Dica do editor - Saiba como tratar a praga da água viva


38 mil gaúchos que estão nas praias já foram atingidos por água viva. O médico dermatologista do Hospital Conceição, Porto Alegre, Paulo Andrade, explica que o mais indicado para o tratamento da dor é colocar, num primeiro momento, compressas de água marinha gelada. “Também compressas com vinagre se mostram efetivas no tratamento. O ideal seria alternar os dois procedimentos”, esclarece. Ainda de acordo com Andrade, considera-se mito colocar urina no local, e o uso de água doce para lavar é contraindicado, uma vez que pode disparar nematocistos íntegros, que são o sistema de defesa do animal, podendo piorar o quadro. Expor o local atingido ao sol também não é adequado, porque a ação agressora que a radiação solar tem sobre a pele soma-se à acometida pela peçonha da água viva.

CLIQUE AQUI para ler tudo. O material é do Blog 3E.

Um comentário:

Anônimo disse...

Mãe d'água virou praga? Praga é o humano invadindo o habitat das medusas/águas vivas. Praga é o ser humano que não é anfíbio não e peixe invadir o território marítimo. Praga é usar protetor solar com veneno que destrói os corais. Só faltava essa da mídia politicamente incorreta culpar as lindas mães d'água... Sabe porque elas afloram ou aumentaram ?????

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/