Artigo, Fernão Lara Mesquita, Estadão - Não se deixe enganar

A ilustração é do blog O Vespeiro, de Fernão lara.

Não se deixe enganar. 

Ha democracia quando o povo manda no governo. 

Não há democracia quando o governo manda no povo. Em qualquer sistema a condição humana continua a mesma. 

Mas o voto distrital puro com direito à retomada de mandato traído (recall) a qualquer momento põe o povo no poder. E todos os outros modelos tiram o povo do poder. 

E o efeito na corrupção é fulminante. 

É isso que explica porque os Estados Unidos, que usam o sistema ha mais ou menos 100 anos, têm três ou quatro empresas do tamanho do PIB do Brasil e o resto é lambuja. 

É muito, mas muuuito mais confortável você criticar a democracia a partir desse patamar do que do fundo do favelão nacional.

7 comentários:

Anônimo disse...

https://www.mises.org.br/article/3149/e-facil-entender-por-que-os-jovens-dos-paises-mais-ricos-tendem-a-defender-mais-socialismo?utm_campaign=newsletter_111820&utm_medium=email&utm_source=RD+Station


Como disse Thomas Sowell, "O histórico de desastres do socialismo é tão óbvio, que somente intelectuais poderiam ignorá-lo".

Anônimo disse...



O voto distrital juntamente com a conscientização da população ajuda muito. Mas o Brasil precisa de uma reforma política, são 33 partidos e todos socialistas, isso não beneficia o país em absolutamente nada, mas sim prejudica o desenvolvimento do país.



Anônimo disse...

@Anônimo às 20 de novembro de 2020 10:02:
.
Adicionalmente ao desconhecimento da realidade de séculos anteriores, devemos acrescentar a desocupação de muitos desses jovens que, sem nada para fazer mas muito alimento e energia disponíveis, partem para manifestações com as do Chile.
.
O destino do mundo a longo prazo, particularmente do ocidental, parece ser o de uma hecatombe socialista.

Anônimo disse...

Nossa chamada democracia é na real uma cleptocracia. Os cargos legislativos dão origem a verdadeiras capitanias hereditárias, e a sociedade não possui nenhum mecanismo de defesa frente ao mentirosos de plantão no estamento público. Precisamos urgentemente de parlamentarismo com voto distrital.

Anônimo disse...

Anônimo: 20 de novembro de 2020 10:27


alguém tem de ativamente insuflar hostilidade às instituições da economia de mercado. Esse papel é desempenhado pelas classes intelectuais, que frequentemente abrigam um profundo ressentimento em relação às instituições empreendedoriais.

Os intelectuais incitam descontentamento entre um crescente número de pessoas cuja riqueza, em última instância, depende da produtividade do empreendedorismo, mas que, na prática, vivem majoritariamente fora da concorrência do mercado. Pessoas mais jovens são particularmente mais vulneráveis a esse preconceito anti-mercado, o qual é normalmente instilado por meio de escolas e faculdades.

Segundo Schumpeter, portanto, o capitalismo poderia se destruir a si próprio ao criar:

a) uma classe de intelectuais que vituperam o progresso material e o individualismo e exaltam um eventual arranjo que seria baseado no "bem comum" (o qual seria, obviamente, definido e organizado pelos intelectuais), e

b) pessoas que aceitam como fato consumado aquelas prateleiras de lojas e supermercados repletos da produtos de ampla variedade (como bem disse Paglia).

Falando mais coloquialmente, nós nos tornamos gordos e preguiçosos, e passamos a ficar obcecados com a distribuição de riqueza, e não com os pilares sobre os quais sua criação é possibilitada.

E é a partir daí que as tragédias começam a ocorrer. No caso do socialismo, elas tomam a forma de homicídios em massa.

elias disse...

Enquanto político for emprego com aposentadoria inclusive, nunca seremos uma nação .Sem erro.

Anônimo disse...

"Recall" traduz-se por revogação do mandato. E "impeachment" por impedimento de continuar exercendo o cargo. Quem não conhece a própria língua não pode queixar-se da desagregação social.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/