Cremers não quer saber de enfermeira fazendo triagem de câncer de mama e colo de útero

O Conselho Regional de Medicina do RS, Cremers, tirou nota, há pouco, para protestar contra a iniciativa do ministério da Saúde de delegar a triagem de câncer de mama e colo de útero aos enfermeiros na atenção primária.

O que disse o presidente do Cremers, Eduardo Trindade:

- Na busca do governo por economia, o médico vem sendo cada vez mais afastado do atendimento no SUS, e quem paga essa conta é sempre a população mais pobre. O Cremers reconhece o valioso trabalho dos enfermeiros e demais profissionais das equipes multidisciplinares, mas o Ministério parece querer usar as prerrogativas conferidas a esses profissionais em âmbito de equipe, como subterfúgio para tirar do médico as prerrogativas conferidas por lei.

O Cremers também decidiu utilizar instrumentos judiciais para revogar a ordem.

22 comentários:

Anônimo disse...

Fiz preventivo no Posto de Saude no ano passado e quem fez a coleta foram duas funcionárias. Não eram médicas, não informaram a função. Da mesma forma o médico que solicitou a mamografia era clinico, o posto não tem ginecologista. Acho que o Cremers está atrasado e não sabe o que se passa na saúde publica.

Anônimo disse...

Pois é, conheço médicos que 20 anos depois de formados não sabem distinguir entre uma broncopneumonia e um infarto.

Emmanuel disse...

É todo mundo vira macho que "mexem no que é meu"...

Anônimo disse...

que drama desses médicos.

Anônimo disse...

Eles deveriam pensar em atender melhor, assim não seria necessário outra categoria fazer o trabalho deles.

Anônimo disse...

Polibio, o Cremes se manifestou sobre a contratação dos médicos cubanos sem o revalida nos governos petistas, se não se manifestou o por quê aceitou a situação?

Cris disse...

Me perdoem as queridas enfermeiras, pelas quais tenho um carinho imenso , mas quem irá tratar com o desvelo que só vocês possuem pelos pacientes, sejam eles nós mesmos ou nossos amados familiares se colocarem vocês na portaria, na segurança, na limpeza e no lugar dos médicos?
O trabalho de vocês é vital para a plena recuperação dos pacientes e vocês precisam de tempo para realizá-lo com o carinho e competência com o qual sempre o fizeram...
Queremos vocês segurando nossa mão quando tivermos uma crise de pânico em frente a uma seringa de injeção ou nos colocarem em frente a máquinas onde só de olhá-las já começamos a ter falta de ar...

Anônimo disse...

É a máfia branca ditando reserva de mercado na saúde!
Também proibiram a criação de mais cursos de medicina, para manter o mercado da saúde restrito e sem concorrência.

Anônimo disse...

Eles deveriam pensar em atender melhor, assim não seria necessário outra categoria fazer o trabalho deles.

estão mais preocupados em garantir o seu mercado.

Anônimo disse...

Acho que você é que está iludida, senhora. Seu dinheiro dos impostos era pra pagar ginecologista te atendendo no posto e pedindo tua mamografia depois de fazer palpação das mamas. Depois que você tiver um tumor de colo de útero ou de mama por não ter sido atendida por um especialista com o respeito e a qualidade que deveria, não adianta processar o estado. Até sair o resultado do processo você já vai ter morrido. Por causa de pessoas assim, que não valorizam o trabalho do médico que a saúde pública é péssima. E por causa de pessoas assim que apoia que se abra mil cursos de medicina para formar péssimos profissionais em qualquer esquina que a qualidade do atendimento médico vem caindo. O problema do Brasil é a falta de educação do bananense médio.

Anônimo disse...

Puxa, então você anda frequentando lugares muito ruins!

Anônimo disse...

Era só o que faltava: já vi enfermeira atuando como recepcionista, telefonista, administradora de agenda, marcadora de consulta e, agora, no lugar de médico. O que tá difícil ver é enfermeira atuando como enfermeira!

Anônimo disse...

Enfermeira virou pau para toda a obra e por um preço barato! Há que diga que chutando uma pedra, sai uma dúzia delas... Os governos de todas as matizes sabem disso e se aproveitam dessa situação! Se der errado, quem responde são elas, individualmente, e a população que se lixe!

Anônimo disse...

Cremers não quer mais faculdades de medicina, pois com mais opções, as pessoas pagarão menos para ter acesso a saúde. Isso seria ruim para eles.

Anônimo disse...

Governo do mercado é assim mesmo, quer sempre economizar em cima dos pobres pra agradar os investidores...

Anônimo disse...

Vamos valorizar nossos médicos, eles apesar da falta de investimento na Saúde fazem o impossível para tratar o Paciente com a maior seriedade possível. Quando Dilma era Presidente desvalorizou os nossos médicos. Hoje só consulta no Sírio Libanês e não em Cuba.

Anônimo disse...

Falta de investimento?? Hahah é o maior destino de verba pública, perde somente para a corrupção.
Está lá no portal da transparência

Anônimo disse...

Tipo o mula. Que se gabava que os bancos nunca lucraram tanto como na era PT.

Anônimo disse...

É só fazer arminha.
Fizeram o tempo todo ano passado, agora tão levando bala.
Ah, ah, ah.

Anônimo disse...

Ruim com médicos, pior sem eles!!!

Anônimo disse...

Ruim com médicos, pior sem eles!!!

esse é o mesmo "argumento" usado por político e outros...

"na hora que você estiver morrendo, precisará de médico"... com isso podem fazer a população de refém...

a solução é "automatizar" a medicina e deixar os pacientes cada vez menos "dependentes" dos médicos...

Anônimo disse...

Rui com médicos, pior sem eles!!!

sem contar as vezes em que há erro médico ou "tratamentos" ineficazes

why doctors still offer treatments that may not help

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/