Artigo, William Waack, Estadão - Terra arrasada

A Lava Jato está sendo arrastada pelo caos político-institucional

A rigor, o que se publicou até agora de conversas hackeadas de expoentes da Lava Jato confirma o que já se sabia. As figuras principais da Lava Jato percebiam como hostil à operação parte das instituições, incluindo o Supremo. Entendem decisões no STF como resultado de intrincadas lealdades políticas e pessoais por parte dos ministros – ou mesmo inconfessáveis. Portanto, raramente de natureza “técnica”.

O material publicado até aqui sugere que Sérgio Moro e Deltan Dallagnol tinham clara noção de que seu entrosamento, coordenação e atuação eram passíveis de forte contestação “técnica” pela defesa dos acusados e, como se verá, pelo STF. Esse mesmo material hackeado deixa claro, porém, que a preocupação maior deles ia muito além da batalha jurídico-legal.

Consideravam-se participantes de um confronto político de proporções inéditas no qual o adversário – a classe política em geral e o PT em particular – comandava instrumentos poderosos para se proteger, entrincheirado em dispositivos legais (garantidos na Constituição) que os dirigentes da Lava Jato e boa parte da população viam como privilégios.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

17 comentários:

Anônimo disse...

Diz a mídia...
"Governo Jair Bolsonaro tem aprovação de 32% e reprovação de 32%, diz pesquisa Ibope"
- Mais 32% de suposição, mais 32% de interrogação, mais 32% de penetração, mais 32% de ...

Anônimo disse...

Vejaí Políbio...
"Governo Jair Bolsonaro tem aprovação de 32% e reprovação de 32%, diz pesquisa Ibope"
- Mais 32% de suposição, mais 32% de interrogação, mais 32% de penetração, mais 32% de ...

Emmanuel disse...

Tudo besteira! Nem se confirmam as conversas.... Tecnicamente, são lixo imprestável como prova para qualquer coisa.
Está tudo caminhando para a cassação dos políticos hostis à decência: o povo já está exigindo isso.

ARS disse...

Que será que a kroll tem a ver com a espionagem na lava-jato? Perguntem ao olavo.

Alberto disse...

País surreal. Porque esses PTralhas não somem p/ Cuba, Venezuela?

Anônimo disse...

NEM ABRI O TEXTO TODO!

DE CARA CONFIRMA-SE O QUE SE SABIA: ESSA WACA, EX-GLOBOSTA, CONTINUA SENDO UM TUCANO COMUNAFABIANO GLOBALISTA!

AGORA NA GLOBALISTA CNN, ESTÁ ENCORAJADO PARA FALAR MAL DOS HOMENS DE BEM - DELTAN E MORO!

Mordaz disse...

Os vazamentos da espionagem mostra que Moro estava certo do perigo dos corruptos. Eles querem o respeito da lei para poderem estuprar as leis.

Anônimo disse...

Oh 'Waac' fazer um artigo sobre algo intangível que 'talvez' tenha sido até forjado?

O que vale é a especulação sobre o porque teria acontecido em função da corrupção entranhada em todos os poderes, conforme estamos vendo neste exato momento.

Vimos após a Constituição cidadã tudo registrado em cartório, tudo colocado dentro da lei, tudo justificado, tudo mumificado (de repente até suborno, dependendo do ponto de vista, poderá ser considerado moral) tornando de tal forma a definição de certo/errado impossivel de ser medida e aí nem Bolsonaro, nem ninguém governa o Brasil no chamado 'estado democratico de direito' (se não é, cria-se uma lei e passará a ser). Na realidade, daqui a pouco, o bandido vai ser Sérgio Moro.

O episodio do sargento traficando cocaina num avião da Força Aerea Brasileira fazendo logistica para uma viagem presidencial - na cara dura - mostra o ponto que chegamos nos últimos anos e o que aconteceu e está acontecendo no Brasil...não há punição e enquanto não for descoberto pode fazer que alguém garante (isso me leva a especular sobre o entranhamento de facções criminosas em setores governamentais importantes, tal qual Venezuela, o que é uma ideia simplesmente pavorosa).

Peço desculpas a Espanha e a UE pelo comportamento bandido daquele militar e posso dizer que grande maioria do povo é correta, apesar do que se vê por parte da classe dirigente em Brasilia (alguns, inacreditavelmente, eleitos).

Anônimo disse...

A lei do retorno é infalível! – Pode demorar, mas sempre receberemos na medida exata do que oferecemos. Nada mais, nada menos do que isso.

Anônimo disse...

Falta discernimento ao "cronista". Não se pode por na mesma balança 2 juristas do quilate de MORO e DALAGNOL e todo aquele "resto". São muito diferentes. Começando pelo ingresso no serviço público. Há os ignorantes indicados e eleitos, e os que estudaram muito para chegar.
Existem zonas cinzas. Mas se identifica muito bem o preto e o branco.

Anônimo disse...

Militar preso com cocaína na Espanha é bolsonarista:

O militar Manoel Silva Rodrigues, que foi preso em Sevilha, na Espanha, com 39 quilos de cocaína em avião da FAB integrante da comitiva presidencial, é bolsonarista; nas redes sociais posava com fotos fazendo "arminha" e era presença constantes nas comitivas de Bolsonaro

27 de junho de 2019

247 - O militar Manoel Silva Rodrigues, que foi preso em Sevilha, na Espanha, com 39 quilos de cocaína em avião da FAB integrante da comitiva presidencial, foi um apoiador de Jair Bolsonaro na campanha eleitoral do ano passado e era uma presença constantes nas comitivas de Bolsonaro.

O segundo-sargento da Aeronáutica tem 38 anos e ganha salário bruto de R$ 7.298. "No Facebook, mostrou de quem era eleitor, fazendo arminha com as mãos com camiseta amarela. Cidadão de bem das Forças Armadas do Brasil, com muito orgulho, com muito amor", diz o jornalista Kiko Nogueira, editor do DCM.

Rodrigues era presença constantes nas comitivas de Bolsonaro.

Em fevereiro, ele estava entre os militares que o seguiram em viagem de Brasília a São Paulo para a realização de exames médicos.

Entre 18 e 20 de março, houve mais uma missão de transporte do “escalão avançado” da Presidência.

Em 24 de maio, fez bate-volta de Brasília a Recife, acompanhando o presidente, que passou todo o dia em Pernambuco, relata a Folha de S.Paulo.

Anônimo disse...

Racista criminoso

Anônimo disse...

Racista criminoso

Anônimo disse...

Caro Políbio
Ha tempos deixei de ver os vídeos do WW. O elemento é dissimulado e covarde, já que não tem coragem de falar o que pensa, mas, tão somente sugerir. Não tolero.
Esther

Anônimo disse...

Espetáculo de comentário! Concordo plenamente,conseguisses traduzir o que muitas pessoas,como eu pensam desse descalabro que se tornou nosso país,Parabéns!!!

Anônimo disse...

Exato

Anônimo disse...

Exatamente

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/