Artigo, Eugênio Pacelli de Oliveira, Conjur - Juiz das garantias: muito barulho por nem tanto

O advogado gaúcho Luiz Francisco Corrêa Barbosa, que é também advogado do editor em causas junto ao STJ e STF, acha que este é o melhor artigo que já leu sobre o assunto.

CLIQUE AQUI para saber como votou cada deputado no caso do juiz de garantias. O material é do blog O Antagonista.

Há algo que se deve aprender desde o primeiro ano nas Faculdades de Direito: antes de se debater qualquer questão jurídica é preciso definir previamente em que nível se situará a discussão. 

Em matéria de novidade legislativa, então, cumpre combinar com o interlocutor se o que se irá debater é a validade da nova lei, ou se será a sua pertinência ou viabilidade prática, ou, ainda, se, tal como veio, trata-se de uma legislação ruim ou boa, do ponto de vista de nossas preferências dogmáticas e teóricas.

CLIQUE AQUI para ler mais.

5 comentários:

Anônimo disse...

Enfim, tornaram extremamente burocrática a fase que era de competência da polícia judiciária que, por sua vez deveria ser simplesmente extinta, senão é um bis in idem.

Anônimo disse...

Bom, vejo vários advogados(óbvio) defendendo a tal figura, com algumas poucas críticas a pontos específicos, como é o caso desse artigo. Ocorre que ao analisarmos o arcabouço jurídico em matéria penal, o que temos é mais uma figura para defender e liberar bandidos. Não se pode analisar o juiz de garantias por si só, argumentando inclusive que tal figura existe em outros países. Afinal, já temos inúmeras instâncias até o trânsito em julgado(juiz, tribunal, STJ, STF), recursos de recursos, progressão de regime(30 anos se transformam em 1/8 se for mulher com filho pequeno, para homens temos 1/6 ou ou 2/5 etc), abuso de autoridade(para punir promotor e policial principalmente), audiência de custódia e por aí vai. Quer juiz de garantias, tudo bem? Vamos acabar com todas as demais regalias para a bandidagem, aí fica só aquele. Que tal?

Anônimo disse...

SE ENTENDI,UM BIS EM IDEM,UM NÃO QUE NEGA, UM SIM QUE AUTORIZA,UM PETISTA QUE ROUBA, UM TARSO QUE MENTE

Ultra 8 disse...

"Um país com muitas leis, é um país sem governo".

Rui Barbosa

Anônimo disse...

Quem que foi o pai ou a mãe da criança???

Algum interesse por trás tem.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/