Artigo, Luis Carlos Heinze, Jornal do Comércio - Torres será o melhor porto do RS

- O autor é senador pelo RS. O título original do artigo é "Investir em infraestrutura é voltar a crescer".

Não é de hoje que a situação econômica do Rio Grande do Sul não vai bem. As gestões tentam todos os caminhos para colocar a casa em ordem. Apostar em infraestrutura é voltar a gerar riquezas. De norte a sul, tentamos facilitar o transporte de produtos ligados ao setor primário e de bens de consumo. A produção passa pelas rodovias, aeroportos, ferrovias e hidrovias. Por isso, as questões que apoiam o empresariado, o produtor, o consumidor, comércio, indústria e turismo são tão importantes. Caminhos para a prosperidade do nosso Estado.

Desde o ano passado, encorajado pelo ex-deputado e ex-prefeito de Passo Fundo, Fernando Carrion, estou empenhado no projeto da construção de um porto hidroviário no Litoral Norte gaúcho. Foram inúmeras reuniões, envolvendo empresários, população, órgãos ambientais e a Marinha, grande parceira desse projeto.

A ideia remonta ao tempo do Império Brasileiro. À época, Dom Pedro II encomendou a engenheiros ingleses um estudo sobre a viabilidade. Impressionados com a profundidade do mar gaúcho, pesquisadores teriam orientado a construção de um terminal onde hoje fica Torres. Entretanto, a opção foi por Rio Grande.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

11 comentários:

Anônimo disse...

Deodoro também teve este plano.
Rui Barbosa o defendeu muito.
Mas as futricas do inicio da República jogou tudo fora.

Anônimo disse...

O editor está literalmente viajando, gosta de Torres; mas o Porto no RS, será em Arroio do Sal, conforme termo assinado com os empreendedores Russos, juntamente com o Prefeito.
Mas a sua chamada de capa totalmente equivocada, é ARROIO DO SAL.

Joel Robinson disse...

PRIMEIRO SE FAZ UMA ESTRADA DE FERRO, OU SE COMPLETA O MODAL DA SERRA ATE´O LITORAL, DEPOIS O RESTO.

Anônimo disse...

Tanto faz se é em Torres ou Arroio do Sal. Vai destruir a região.

Anônimo disse...

NÃO SAIRÁ PORTO NENHUM!

A INICIATIVA PRIVADA NÃO GASTARÁ GRANA EM LOCAL DE MAR VIOLENTO, COM ALTA MARESIA E VENTOS E QUE NECESSITARIA DE 3 KM DE PIER PARA ALCANÇAR MAIS DE 12 M DE PROFUNDIDADE.

E TEM MAIS: QUE VIA FÉRREA SUBIRÁ A SERRA 900 M DE ALTITUDE EM 20 KM?

E IDEM COM AUTO PISTA DUPLA?


E TENDO O PORTO DE IMBITUBA SITUADO MENOS DE 150 KM AO NORTE DE TORRES?


SOMOS OU NÃO UM ÚNICO PAÍS?

Anônimo disse...

Primeiro erro do ex-prefeito e do Senador, porto hidroviário é em rio, porto no mar, é porto marítimo, segundo erro, para se construir este porto, deve-se ter muita pedra, praticamente vão ter que desmanchar um morro junto a BR 101, coisa que acho difícil na atual conjuntura, com o IBAMA e os ecologistas, e por fim vão ter que desapropriar uns 15 km de costa para construir este porto, o que para mim será o maior entrave para a construção, ( muito dinheiro para desapropriações), devemos ter água tratada, energia e uma estrada de acesso para a construção, ou seja não temos nada, o eng. Carrion é um velho sonhador,
um porto deste porte custaria em torno de 5/6 bilhões de dólares por baixo, não saí, não existe demanda para dois portos marítimos aqui no estado, e também não esta incluída uma linha férrea. Pois sem esta linha o frete continuaria caro.

Anônimo disse...

As condições extremas das frequentes ressacas, temporais e ciclones no litoral aberto do Rio Grande do Sul, inviabilizam completamente um porto deste tipo. O grande investimento, se ocorrer, estará destinado ao fracasso das operações. Muito mais sensato, óbvio e barato, seria o reforço e melhoria da hidrovia natural da Lagoa dos Patos e a construção da ligação ferroviária entre a Estação General Luz e Pelotas. Ambas rumo ao porto natural, seguro e consolidado de Rio Grande.

Anônimo disse...


Vai ficar que nem o aeroporto de Torres ...

Nunca ninguém pediu... não havia a menor necessidade e tá lá às moscas ...

Fazer um porto de grandes proporções no meio de uma praia com vocação exclusivamente turística é condená-la ao inferno.

Doce ilusão que vai trazer progresso !

Anônimo disse...

Espero que já venha nascer privatizado, para não dar mais cargos públicos aos abastados e privilegiados funcionários de estatais.

Anônimo disse...

Vão criar vergonha na cara e busquem alternativas para o desenvolvimento do porto de rio grande, existe lá uma grande área retroportuária, única no mundo, disponivel para novas empresas, busquem soluções para os entraves logísticos e tornem o porto mais competitivo. Bando de sonhadores e incompetentes.

Anônimo disse...

A marreca de Maringá está desmoralizada. Eh o q ele é capanguinha humilhado de miliciano kkkk

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/