Inflação do IPC-Fipe cai para apenas 0,14% em julho, abaixo do esperado pelo mercado

O IPC-Fipe de julho apresentou variação de 0,14%, segundo dados divulgados há pouco pela Fipe. O mercado esperava taxa mais alta. A surpresa baixista se deu principalmente em função de Alimentação, que variou menos do que o esperado.

Em relação ao mês anterior, quando o indicador registrou alta de 0,15%, a desaceleração reportada refletiu a deflação de Despesas Pessoais (grupo que havia apresentado alta de 0,82% no mês anterior, pressionada pelo item de Viagens e Excursões) e a desaceleração de Habitação. Além disso, vale ressaltar a continuidade das quedas dos preços de Transportes, embora em ritmo menor do que nas divulgações anteriores. Por outro lado, o grupo de Vestuário passou de deflação em junho para alta de 0,39% nessa leitura, e os grupos de Educação e Saúde também aceleraram, moderando o recuo do indicador. 

A última divulgação sinaliza uma pressão menor para Alimentação no Domicílio no IPCA fechado de julho, que será divulgado no dia 8.

3 comentários:

Anti-Comunista disse...

VAI ACONTECER DEFLAÇÃO.

Anti-Comunista disse...

VAI ACONTECER DEFLAÇÃO.

Anônimo disse...

Com a economia estagnada, e sem consumo, a inflação deveria ser negativa (deflação)! Ainda está muito alta para o atual padrão de consumo da população!

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/