Renato Portaluppi baixou em hospital do Rio, Copa Star, para cirurgia no coração. Médicos de Porto Alegre acompanharão tudo.

O cardiologista Leandro Ioschpe Zimerman, coordenador da Unidade de Arritmia e Eletrofisiologia do Hospital Moinhos de Vento, vai ao Rio de Janeiro na noite desta sexta-feira para acompanhar um procedimento no coração de Renato Portaluppi. O médico viaja a pedido do técnico do Grêmio, que optou pela intervenção na capital fluminense por estar em férias e junto da família.

Zimerman mandou dizer ao editor que será feita uma ablação, procedimento em que se introduz um cateter na veia femoral, pela virilha, que vai até o coração. Os médicos conseguem monitorar por vídeo os pontos que geram arritmia, podendo cauterizá-los. Trata-se de uma intervenção semelhante à realizada em Portaluppi há um ano, no Hospital Moinhos de Vento. Segundo Zimerman, um exame de rotina em setembro detectou a volta da arritmia no técnico – recorrência que costuma ocorrer entre 20% a 40% dos casos. “Aí decidimos que ele faria a ablação. Ele fez questão que a Unidade de Arritmia e Eletrofisiologia do Hospital Moinhos de Vento organizasse o procedimento no Rio de Janeiro e que nós estivéssemos junto”, afirmou.

A ablação em Renato Gaúcho será realizada na manhã deste sábado no Copa Star. Além de Zimerman, a equipe do cardiologista Eduardo Saad e o médico do Grêmio, Paulo Rabaldo, participarão do procedimento.

Nenhum comentário:

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/