12 de junho é o Dia do Combate ao Trabalho Infantil, e também dos Namorados

Nesta quarta-feira, a partir das 14h, na avenida Protásio Alves, altura do número 2700, será realizada ação de conscientização contra o trabalho infantil. A atividade é alusiva ao Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, celebrado em 12 de junho.

A iniciativa é da Associação Inter-Comunitária de Atendimento Social (Aicas), em parceria com a Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc). Além de realizar o serviço social, a Aicas também identifica em abordagens, nas diferentes regiões da cidade, situações de rua envolvendo crianças e adolescentes. 

De acordo com a Pesquisa Nacional de Amostra por Domicílio, realizada em 2015, mais de 2,7 milhões de crianças e adolescentes, de 5 a 17 anos, estão em situação de trabalho no Brasil. Em todo o mundo são 152 milhões na labuta precoce, muitas vezes a serviço do crime ou de empresários e produtores inescrupulosos. A exploração do trabalho infantil ainda é uma prática bastante comum em países subdesenvolvidos e deve ser combatida, também como forma de prevenir a evasão escolar.

9 comentários:

Anônimo disse...

Sempre trabalhei, estudei e nunca perdi nenhum pedaço. Até pelo contrário ajudei meus pais, cresci como pessoa, conheci desde cedo a responsabilidade que hoje usufruo como profissional. As crianças desde cedo precisam aprender que tudo se ganha conquistando e não somente ganhando.

Anônimo disse...

Há vá, não tem trabalho nem para os adultos.

Anônimo disse...

Eu trabalhei desde criança, já desde os 10 anos já trabalhava para ajudar em casa. De mim não caiu nenhum pedaço. Hoje uns baitas duns malandros com 15/16 anos são "dimenor", não pode trabalhar. Sobra prá eles distribuírem maconha, drogas, estudar que é bom, não menos, inclusive espancam professores, é o fim destepaiz de corruptos e vagabundos, que só sabem dançar funk.

Anônimo disse...

Caro Políbio
Como as crianças comerão se seus pais não tem $ nem pra isso? Evidente que trabalham por necessidade ou alguma associação do bem vai vesti-las e alimentá-las? Ou o Estado vai sustentá-las? Se assim fosse não estariam trabalhando. Antes trabalhar do que delinquir.
Esther

Thiago disse...

É perfeitamente possível uma criança trabalhar e ter uma infância normal. O que não pode é criança ser abusada, ser escrava do ilícito.

Anônimo disse...

Notícia de hoje: indústria GAÚCHA é a que MAIS CRESCE no Brasil em 2019. O crescimento no acumulado do ano é de mais de 6%, nos últimos doze meses é de 8%.
Ou seja, a indústria brasileira tá sendo salva pelo SUL, os 3 estados do Sul estão registrando os maiores crescimentos. Na indústria de MÓVEIS, o RS cresceu 7,5%

As indústrias paulista e mineira seguem definhando, recuando e puxando o país pra baixo; já a do Sul, diversificada e pujante, vem crescendo constantemente.

Anônimo disse...

Depois do fim da aposentadoria por tempo de serviço com a reforma não vai ter mais nenhum incentivo pra que se comece a trabalhar cedo. Quem começar aos 14 vai se aposentar com a mesma idade do vagabundo que começou aos trinta!!!

Anônimo disse...

olha só, ja colocam as crianças como militantes ja desde a tenra idade...

Anônimo disse...

Anônimo das 18:10h. O trabalho que fazia quando criança estava dentro das minhas possibilidades como tal. Sempre tive as responsabilidades que me cabiam e possíveis de executá-las. Hoje as crianças crescem e esperam tudo pelos pais, são crianças incapazes de juntar um papel em sala de aula porque pensam que a Senhora da
Iimpeza está sendo paga para isso. Você concorda?

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/