Em plena estiagem, colheita do milho se inicia com perdas e elevação dos preços


Começa hoje a colheita do milho no Rio Grande do Sul, com abertura oficial no município de Chiapetta, região Noroeste.

A solenidade será marcada pela preocupação com os efeitos da falta de chuva nas lavouras. As perdas consolidadas apontam redução média da produtividade, entre 5% e 40%, de acordo com a região. A quebra da safra deixou em alerta outras cadeias produtivas.

A colheita do milho no biênio 2019-20, estimada inicialmente em 5,8 milhões de toneladas, poderá no máximo chegar a 4 milhões, perda de 30%. Suinocultores que compram o milho para alimentar os animais, a cadeia em torno dos produtos derivados do leite e também os avicultores irão sofrer os efeitos colaterais com o sobrepreço que virá.

Na abertura da colheita, o governo estadual lança o Programa de Produção e Qualidade do Milho (Pró-milho RS), que vai trabalhar com focos na produção e qualidade, crédito e comercialização.

5 comentários:

Anônimo disse...

Com milho mais caro que é insumo para ração dos animais, tudo vai subir, com dolar a R$ 4,28. alías está tudo subindo, e ai vem dizer que a inflação 2020 vai ser de 3% kkkkkkkkkkk O Pobre só se ferra no governo Bolsonaro.

Joel Robinson disse...

VAI COMEÇAR O "DEBULHO" OU A CHORADEIRA....VÃO QUERER COMO SEMPRE "AJUDA" DO GOVERNO....DO NOSSO DINHEIRO...RS USA SISTEMA ARCAICO DE IRRIGAÇÃO, NÃO SEGUEM AS INFORMAÇÕES DO INPE SOBRE AS CONDIÇÕES DO TEMPO E SOBRE A UMIDADE DO SOLO...

Joel Robinson disse...

http://agricultura.cptec.inpe.br/

Anônimo disse...

Joel Robinson, és daqueles "especialistas" na agricultura que nunca plantou sequer um pé de alface e que a indiada do interior quando vê, só pelo jeitão já se caga rindo e chama de "almofadinha"!

Anônimo disse...

Joel robinson, tu sabes a diferença entre milho e soja? Já pegou um punhado de terra na mão alguma vez na tua vida mediocre?
Deixa de ser aloprado, tu só ainda não morreste de fome porque cultiva o teu alimentoalimento, retardado.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/