Câmara vota, hoje, programa Médicos pelo Brasil. Ele substituirá o Mais Médicos. Cubanos serão autorizados a clinicar.

O relatório aprovado na comissão mista prevê que o governo federal será obrigado a aplicar o Revalida duas vezes por ano (desde 2017 não é realizada a prova), por universidade públicas e particulares. Os médicos cubanos que permaneceram no Brasil serão autorizados a trabalhar no Médicos pelo Brasil.

Um ano após a decisão do governo cubano de retirar mais de 8.500 profissionais do Programa Mais Médicos no Brasil, o governo tenta aprova, hoje, na Câmara dos Deputados, a Medida Provisória 890/2019, com remodelagem e um novo nome, Médicos pelo Brasil. A amplitude do antigo programa - o atendimento de 63 milhões de usuário do SUS.

3 mil vagas do programa seguem desocupadas. Levantamento feito no final do ano passado pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conasems) apontou que 284 cidades em 19 estados do Brasil ficaram sem médicos repentinamente.

Segundo o Ministério da Saúde, o Mais Médicos conta hoje com 15.003 profissionais. Dentre eles, 10.209 têm CRM brasileiro e 4.794 se graduaram no exterior. Considerando que o Médicos Pelo Brasil vai oferecer 18 mil vagas, o déficit, com base nos últimos dados da pasta, é de 2.997 vagas.

2 comentários:

Anônimo disse...

Tem que deixar os cubanos trabalhar.Os médicos brasileiros só querem sombra e água fresca.Só lugarzinho chique,bonitinho...ter carrinho,carrão.Vão pro inferno.

Anônimo disse...

Pq não aproveitam os cubanos no Brasil? É falácia que não são competentes. Questão política e de condução de negócios com Cuba. Esa exportava guerrilheiro pra fora. Agora Médicos e no meio agentes infiltrados. Pq não ter revalida duas vezes ao ano? Pode ser dado as faculdades o direito de aplicar as provas. O Brasil precisa de médicos que queiram ir para o interior e ficar por bom tempo. Pq não operamos no sistema de complemento de estudos para enfermeiros formados nas faculdades? Sim, com acesso direto e financiamento público (FIES). Digamos mais 4 anos de estudos? É questão de segurança nacional, da saúde do Povo.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/