Novo reitor da Unipampa: "Sou negro e defendo a diversidade social, sobgretudo na universidade"

O novo reitor da Unipampa, Roberlaine Ribeiro Jorge, diretor do Campus do Alegrete, escreveu o texto a seguir no seu Facebook, num momento de grande tensão na disputa pelo cargo. Seus detratores tinham viralizado notas segundo as quais Bolsonaro não o nomearia por ser negro. Leia:

Como negro, me aproximo dos movimentos de valorização da identidade afrodescendente, na justa medida em que o objetivo seja valorizar o negro nos mais diversos aspectos, sem que para isso seja preciso desvalorizar outras etnias. Acima de tudo, sou ardoroso defensor da inclusão social plena, no acolhimento de todos cidadãos, independentemente de sua raça, condição social, opção sexual e religiosa, mostrando que a justiça social e a verdadeira cidadania passam por aceitar as nossas diferenças.


Na minha atuação profissional sempre parti desta perspectiva. Como diretor do Campus da Unipampa de Alegrete, procurei a aproximação com toda sociedade local. Meu compromisso sempre foi de estabelecer políticas de diversidade social, algo que julgo essencial na universidade, devendo ampliar a nossa ação na sociedade em todos os matizes. Mesmo que tenhamos muito ainda a avançar, considero que nos últimos anos já alcançamos patamares não imaginados.


Se as políticas de diversidade devem ser vistas como prioridade, a universidade deve servir de exemplo, mostrando a importância de trazermos esse debate para nosso dia-a-dia acadêmico, sem nunca perder de vista que acima de tudo buscamos a valorização do ser humano.

17 comentários:

José Corrêa disse...

Ué?!?

Mas o tal do Bolsonaro não era rascista???

Só que não!!!

Anônimo disse...

É apenas uma questão de interpretação, mas o que ele diz defender não é di-versidade, que tem a conotação de dividir, mas sim uni-versidade que contempla os diversos numa mesma situação de igualdade e oportunidade. Que tenha sucesso na sua nova atribuição e que, independente do "veículo" ou carcaça dos alunos, sejam todos vistos como iguais na sua essência.

Anônimo disse...

Gente boa. Vai fazer sucesso!

Anônimo disse...

E o Queiroz?

Anônimo disse...

Se as políticas de diversidade devem ser vistas como prioridade, a universidade deve servir de exemplo,

é mesmo?

e o senhor irá derrubar o muro erguido pela "diversidade" acadêmica em torno de bibliografias de direita barradas pelos profis das universidades?

ou continuarão a confinar os alunos na bolha de fantasia das bibliografias de sempre, gerando o "magnifico" processo de pensamento único?

ou sera aquela diversidade onde todos, "esquerdamente", concordam?

CARLOS Flávio disse...

Impressionante o quanto o discurso da esquerda é destrutivo.
A ciência genética já provou e comprovou que não existem elementos que justifiquem separar humanos em raças, pois somos uma espécie sem sub-divisões, no entanto o culto a segregação é muito forte.
As pessoas valem por seu caráter e competência.
Outra piada é a expressão vazia: justiça social.
Precisamos evoluir.

Anônimo disse...

A Meritocracia deve reger tudo isso. A Filantropia é dogma religioso.

Anônimo disse...

Que o acesso ao curso seja poe MÉRITO. Que todos tenham os mesmos direitos, o que não falta é branco pobre.

Anônimo disse...

Que todos tenham o mesmo direito. Verdade. Boa educação desde o primário, com escolas públicas de excelência. Enquanto os mais ricos estão em boas escolas desde o jardim de infância, os pobres, na sua maioria negros e seus descendentes, penam em escolas públicas de péssima qualidade e mal aprendem ler, escrever e fazer as 4 operações. Não sejamos cegos por aversão aos esquerdistas.

Anônimo disse...

Sobre o Queiroz e o filhotinho nada de informação no blog.

José Corrêa disse...

O Anônimo PTba das 21:30 não sabe que o miliciano Élcio Queiroz, assessor do PT em Nova Iguaçu, Rio de Janeiro, está preso????

Óbvio!!!

Como se sabe, os #llullaminions tiveram seus cérebros roubados pelo Llulladrão, o Condenadão!!!9

Anônimo disse...

21:30, O Queiroz está na fila, aguardando vaga no presidio que está totalmente ocupado por petistas. Vai demorar!

Anônimo disse...

Quando que vão parar com essa de cor de pele e tratarem-se todos como iguais.

Querem acabar com o preconceito, mas não perdem a oportunidade de bater numa distinção que não existe ou devia não existir, porque fazem questão de não esquecer dela.

Se há distinção e preconceito em algum lugar, que seja investigada e reprimida ao rigor das leis.

Mas o que se vê ainda é a impunidade, exatamente dos poucos intolerantes que ainda existem, como os destruidores de estádios de futebol, que não foram identificados e processados, fazendo todos os demais pagarem pelos erros de uns poucos.

E para acabar com o preconceito, o primeiro passo é deixar ele no passado, até porque quem está vivo hoje, não participou e não viveu aquela época dos horrores. Relembrar isso é manter vivo algo que para deixar de existir, basta deixar de ser lembrado e esquecido no passado.

Demais, é só seguir a vida em frente e ralar como todo mundo, por que não existe almoço grátis nessa vida que vivemos.

O desemprego está ai, para milhões de brasileiros de igual para todos, tanto pra quem tem estudo como para que tem pouco ou nada de estudo. Todos estão na pindaíba do desemprego. As contas chegam, e a comida na pesa tem que ser colocada. O Brasil poderia ser mais próspero, com oportunidades pra todos, mas os governantes corruptos fazem o trabalho inverso, se beneficiando e ferrando com os demais. Nisso eles trabalham direitinho.

Vemos os senegaleses vindos para o Brasil em tempos difíceis com histórico do seu passado recente, longe das famílias, e estão praticamente a própria sorte, mas estão organizados e juntos eles se ajudam com o pouco que tem, e sem desistir, estão ai na batalha do dia a dia. Eles se esforçam, e os brasileiros, o que estão fazendo, senão apenas ficar reclamando e se vitimando constantemente?

Vemos os irmãos nordestinos virem lá do outro lado do país, vender abacaxi, redes, artesanatos, melancia, etc... um trabalho árduo, cansativo que rende poucos frutos no bolso, mas estão na batalha, sem desistir nem deixar de seguir em frente. E nem por isso partiram para o mundo do crime ou das drogas. Isso serve de inspiração pra todos.



CAP CAVERNA disse...

Para mim essa divisão de classes, foi o maior ato racista , que a esquerda maldita criou. Além de dizer que negro, vale menos que brancos, jogaram pessoas de cores diferente, mesmo sendo todos da raça humana, uns contra os outros. Ditar cotas exclusiva para negros, foi o mesmo que dizer que eram inferiores aos demais, o que não é verdade, e sim, isso foi uma violência racial. Que este novo reitor, tenha as bênçãos de Deus e consiga derrubar as inúmeras injustiças que irão criar contra ele, inclusive, racismo !

Anônimo disse...

Sinto muito! Caro Sr. Reitor, mas, "apresentação", com o rótulo "Sou negro/como negro" (lamentável, desnecessário), o restante da frase perdeu o sentido e atitude. Fico triste e preocupada... muito.
Lhe desejo, superação e trabalho digno... Ou melhor, é o mínimo que espero.


Anônimo disse...



::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

https://airtonlemmertz.blogspot.com/search?q=pol%C3%ADtica

:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

Anônimo disse...

O Queiroz está fudendo a tua mulher, corno petista anônimo das 21:30 !

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/