Opinião do editor - Sem convocação extraordinária, Reforma RS jamais será aprovada pela Assembleia

O governador Eduardo Leite não parece disposto a recuar da decisão de manter a convocação de sessões extraordinárias da Assembleia para os dias 27 a 31 de janeiro, tudo para votar a maior parte dos projetos que integram o programa Reforma RS, destinado a mudar os atuais planos de carreira e planos de previdência e saúde dos servidores estaduais.

Na semana que vem, o governador reunirá com as bancadas da base aliada, tentando sentir o pulso.

Existem restrições, mas Eduardo Leite sabe que somente compelidos pela celeridade dos regimes extraordinários de votação é que o pacote tem chance de aprovação, já que em sessões ordinárias o programa seria desidratado completamente e até empurrado com a barriga para a eternidade.

A votação da única proposta do Reforma RS, a das alíquotas da previdência, mostrou que o governo pode apostar na base, mas não pode vacilar.

É agora ou nunca.

O Reforma RS acabará com a maior parte dos benefícios extraordinários, sobretudo as aposentadorias precoces, além de cortar vantagens só existentes no serviço público estadual. Sem isto, o custo da Folha continuará consumindo os recursos públicos, inflando o déficit e condenando o governo a não poder sequer governar o governo.

CLIQUE AQUI para examinar o programa Reforma RS.

8 comentários:

Anônimo disse...

Capetinha pergunta:
Se o RGS fizer a reforma (acabar com as mordomias da vagabundagem publica)local, significa que Bahia, Paraíba, Pernambuco, Ceara, Etc; não precisarão fazer a reforma (ou é obrigatório para todos ? ), e podem continuar em festa (sem voltar ao trabalho) até o carnaval ???
PS: Hoje a festa continua na Bahia; só não vai televisionar, pra vocês não ficarem com invejinha (não se distraírem, enquanto trabalham e sustentam quem não trabalha).

Anônimo disse...

Quero saber quando o Bolsonaro vai honrar com a promessa de campanha e acabar com o 'pejotinha' dos jornalistas, que na prática, é uma forma de burlar o imposto de renda. Para que não conhece: É comum que jornalistas criem uma empresa MEI e sejam contratados (por outras empresas) como se fossem prestadores de serviço. Assim, o jornalista receba seus proventos pelo CNPJ de sua empresa MEI e não receba salário vinculado ao CPF. Qual a vantagem? Recebendo pelo CNPJ os jornalistas não pagam imposto de renda. Isto é, reclamam que o Estado e o Brasil estão quebrados, mas burlam o sistema para não pagar imposto, assim contribuindo para a queda da arrecadação e o caos das finanças públicas... Enquanto qualquer trabalhador contribui com até 27,5% de imposto de renda para o país (no caso dos servidores, retido na fonte), os jornalistas contribuem com zero. E ainda querem falar em privilégios... é muita hipocrisia e muita cara-de-pau.

Anônimo disse...

Tu está muito raivosinha editor. Vai dar o c* assim você se acalma.

Anônimo disse...



DE MODELO A TODA TERRA......

A votação da única proposta do Reforma RS, a das alíquotas da previdência, mostrou que o governo pode apostar na base, mas não pode vacilar.

QUER DIZER....QUE MUITOS DEPUTADOZINHOS ESTÃO SE LIXANDO PARA A SITUAÇÃO FALIMENTAR DO ESTADO...MESMO SABENDO QUE NÃO EXISTE OUTRA SAÍDA...A SOLUÇÃO É APROVAR OS PROJETOS DO GOVERNADOR...... E REZAR PARA A ECONOMIA CRESCER E MUITO...POIS DAQUI UNS 4/6 ANOS TEM QUE FAZER MAIS CORTES E REFORMAS...

Anônimo disse...

Enquanto o editor é favorável que um servidor aposentado que ganha R$ 2000,00 pague mais R$ 100,00 para a previdência, empresas altamente lucrativas deixaram de pagar bilhões de reais aos cofres do estado devido aos inúmeros refis, refaz, em dia e outros perdões estatais aos maus pagadores. Está na hora de acabar com esses parcelamentos ridículos. Até porque o ICMS não é o empresário que paga, mas sim o consumidor final: empresário só faz o repasse(conforme já deixou claro o STF). Quero ver empresário dar desconto de 90% quando o cliente deixa de pagar na loja. E se alguém for favorável a essa vergonha, que me empreste, e depois de vários anos quero redução de 90% de juros e multas. Está na hora de acabar com essas tetas dos estados aos maus pagadores e valorizar quem paga em dia, ou parcelado sem desconto.

Anônimo disse...

Grande Vitoria de pirro, todos vamos perder os funcionários Públicos serão aniquilados em seus direitos, mas sempre os mesmos , a elite do judiciário e legislativo, foram poupados, a sociedade civil , vai perder a qualidade da prestação dos serviços públicos, e vai pagar uma conta amarga, pois este problema de caixa no Estado, não vai ser resolvido achatando e reduzindo salários, e muito complexo e exige um elenco de medidas profundas em todas as áreas da administração publica, não vai resolver, vamos chegar no final do ano com salários e contas atrasadas , qual vai ser a desculpa , mas a lei do retorno vigora,agora os Deputados votam , em 2020 e 2022 , os funcionários votam.

Anônimo disse...



Precisamos aprovar as reformas ou estaremos assinado o nosso futuro com a ruína e a desolação...

O RS não pode seguir refém dessa gente!

Acabou, pessoal. Vão procurar com suas competências uma atuação na área privada. Lá vocês terão todas as oportunidades de ganhar mais. E trabalhar mais também!

Anônimo disse...



Eu sempre defendi essa proposta do Governador! Afinal, mesmo tendo amigos como o Coquinho, o Jaime e o Abelha, não vejo outra saída para o RS!!!!

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/