Artigo, Renato Sant'Ana - Nosso nebuloso sistema de votação

É só para comparar. Ninguém dirá que não houve fraude nas eleições dos Estados Unidos: é um sistema de votação imperfeito, sem que falte quem queira fraudá-lo. Contudo, sem confirmação probatória, ninguém poderá afirmar que Trump foi derrotado por causa da fraude.

Agora, lá, é possível fazer a recontagem dos votos. Já no Brasil, só resta ao cidadão curvar-se a uma falsa urna e fazer sua profissão de fé - na incerteza de que seu voto não será desviado.

Como é que podemos aceitar tão passivamente um sistema de votação que, não deixando vestígios, impede a revisão por meio da recontagem?

CLIQUE AQUI para ler tudo.

Renato Sant'Ana é Advogado e Psicólogo.
E-mail sentinela.rs@uol.com.br

20 comentários:

Anônimo disse...

Conforme...

"É só para comparar. Ninguém dirá que não houve fraude nas eleições dos Estados Unidos: é um sistema de votação imperfeito, sem que falte quem queira fraudá-lo. Contudo, sem confirmação probatória, ninguém poderá afirmar que Trump foi derrotado por causa da fraude.

Agora, lá, é possível fazer a recontagem dos votos. Já no Brasil, só resta ao cidadão curvar-se a uma falsa urna e fazer sua profissão de fé - na incerteza de que seu voto não será desviado.

Como é que podemos aceitar tão passivamente um sistema de votação que, não deixando vestígios, impede a revisão por meio da recontagem?"


Isso quer dizer que a votação do mito se encaixa também em um golpe?

"Agora, lá, é possível fazer a recontagem dos votos. Já no Brasil, só resta ao cidadão curvar-se a uma falsa urna e fazer sua profissão de fé - na incerteza de que seu voto não será desviado.

Como é que podemos aceitar tão passivamente um sistema de votação que, não deixando vestígios, impede a revisão por meio da recontagem?"

Poderia comentar sobre o que consta no texto da matéria de forma clara e com provas já que como diz o texto baseado em provas documentais recontagem de votos?

https://noticias.uol.com.br/internacional/ultimas-noticias/2020/11/08/trump-volta-a-questionar-vitoria-de-biden-e-falar-em-fraude-na-votacao.htm

https://www.bbc.com/portuguese/internacional-54835110

https://jovempan.com.br/noticias/mundo/trump-reafirma-tese-de-votos-ilegais-nas-redes-sociais-mas-nao-apresenta-provas.html

https://www.dw.com/pt-002/trump-diz-estar-a-ser-roubado-mas-n%C3%A3o-apresenta-provas-para-sustentar-acusa%C3%A7%C3%B5es/a-55514696

https://www.metropoles.com/mundo/sem-mostrar-provas-trump-mais-uma-vez-diz-que-ha-fraude-na-eleicao-dos-eua

É possível confirmar com provas? E colocar em check lá o tão honrado sistema de eleição americano? E aqui constatar que tudo é corrompido e segue o Modus operandi?

poderia responder de forma clara e objetiva jornalisticamente sem ideologias?

Anônimo disse...

Russonaro e Crivelanaro vão alegar fraude nas urnas?;

Anônimo disse...

Sou contra esse voto obrigatório, pois o mesmo serve apenas para mostrar ao mundo que aqui há democracia. Mas o povo é usado num jogo de cartas marcadas de políticos celerados e corruptos.

Anônimo disse...

Nâo é clicável. Não dá para ler nada.

G.M disse...

Trump está na frente. A velha imprensa está dando estados em recontagem e judicializados para Biden.



https://www.theepochtimes.com/election-2020

Renato disse...

De preferencia alguem que tenha um certo peso social poderia começar um movimento para que as urnas eletronicas emitissem um recibo do voto,o eleitor vota a urna da o recibo e ele confere se conferir coloca o recibo em uma urna manual selada,se houver alguma discrepancia muito grande poderia se checar os votos. é muito interssante que varias materias veiculadas na imprensa no passado dão conta que a Urna eletrônica pode ser violada entretanto o TSE não admite tal coisa. deveriam contratar os hackers do intercept para tirar a prova dos nove.

Anônimo disse...





Como assim ... " f a l s a u r n a " ??

🤷‍♂️

Anônimo disse...


Nós só teremos confiança nas urnas eletrônicas com o voto impresso, já aprovado como lei, em 2015, e em 2018, antes das eleições, de forma inesperada para a sociedade, a PGR Rachel Dodge entrou com uma ADIN e o supremo derrubou essa lei.

José Corrêa disse...

Para o Anônimo das 16:48:

21 mil mortos na lista de eleitores habilitados da Pensilvânia são o quê para você???

Anônimo disse...

PARTE-SE DO PRINCIPIO QUE NÂO SE PODE MAIS HAVER "HONESTIDADE" NA TECNOLOGIA.
QUE AUDITORIAS, TESTES, PROCESSOS DE ENGENHARIAS DE SOFTWARE NÂO SERVEM PRA NADA. FAZ PARTE DESMERECER O PROCESSO JÁ QUE ESSE PEQUENO "GRUPO" DE PESSOAS "DESCONFIADAS" ESTÃO PREVENDO A DERROTA NAS URNAS EM 2022.
NÃO HÁ MAIS SISTEMAS CONFIAVEIS DEPOIS DO ADVENTO DO COMMUNISMO.
O LADO PODRE DA POLITICA GANHOU AS ELEIÇÕES DE 2018 E AINDA ASSIM FORAM ROUBADOS? SE AS URNAS SÃO MANIPULAVES COMO ESSE PAIS MESMO DEPOIS DE MAIS DE 20 ANOS COM ESSE SISTEMA, COMO AINDA NÃO TEMOS O TÃO SONHADO COMUNISMO?
AGORA QUEREM COLOCAR "PAPELZINHO" PARA, VEJA SÓ, ENTÂO SER AINDA MAIS POSSÍVEL "FRAUDAR" A ELEIÇÃO, POIS QUEM GARANTE QUE UMA URNA COM "PAPELZINHO" NÃO POSSA SER DESVIADA E REPLETA DE "VOTINHOS" DO POLITICO DE "DIREITA"?
NÃO ERA ASSIM QUE ACONTECIA ANTIGAMENTE? NÃO FOI ASSIM QUE ACONTECEU NOS EUA?
CANSA ESSE ASSUNTO. VAI ACHAR ALGUMA COISA PRA ACUSAR A MANUELA...
SÃO 20 ANOS DE URNA ELETRONICA, DEZENAS DE DERROTAS DE VARIADOS PARTIDOS E AINDA ASSIM....É FRAUDE.

José Corrêa disse...

É necessário pressionar o supremo de frango para que cumpra a lei!!!

Anônimo disse...

Não foram as falsas urnas que deram vitória a Bolsonaro? Houve fraude então?

Iara Mãe D'água disse...

#VotoImpresso

Anônimo disse...

Editor, quando soube de fraude em eleições desde que tivemos implementação das urnas eletronicas ? Aécio Neves , pediu recontagem , nada mudou e não houve nenhuma ocorrência comprovada. Bolsonaro disse que ganhou no primeiro turno, tudo foi revisto e nada foi constatado pelo contrário , ficou tudo confirmado que só ganhou no segundo turno , então porque este tipo de alegação ? Só porque Bolsonaro agora quer retornar ao sistema antigo e o editor como seu fiel escudeiro volta a este assunto sem sentido. Se seu filho não for eleito ele poderá recorrer e solicitar revisão do processo, isto é choro de perdedor.

Anônimo disse...

TEM QUE HAVER AUDITORIA DO SOFTWARE UTILIZADO E O COMPROVANTE DO VOTO!!

Anônimo disse...

Urnas Eletrônicas e Vacinas Relâmpagos não são confiáveis. O povo brasileiro está na roça com essa a elite de autoridades.

anônimo disse...

Exatamente! Foi Golpe mesmo!
Bolsonaro foi Eleito no primeiro turno!
Sabe porquê?
A contagem na Região Sudeste ainda não havia começado a ser incluída no Sistema, quando Bolsonaro já estava com 49% dos votos.
Aí, não se sabe porquê, as atualizações pararam por uns 30 minutos aproximadamente e quando entraram os números de São Paulo, Rio, Minas e Esp. Santo, diminuiu o percentual levando à eleição para o segundo turno!
Isto é impossível!
Portanto, houve FRAUDE sim!
Esquerdista bu r r o!

Anônimo disse...

Nebuloso sistema??? Tirando as luvinhas de pelica, este sistema é: cabuloso, cavernoso, muquirana, arapuca, salafrário,democrata americano, elege ladrões de dia claro, instituição da roubalheira, é tudo e muito mais, MENOS NEBULOSO OU SISTEMA ELEITORAL!

ganhatudo disse...

"falsaurna" = urna inexistente. É só dados criptografados e impossíveis de serem auditados. Não desenhista, se precisar.
Coitado do STF; disse que a impresssão do voto e colocação na urna sem contato físico do eleitor violava o sigilo do voto. Violava para quem? Para o próprio eleitor votante? Conta outra STF.

Anônimo disse...

A URNA PODIA MANDAR UM SMS PRO TEU CELUAR DIZENDO, OLHA TU VOTOU MESMO NO "FULANO". QUANDO O TEU CANDIDATO PEDIR RECONTAGEM DE VOTO PORQUE PERDEU, BASTA TU ENCAMINHAR TEU SMS PRA ELE QUE ELE AUDITA A URNA HUAHUAHUAHUHAUHUAHUHUHAUHUAHUHAUHUAHUHAUHAUHUAHUAHUAHUAHUAHUAHAUHAUHAUHAUHAUHAUHAUHAUHAUHUAHAUHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUHAUHAUHAUHAUHAUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHAUHAUHAUHAUHAUHAUHAUHAUHAUAHUHAUHAUHUAHUAHUAHUAHUAHUAHAUHAUHAUAHUAHAUHAUA
A URNA ELETRONICA É FRAUDE, O VOTO NO PAPELZINHO É FRAUDE...TENHO UMA IDEIA MELHOR, NINGUEM MAIS VOTA, DEIXA "ELES(POLITICOS,MILICOS....) ESCOLHEREM, JÁ FAZEM MESMO FRAUDANDO AS ELEIÇÕES NAS URNAS AHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUHAUHUAHUAHUHAUHUAHUHUAHUAHUHAUHUAHUAHUA
O TSE É UM ANTRO DE COMUNISTA QUE ESTÁ LÁ PRA NÃO DEIXAR NEM UM CANDIDATO ENERGUMENO VENCER UMA ELEIÇÃO, OPA, BOLSONAR VENCEU UMA!!!!!!

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/