Artigo, Maurício Salomoni Gravina - Saúde, Economia e Distanciamento Social Participativo

- O autor é advogado no RS, sócio da Gravina Advogado, Caxias do Sul.

Normas de afastamento social causam severos danos pessoais e econômicos.São atos de “imperium”de entes estatais, nem sempre coerentes com a realidade local.Isto é ainda mais grave se a reincidência de casos se projeta no tempo.

Recente texto no The New Yorker conta que Shakespeare, durante toda sua vida (52 anos), conviveu com a peste negra, com picos em 1582, 1592-93, 1603-04, 1606, e 1608-09. A praga levou amigos, parentes e três irmãs.Fecharam-se teatros, festas, menos igrejas, onde não se supunha contagiar. Testaram várias medidas: luvas, queima de calçados velhos, cheiravam laranja e matavam cães e gatos em meio ao pavor e promiscuidade.Hard times! Dizem que as pessoas já não se conheciam no distanciamento social.

Hoje a ciência e a comunicação permitem novos convívios.Mas não afastam o vírus.

CLIQUE AQUI para ler mais.

5 comentários:

Joel Robinson disse...

Vamos supor que o Brasil entrasse em guerra contra um ou mais países. Isso tudo se aplicaria, dentro das trincheiras e na frente de combate?
Ou teríamos discussões acadêmicas, blogueiros da direita e esquerda se "matando" no internet. E o inimigo comum??? Esperando uma decisão do poderes...para nos atacar?

Anônimo disse...

Essa palavra "participativo" é termo de comuno-petista. Se lembram do "orçamento participativo". Não significa absolutamente nada mas sugere que todo mundo vai meter a mão. Essa frase virou moda durante o apogeu do PT lá pelos anos 2000, já quando a Marta havia ganhado a eleição para a prefeitura de S Paulo e Lula se perfilava como forte candidato. Durante os governos do PT tivemos total consciência do que era esse "orçamento participativo"; "tudo pelo social".

Joel Robinson disse...

https://g1.globo.com/bemestar/coronavirus/noticia/2020/08/06/chegamos-a-essa-tragedia-por-um-acumulo-de-erros-diz-drauzio-varella-sobre-pandemia-de-covid-19-no-brasil.ghtml

Anônimo disse...

Participativo??? Para quem???

Anônimo disse...


Participativo é quando todos roubam
Sem trabalhar.

Ou seja : a produção e o lucro do empresário, ou a receita pública, vertida da produção, diz com a participação de “todos”.

Por outra via, significa que quem não produz nada e fica fazendo políticas e convencendo mais gente a nada fazer, teria direito e acesso ao que os empresários GANHARAM !

Vão trabalhar ... vadios !!

Participem da SUA produção e esqueçam o dos outros ... larápios !

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/