Sindicalistas não gostaram do reajuste proposto para o salário mínimo regional


As centrais sindicais consideram insuficiente o reajuste de 4,5% no salário mínimo regional. Em janeiro, representantes da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) entregaram ao governo do Estado um pedido de 8,12% de aumento. A proposta de reajuste, que baliza os vencimentos de 1,5 milhão de trabalhadores, foi protocolada pelo governador Eduardo Leite na Assembleia Legislativa.

O índice solicitado pelos sindicalistas tinha por base os 4,71% do reajuste concedido ao mínimo nacional, e mais 3,26% correspondentes à reposição das perdas nos últimos três anos, tendo por base o Dieese. Em caso de aprovação do piso estadual, em cinco faixas sobe para valores entre 1.292,82 reais e 1.638,36. 

O reajuste é retroativo a 1° de fevereiro, data-base do benefício.

Os sindicatos querem apresentar uma emenda junto às bancadas da Assembleia, certamente as de esquerda, para que seja garantido reajuste superior ao mínimo. O projeto entra em pauta e segue rumo à análise das comissões. Depois é que vai a Plenário.

5 comentários:

Anônimo disse...

Tem que exterminar este mínimo regional.Coisa inventada por petista mesmo.
Nada que vem de PT presta.

Anônimo disse...

Isto aí é uma situação "sui generis". De um lado, um governo totalmente atrapalhado, incapaz de gerenciar suas próprias contas, devedor contumaz, se dá o "direito" de determinar índices e/ou valores para a iniciativa privada... Ou seja, não tem nem vergonha de adotar o "faz o que digo, mas não o que eu faço". Triste isto. É esta mentalidade, ainda reinante, de pensar que o estado deve meter-se em tudo quanto é canto. É gente que se acha "iluminada", vê as relações sociais pela ótica do Líder e de liderados... Paternalismo. Quanta bobagem.

Ariel disse...

Claro, o piso deveria ser bem mais; digamos: 4 a 5 mil! o problema não está no tal piso mas o quanto alguém está disposto a pagar, inclusive com os peduricarios etc etc. Aconselharia aos sindicatos que todos seus dirigentes estivessem nesse nível, isto é, um salário mínimo....e, aquele que arca com o custo tivesse liberdade de contratar e de demitir sem MULTAS , ENCARGOS ETC

Anônimo disse...

Reajuste de maraja, aqui na firma o patrão não deu nem a inflação, isso com um mês de greve. Esse povo da iniciativa privada reclama demais!

Anônimo disse...

Em primeiro lugar os Sindicalistas conseguiram parar a Indústria de tantos Direitos que conseguiram para o trabalhador. Quem em sã consciência hoje consegue manter um Empregado com tantos Direitos? Impossível
Em Segundo lugar a Constituição Federal é clara quanto ao valor do salário que um empregado deva receber. A Constituição Federal diz que o Salário Mínimo deve ser compatível com as necessidades de uma família. É possível sustentar uma família com esse vergonhoso Salário Minimo de hoje corroído de Impostos? Se sim, baixem os Salário dos Políticos, pois ganham demais.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/