Governo Bolsonaro quer investigação internacional sobre Boeing abatido no Irã

O governo brasileiro emitiu nota por meio do Itamaraty pedindo uma investigação rigorosa, com base nas diretrizes estabelecidas na Convenção sobre Aviação Civil Internacional, para descobrir as causas da queda do Boeing 737-800 no Irã.O avião caiu poucas horas depois de o Irã lançar mísseis contra duas bases usadas por tropas norte-americanas no Iraque, numa operação em retaliação pela morte do general iraniano Qassim Soleimani.

A aeronave da companhia aérea Ukraine International Airlines, caiu no início desta semana (8.jan) perto de Teerã e deixou 176 mortos de 7 países.

Tanto os Estados Unidos como o Canadá afirmam que há provas de que o governo iraniano abateu a aeronave. Mas sugerem que foium engano por parte das forças-militares, pois havia dezenas de iranianos no avião. O Reino Unido também endossou a possibilidade.

O presidente da Organização da Aviação Civil iraniana, Ali Abedzadeh, nega e pediu aos países do Ocidente que apresentem provas da responsabilidade do Irã na queda.

Eis a íntegra da nota do Itamaraty:

“O governo brasileiro estende suas condolências aos familiares das 176 vítimas da queda do Boeing 737-800 da Ukrainian International Airlines, ocorrida ontem, 8 de janeiro, em território iraniano.

O Brasil espera que as autoridades competentes da área de aviação civil conduzam investigações de maneira rigorosa, com base nas diretrizes estabelecidas na Convenção sobre Aviação Civil Internacional, em colaboração com autoridades ucranianas, para identificar as causas dessa tragédia.

30 comentários:

Anônimo disse...

Bobageira sem limite. Tem coisas importantes a serem feitas.

Anônimo disse...

Um país que não sabe operar seus mísseis e abate um avião comercial com dezenas dos próprios cidadãos seria um enorme problema com uma bomba atômica. Já pensou se aperta o botão por engano e se auto destrói, ou destrói um vizinho por engano? Deus nos livre.

Anônimo disse...

Mas sugerem que foi um engano por parte das forças-militares, pois havia dezenas de iranianos no avião.

nada a ver, eles não estão nem ai se ha gente deles nos alvos...

basta ver aqueles malucos que andavam atropelando pessoas com caminhões pelas ruas da Europa uns anos atrás...

passavam por cima de todos, e muitos era muçulmanos andando pelas ruas como qualquer outro cidadão...

esse negocio de que "foi um engano" é pra aliviar a barra dos aiatolás?

Anônimo disse...

A Boeing está falida, então inventaram essa do míssil para encobrir a verdade sobre a referida empresa.

José Corrêa disse...

É isso aí!!!

O tempo de apoiar governos ditatoriais e assassinos passou!!!

Anônimo disse...

Mito canalha, corrupto, FDP

Anônimo disse...

---
Demagogia barata.
O governo brasileiro num affaire desse naipe representa menos do que o cocô do cavalo do bandido dos velhos filmes de faroeste. Baita pretensão !!!
--=

Anônimo disse...

Tela azul na cabeça do bozominion: https://www.dailymail.co.uk/news/article-7874033/ISIS-welcome-death-Irans-Qaseem-Soleimani.html

Anônimo disse...

Bolsonaro e o seu despreparado ministro Araújo cuidem dos seus chinelos que já farão muito. Que não se metam "de pato a ganso" nos assuntos de gente grande. Já fizeram besteiras demais e já falaram asneiras demais.

Cris disse...

É noite...
Então estou eu lá sem fazer nada e pego o meu celular para filmar ninguém ... nem coisa nenhuma... ( é o que o vídeo mostra) mas o faço no exato momento em que um avião cairia matando mais de cem pessoas e , pior que isto ,ele seria atingido por um míssel (?), desviando o foco do fato do sr.Trump estar na eminência de ser proibido de tomar decisões tresloucadas em país que não seja o seu sem autorização do Congresso...
A análise das caixas pretas irá esclarecer toda esta estória...
Mas o que chama atenção é o fato da versão envolver sistema antimíssel iraniano ,depois da morte de seu general envolver avião não tripulado e mísseis disparados de base em solo americano...
Ai...ai...ai....
Se foi um míssel... pode ter sido um míssel disparado por qualquer um... Não é mesmo?
Mas o vídeo apareceu onde mesmo?
No "Snowflake Times"... (NYT)
Só rindo... embora lamentemos e muito a morte de inocentes...

Anônimo disse...

Não votei no Bolsonaro mas tô começando a apoiar ele por ter uma postura conservadora e se aproximar dos nossos colegas americanos,é verdade tem que ser aberta uma investigação sobre a queda desse avião que também acredito que foi abatido pelos terroristas iranianos.

Anônimo disse...

O povo brasileiro também quer investigação internacional sobre o salário mínimo que esse governo mequetrefe reajustou abaixo da inflação, uma vergonha.

Anônimo disse...

Finalmente o safado e covarde do governo terrorista iraniano, o cúmplice tão ainda hoje defendido pelos crápulas do Lula, Dilma e do Celso Amorim, que ainda hoje os protege e defende, admitiu que derrubou realmente o avião e matou 176 inocentes, com quase metade sendo, inclusive, de seus próprios compatriotas, ou seja, tranquilamente, esses terroristas safados e assassinos, escolheram e se decidiram a matar seus próprios concidadão somente para assim poder jogar a culpa nos americanos, não contando, os cretinos e idiotas, os ainda tontos amigos do Reinaldo Lula Odebrecht Azevedo e outros de mesmíssima laia petista e comunista, que gravações de satélites americanos, ingleses e russos gravaram a luminosidade dos dois pontos de luz representativos dos mísseis iranianos ao se elevar e se dirigir para o pobre e indefeso do avião comercial justo só lotado de suas inocentes vítimas ! Se atente, por isso, que, sendo o avião ucraniano, ou seja, de um país com o qual o Irã se dizia ser amigo, daí o motivo da recente e inédita visita do presidente russo Putin logo e de imediato à Síria do Bashar Assad, principalmente depois do Putin ter classificado de assassinato a operação americana contra o safado do covarde terrorista iraniano, ou seja, fez questão de se arriscar somente para dizer ao Bashar que o gato efetivamente "subiu no telhado" e, que, portanto, se esconda, rápido, para não ser, efetivamente, o próximo !

Anônimo disse...

Não necessita mais, os irenianos reconheceram o erro,ver Antagonista. Só não esperavam que alguém estava filmando?

Anônimo disse...

Bostanaro FDP, ladrão, corrupto.

Mardição disse...

O Irã ameaça os Estados Unidos. Quem não sabe pra onde atira não vence guerra nenhuma.

Anônimo disse...

O mais vergonhoso são as mídias comunistas e petistas, tipo Globo, CBN, jornais e etc, ao se ver na obrigação de ter de reconhecer e dar a notícia de que os safados dos terroristas que tanto defendem mataram, sim, 176 inocentes, inclusive, sendo metade de conterrâneos, imediatamente logo enfatizam que "... mas apresentaram desculpas !". Prestem atenção neste ridículo eufemismo desses sem-vergonhas !

Anônimo disse...

Vai trabalhar PR. Tudo é caro neste país pela incompetência governo. Deixa de bobajada sem significado

Mordaz disse...

Está meio atrasado. Faísca lenta. Louco para meter o dedo na tomada e tomar choque.

Anônimo disse...

Já imaginaram uns terroristas covardes e filhos das putas destes tendo nas mãos uma Bomba Nuclear, uma Bomba Atômica ? Os canalhas amigos do Lula, Dilma e Celso Amorim conseguem se explodir até com com o uso de fogos juninos do tipo "peidos-de-véia", imagina então o estrago que não farão com uma Bomba Atômica ! Quanto ao Lula, Dilma, Celso Amorim e outros sem-vergonhas comunistas e petistas, saiam do meu país, saiam do Brasil, vão para o Irã, Cuba, Rússia, Argentina e França, canalhas !

Anônimo disse...

ohhhhh ata comoção os americanos matam isso por dia. põe no Google acéfalo e pesquisa um avião civil iraniano derrubado pelos EUA nos anos 80 com dezenas de crianças

Anônimo disse...

Bolsonaro:
Quer tomar atitude de homem mesmo?
Manda prender a louca da Gleise Hoffman que chamou esses terroristas para atacarem o Brasil na rádio al jazirah. Lembra??
Prendendo essa demente, nós brasileiros e eleitores nos sentiriamos mais seguros.

Anônimo disse...

Saiam do Brasil bando de filhos das putas e traidores do país que só sabem mesmo pe ficar o tempo todo a falar mal do Bolsonaro, bando de petistas e comunistas quintas-coluna, bando de putas e viados ! Saiam, seus merdas, seus cagões e cagonas ! Rua !!! Xô !!!

Anônimo disse...

Já pensaram se tivesse sido os americanos que derrubaram o avião ? Já pensaram o que não falaria a militante petista Pétrea Chaves, da CBN ? Como não foi os americanos, está calaaaada, muda, melhor dizendo ! Assim realmente não dá, com esse tipo de mídia ! Prestem atenção nas hipocrisias e falta de isenções dessas mídias que tem nos seus âncoras os famosos, conhecidos e propalados "isentões", tipo Kennedy Alencar, Reinaldo Lula Odebrecht Azevedo, Noblat, Miriam Leitão, Lauro Jardim, Mônica Bérgamo, Eliane Catanhêde, Guga Chacra, Raquel Sherezade, Amnselmo Gois, Bernardo Melo Franco, Vera Magalhães, Rosane de Oliveira, Juremir, Nando Gross, David Coinmbra, Carolina Bahia, Taline Oplitz, Érico Veríssimo, Otávio Guedes, Cristiana Lobo, Élio Gaspari, Felipe Moura Brasil, Diogo Mainardi, Mário Sabino, Nassif, Merval Pereira e muitos outros mais !

Anônimo disse...

Isso é que é um povinho trapalhão, né ? Durante o enterro do seu querido e safado terrorista, idolatrado pelo Lula, Dilma e Celso Amorim, mataram mais de 50 compatriotas pisoteados e quando ficam zangados e querem se vingar, derrubam é um avião com metade de seus conterrâneos, ou seja, que loucos, esses bandidos ! Lembra demais os petistas e comunistas daqui, que só fazem mesmo é apanhar nas urnas e, agora, precisam mais ainda é começar a apanhar nas ruas, bando de cretinos e canalhas, todos uns ladrões e filhos das putas mesmo !

ZAPELINO B disse...

Bananaro, não te mete, que esta é uma briga de cachorro grande e tu não passas de um guaipeca virá latas!

Anônimo disse...

Bolsonaro falando e meu dog cagando é a mesma coisa. Que se preocupe mais com as questões do Brasil.

Anônimo disse...

Meu presidente, votei no senhor, porém quero ver o Trump pegando o teu beludo.

ZAPELINO B disse...

Amem!

EU ACUSO! disse...

A Direita brasileira é composta por uma corja de SIONISTAS atrelada aos interesses norte-americanos.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/