe Joana com o dinheiro público são fruto de meses de apuração do núcleo especial de jornalismo investigativo do UOL, que analisou 607.552 operações bancárias em 100 planilhas. Isso foi possível após acesso às quebras de sigilo do processo que trata dos desvios de salários de servidores por parte de Flávio antes que o Superior Tribunal de Justiça (STJ) anulasse o uso judicial dos dados obtidos...

Anônimo disse...

Será que vai gravar mais um video pedindo para darmos a vida para salvar a economia?

Anônimo disse...

Tem que tirar tudo desses funcionários públicos vagabundos... são tudo esquerdalha.

Anônimo disse...

O que sugere Polibio? Matsr os aposentados por covid?

Anônimo disse...

MENTIRA DESLAVADA
O aporte público é ZERO pois a prefeitura funciona como capitalização.
O Marchezan tentou essa bravata e se fudeu.
Não será diferente com o Cirrótico Cloroquiner

Anônimo disse...

Já estava certo Paulo Guedes! Tem que acabar com os parasitas!

Anônimo disse...

E AI VEM UM IDIOTA IMBECIL FALANDO EM "INVESTIGAÇÃO" DO UOL....E SAKAMOTO. PORRA IDIOTA IMBECIL, PESQUISA NO 247, NA CARTA CAPITAL QUE SÃO ISENTOS....NA ISTO É....

Anônimo disse...



QUALQUER JUMENTO SABE, TODOS ANOS TEM APOSENTADORIAS, SEJA MUNICIPAL ESTADUAL ETC... NÃO ABREM CONCURSOS, É MAIS DO Q LÓGICO Q OS APÇOSENTADOS SERÃO SEMPÇRE A MAIORIA.
E QUANDO ABREM CONCURSO NÃO SUPRE O NÚMERO DE Q SE APÇOSENTAM NO ANO, ASSIM TB É NO ESTADO. ISTO É UMA BAIRA ENROLAÇÃO, FALTANDO SERVIDOR, É LÓGICO Q COLOCAM CCs.

SOMEM OS MILHARES DE CARGOS PÚBLICOS NO ESTADO E A VISÃO SERÁ A REALIDADE DESTAS FALCATRUAS, SEMPRE É O SERVIDOR PÚBLICO O BODE FEDORENTO DA SALA.

VEJAM SÓ NA POLÍCIA CIVIL E BRIGADA MILITAR E TERÃO UMA PEQUENA AMOSTRA DA VERDADEIRA REALIDADE.

Anônimo disse...



FIZ CAMPANHA PRO MELO PQ NA MANU NEM PENSAR,

NO SERVIÇO PÚBLICO SÓ QUEM TÁ DENTRO SABE DA REALIDADE, ISTO DE MAIS APÇOSENTADOS Q ATIVOS, É CONVEERSA PRA BOI DORMIR, QDO ABREM CONCURSO SEJA MUNICIPAL OU ESTADUAL, NA MAIORIA DAS VÊZES NÃO SUPRE O NÚMERO DE APOSENTADOS NUM ANO,
TRABALHEI NUMA SECRETARIA DE ESTADO, COM O CONTROLE DE CADASTRO DOS SERVIDORES, QDO FAZIAM UM CONCURSO, NUNCA SUPRIU O NUMERO DOS Q SE APOSENTARAM DURANTE O ANO.
VOU PRÁ TRÊS ANOS SEM QQ REPOSIÇÃO E AINDA O DES-GOVERNO/RS AUMENTOU O DESCONTO DO IPE EM MAIS DE 800 REAIS.
QUEM TÁ NA ATIVA QUAL É O ESTIMULO PRA ENCARAR A SITUAÇÃO DO SERVIÇO Q SÓ SOMAM-SE, POIS A POPULAÇÃO CREWCE E COM ELA TB AUMENTAM ASS NECESSIDADES.
AÍ SÓ RECLAMAM DOS SERVIÇO PÚBLICO. O SERVIDOR NÃO MEXZE COM O DINHEIRO, ONDE ESTÃO OS MILHÕES ARRECADADOS NO CANAL DO IPE?

Unknown disse...

Ratazanas petistas não deixaram pedra sobre pedras, e te gaúcho que ainda vota nesta gente.

Anônimo disse...

Melo é advogado e sabe bem a diferença entre déficit e divida.

O que temos é divida do Executivo em não honrar a parte patronal das aposentadorias.

Escutar e não querer entender não dialogar.

Anônimo disse...

"Parabéns gaúchos.Porto Alegre,a cidade com mais funcionários públicos da via láctea.Dois terços desses funcionários estão vivendo no litoral catarinense às custas dos cidadãos trabalhadores."

É verdade que dois terços vivem no litoral catarinense? Da onde saiu esta informação? Mas posso dizer que eles foram aprovados em concurso acessível a todos que tiverem capacidade de serem aprovados. As regras tem origem em leis aprovadas pelos governantes. E o mais importante, com base nessa informação, o comercio se movimenta e sobrevive em cima do salário do servidor público. espero chegar lá um dia. A inveja afasta o dinheiro e sucesso pessoal.

Anônimo disse...

Realmente cada Prefeito apresenta sua contabilidade.

A Câmara de vereadores que tem a obrigação de fiscalizar, não se importa com os números diferentes que são informados pelos Prefeitos em mudança de governo.

No vídeo abaixo, o relato de um Procurador Municipal que participou da criação do Previmpa e esclarece ponto a ponto a necessidade da Reforma da Previdência apresentada pelo Prefeito Melo.

https://www.youtube.com/watch?v=bGxy7oUQnrc

Anônimo disse...

Realmente cada Prefeito apresenta sua contabilidade.

A Câmara de vereadores que tem a obrigação de fiscalizar, não se importa com os números diferentes que são informados pelos Prefeitos em mudança de governo.

No vídeo abaixo, o relato de um Procurador Municipal que participou da criação do Previmpa e esclarece ponto a ponto a necessidade da Reforma da Previdência apresentada pelo Prefeito Melo.

https://www.youtube.com/watch?v=bGxy7oUQnrc

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/