Última pesquisa do Datafolha não foi feita em Porto Alegre

A pesquisa Datafolha sobre o pleito de Porto Alegre, divulgada ontem a noite nas redes sociais, não foi feita.

O editor recebeu o material, mas preferiu não divulgar, checando as fontes.

Os números chegaram a ser publicados no site da Band, mas alertada do erro, a própria Band retirou o material da rede, pedindo desculpas.


51 comentários:

Anônimo disse...

Mas divulgou agora de manhã, né?

Anônimo disse...

Essa pesquisa não foi feita em Porto Alegre e nem em lugar nenhum!!! Ela é totalmente falsa!!!!

Anônimo disse...

É muita picaretagem, Jesus.
Campanha do Melo se perdeu completamente.

Anônimo disse...

Melo 15

Anônimo disse...

Melo jogou uma eleição que estava ganha no lixo quando se juntou com bolsonaristas como Bibo Nunes, Sanderson, Zuco, turminha do Novo e do MBL. COMO ESSA GENTE PODE SER TÃO BURRA!!! A mensagem no primeiro turno foi clara. Quem colou no Bolsonaro perdeu e teve rejeição grande. Isso aconteceu em todo Brasil e principalmente nas capitais. IGnorar isso foi uma burrice imensa!!! E o que foi aquele desempenho ridiculo no debate? E essa pesquisa falsa na noite de ontem? Lamento, se perderam totalmente e PEDIRAM PARA PERDER. E pelo jeito a derrota será grande.

Murilo disse...

A que saiu foi a Real Big Data da CNN, com 52 x 48 pro Melo.
Ibope errou por apenas 11 pontos no primeiro turno no caso da Manuela.
Ou é muito ruim ou tenta manipular.

Unknown disse...

A divulgação dessa pesquisa fake, mostrou o MDB gaúcho sendo o MDB na sua essência. Lamentável.

Anônimo disse...

Se estão propagando pesquisa falsa agora, imagina o que esse pingusso não vai fazer na prefeitura.

Murilo disse...

A que saiu foi a Real Big Data da CNN, com 52 x 48 pro Melo.
Ibope errou por apenas 11 pontos no primeiro turno no caso da Manuela.
Ou é muito ruim ou tenta manipular.

Anônimo disse...

A campanha do Melo cometeu crime eleitoral ao propagar uma pesquisa que não existe. Tem noção do amadorismo desses caras?

Anônimo disse...

Que várzea, kkkkkkk.
Bateu o desespero.

Anônimo disse...

Então retira a que tu publicou minutos antes porque aquilo é crime eleitoral.

Anônimo disse...

Mas tu divulgou, kkkkkkk.

Anônimo disse...

Melo cachaça tá apavorado.

Anônimo disse...

Depois dessa, na véspera de uma eleição decisiva, a Band foi para o lixo do jornalismo para sempre.

Anônimo disse...

Ficou feia coisa, hein? Como a Bandeirantes explica isso?

Anônimo disse...

Mas nem na Venezuela acontece esse tipo de chinelagem.

Anônimo disse...

TOMANDO CAFÉ E JÁ IREI VOTAR NO 15, ELIMINANDO O TERCEIRO SONHO DA Maconhuela ENTRAR NA PREFEITURA !

Anônimo disse...

O melo é vó novo prefeito de Porto Alegre...com pesquisa ou sem pesquisa...até a Manuela já sabe disso

Anônimo disse...

Justiça eleitoral tem que identificar quem fez pesquisa falsa do data folha, isto deve ser coisa do Valter e Melo , junto,s estão se revelando , Melo não merece vencer só pelas noticias falsas e por baixo nivel na campanha pela traição ao Fortunati, DIGA NÃO A ESTE TIPO DE POLITICO .

Anônimo disse...

Melo divulgou, sim. Canalha não será prefeito.

Anônimo disse...

Perfeita colocação. O Melo se uniu ao Bolsonaro e se f****, além de ter levado uma surra da Manoela no último debate na RBS. Tudo indica que irá perder uma eleição que já estava ganha!!

Anônimo disse...

Todos os indicativos neste momento é que Melo se perdeu , seja se envolvendo com atitudes despreziveis, população não é burra como pensam já identificaram o jeito sujo que está sendo usado , aliado a alguns ditos formadores de opinião , ex-candidatos derrotados , isto é importante para mostrar para todos que gaucho não aceita este tipo de sujeira em eleições e saberá mostrar nas urnas a verdade.

Cesar disse...

Bêbado que capota carro na madrugada e depois e acobertado pelos fiscais da EPTC.Mal consegue organizar um raciocínio.

Anônimo disse...

Vai a merda comunista fdp. Melo vai dar uma chinelada nesta esquerdalha imunda!

Anônimo disse...

O Instituto Atlas dá vitória do Melo...!!!

Anônimo disse...

Band e o editor sempre do lado sujo da hiatoria

Anônimo disse...


Avisei!

Parem de esfolar o trabalhador que a natureza humana vai se defender.

Anônimo disse...

Estudo: principais disseminadores de fake news são deputados e blogueiros bolsonaristas:

Estuda da FGV mostra que deputados bolsonaristas, como Eduardo Bolsonaro, e blogueiros como Oswaldo Eustáquio são os principais disseminadores de notícias falsas do Brasil

29 de novembro de 2020

Da Revista Fórum - Monitoramento da DAPP/FGV no Twitter mostrou que os principais impulsionadores de notícias falsas no Twitter sobre fraude eleitoral foram o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) e bolsonaristas que são alvos de inquéritos que investigam disseminação de fake news. A informação foi revelada pela coluna Painel, da Folha de São Paulo. A pesquisa foi feita entre os dias 15 e 26 de novembro.

O levantamento da Diretoria de Análise de Políticas Públicas da Fundação Getulio Vargas revela que o blogueiro bolsonarista Oswaldo Eustáquio, que foi preso duas vezes por ordem do Supremo Tribunal Federal (STF), lidera a lista. Isso porque Eustáquio está proibido de usar as redes. Além de fraudes eleitorais, ele disseminou fake news sobre o candidato do PSOL à Prefeitura de São Paulo, Guilherme Boulos, que chegaram a ser citadas por Celso Russomanno (Republicanos) em debate no primeiro turno promovido pela Folha de São Paulo.

Outros parlamentares que aparecem na lista são os filhos de Bolsonaro e Carla Zambelli (SP), Bia Kicis (DF), Filipe Barros (PR) e Daniel Silveira (RJ).

Anônimo disse...

Candidato que espalhar fake news poderá ser responsabilizado pelo TSE.

Anônimo disse...

BAND publicou pesquisa falsa para ajudar Sebastião Melo em Porto Alegre:

Na noite deste sábado, a poucas horas do início do segundo turno, a BAND noticiou resultados de uma pesquisa falsa do Datafolha para favorecer o candidato do MDB, Sebastião Melo, e prejudicar Manoela D'Ávila

29 de novembro de 2020 - Brasil 247

(...)

Na matéria, a BAND afirmou que “pesquisa Datafolha divulgada neste sábado, 28”, mostra Sebastião Melo com 54% das intenções de voto e Manuela com 46%.

A BAND informou também que “a pesquisa foi feita entre os dias 27 e 28 de novembro e ouviu 804 eleitores”, e que “o número de identificação na Justiça Eleitoral é RS-03118/2020”.

Perto de 23h, BAND publicou uma correção, sob o título "Correção: Pesquisa aponta Manuela com 51% e Melo com 49% do votos válidos em Porto Alegre" - leia aqui.

Os “erros” cometidos pela BAND, facilmente comprovados mediante consulta simples à página do TSE, são gravíssimos:

1] o instituto Datafolha não registrou no TSE, como obriga a Lei, e não realizou nenhuma pesquisa eleitoral em Porto Alegre em todo ano de 2020, conforme página do TSE [aqui]. A BAND, portanto, noticiou a existência de uma suposta pesquisa que, na realidade, não existe;

2] o número de identificação – RS-03118/2020 – citado pela BAND como se fosse do registro da suposta pesquisa Datafolha corresponde, na verdade, à pesquisa registrada pelo IBOPE no TSE em 18/11/2020 e cuja divulgação ocorreu em 24/11/2020.

Aparentemente, não se tratam apenas de erros ou de inconsistências jornalísticas, mas sim da construção de notícia fraudulenta com nítidas intenções político-eleitorais.

A divulgação da pesquisa falsa pelo grupo de comunicação/BAND ocorre no momento em que todos levantamentos detectam virada eleitoral em Porto Alegre, com a perspectiva de vitória da candidata Manuela D’Ávila, da chapa PCdoB/PT.

Neste mesmo sábado, dia 28/11, foi divulgada pesquisa IBOPE – esta sim real e legalmente registrada – que mostra a virada eleitoral e a trajetória ascendente da Manuela com 51%.

Curiosamente, a BAND divulgou uma notícia inexistente com dados favoráveis ao candidato do Bolsonaro em Porto Alegre, Sebastião Melo, mas não noticiou a verdadeira pesquisa feita pelo IBOPE, que mostra Manuela na frente na véspera da eleição.

Não é mera coincidência, também, que a notícia farsesca construída pela BAND tenha sido estampada no facebook do candidato bolsonarista que, após repercussão negativa da farsa nas redes, apagou a postagem.

É lamentável que um grupo de comunicação atue como partido político e interfira na eleição com o objetivo de fraudar a soberania popular.

A justiça eleitoral tem o dever de punir urgentemente os responsáveis pelos graves crimes perpetrados.

PS: Ou seja a Band PoA publicou o "fake news" no horário nobre e fez a correção de madrugada.....

Anônimo disse...

Perda de concessão é pouco, os donos da filial do Rio Grande do Sul, tem que ir presos, por atentarem contra a democracia.Simples Assim.

Anônimo disse...

Se o Melo do MDB ganhar a eleição já temos os culpados....

Anônimo disse...

Banditismo puro! Se o país estivesse sob um Estado Democrático de Direito, a concessão da Band seria cassada.

Anônimo disse...

Incorreu em crime eleitoral.

Anônimo disse...

Os bilionários fazem o que querem com o país. E ninguém pode impedir.

Anônimo disse...

Motivação política???claro que não. A motivação SÓ pode ser $$$$$$...Ou será que na imprensa não existe corrupção...

Anônimo disse...

Band conseguiu ser pior que a RBS.

Anônimo disse...

O que é isto, BAND??? Resolveu apelar, ajudando os seus preferidos no pleito??

Anônimo disse...

Nada de anormal, isso mostra a cara do jornalismo praticado no Brasil em um pais miseravel, cheio de contrastes onde nao se consegue formar unidade em favor do crescimento e da diminuiçao das desigualdades essa forma de jornalismo praticado por globo, record, band e por quem seguem essas linhas editoriais sao grandes culpados por o Brasil ser comandado hoje por um sociopata, expondo as viceras da desigualcdade.

Anônimo disse...

Essa se trasveste de imparcial e democrática mas na sua sutileza quatrocentona está ao lado da elite do atraso, sempre, nada deve à globo quanto ao golpismo e conservadorismo neo liberal. São também produtores do golpe de 2016 e a excrescência de 2018.

Anônimo disse...

Até o canal Tabajara pregando fak news. Agora a vaca foi pro brejo com corda e tudo. Sinal que parte da imprensa golpista brasileira perderam de vez a vergonha na cara. Quando vejo a cara desses jornalistas divulgando mentiras de que jeito eles e sua familia andam na rua, não andam!

Anônimo disse...

Nossa!... É terrorismo desavergonhado. Não há lei. Só o terror.

Anônimo disse...

Depois falam das manipulações nos países comunistas e blá,blá,blá! A Band e a Rede Pampa conseguem ser mais canalhas que a própria RBS,famosa por sua parcialidade.Covil de fascistas estas redes de comunicação junto com seus filhotes de pequenas rádios no interior constroem a realidade que querem. Um absurdo porque ficam sempre impunes, e sabem disso!

Anônimo disse...

Quando não é fake news é propaganda subliminar...

Anônimo disse...

Existe um exército de psicólogos,analistas,publicitários,sociólogos e outros vendidos por trás dessas orientações fascistas tentando criar nos consumidores,ôps,eleitores uma mensagem subliminar,de orientação,de criar uma verdade.Canalhas! Depois ainda tem o desplante de falar em "marxismo cultural"!

Anônimo disse...

Gramsci já dizia que a imprensa é um aparelho ideológico do capital. E a Band mostra que é fiel às origens: Adhemar de Barros.

Anônimo disse...

O bibio NUNEAS vai ser processado e perder o cargo?

E continua falando que e verdade e que tem filmagens nos sites de relacionamento o pessoalzinho anta fazendo umas perguntas meio indecorosas a ele!

Espalhar fake news não é perigo para a segurança nacional?


Ta ficando bonito de ler!

Anônimo disse...

Não há surpresa. As emissoras de rádio e TV em porto alegre são marcantemente reacionárias e furiosas defensoras do discurso neo-liberal. A band-rs, nisso, é um caso emblemático, mas não pensava que chegaria a um esse descaramento tão explícito.

Anônimo disse...

Já foi provado que as pesquisas induzem eleitores indecisos. Notícia falsa como essa é um tremendo golpe baixo. É preciso investigar os autores e punir, inclusive quem divulgou, o candidato, com certeza, depois, querendo se esquivar de responsabilidades. TRE, e TSE neles.


Unknown disse...

Tem a gente aqui nos comentários querendo faze crer que no oresiente tira votos kkkkk... O cara com grande aprovava O em plena pandemia e atacado pela.mifia o tempo inteiro.tirar votos? Tá cego. Acredito. Escreverei.mais tarde aqui.mesmo

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/