Entrevista, Gustavo Grisa - América Latina levará dois anos para engrenar, dependendo do Brasil, Argentina e Venezuela

O economista Gustavo Grisa, sócio da Agência Futuro, que trabalhou como analista de risco político nos EUA, está preparando um relatório com cenário político e de ambiente econômico e empresarial de alguns países da América Latina. Seguem alguns pontos, respondendo a perguntas do editor:

Como fica o ambiente econômico da América Latina, com tantas incertezas?
Estamos vivendo um momento de transição rápida, essa é a parte positiva. O efeito dos estragos causados pela lógica populista e pela polarização ainda vão durar mais um pouco. No Brasil, temos uma sequencia de impeachment, recessão, Presidente preso por corrupção (Temer) e Bolsonaro ainda oscilando entre reformas e retórica conservadora/populista. A Argentina dependerá fortemente das eleições desse ano, e o do que virá depois.  O ciclo bolivariano na Venezuela já venceu, há uma dúvida de como será a transição. O Peru também tem traumas, Presidente que renunciou e preso por corrupção (PPK), e ex-presidente que se suicidou (Alan Garcia). São coisas que assustam os investidores e empresas internacionais. Sem falar no México, que volta a ter um Presidente “nacionalista”. O Chile é mais independente, tem economia mais setorizada e globalizada. Uruguai, estável mas de baixo impacto.
E a Venezuela? Tem chance de se recuperar rápido?
O ciclo bolivariano está com os dias contados, de um jeito ou outro. 
Na Argentina, teremos eleições esse ano.
Sim, se Macri for reeleito, se buscará saber qual o repertório para novo mandato; se voltarem Kirschner ou o peronismo, não há limites para o nível de risco em que se pode chegar. 

CLIQUE AQUI para ler tudo.

5 comentários:

ze do brejo disse...

A situação é sempre a mesma. A esquerda desmonta com a economia, deixa o pais em frangalhos e depois entrega para a direita consertar. É a síndrome do "arraso" anunciado.
Fizeram isso na Europa, Portugal é o exemplo mais visível, agora a moda chega a América Latina, os países que mudaram os governos e as ideologias, terão agora que "roer uma aba de penico" até que consigam remediar a situação, enquanto isso, a tal esquerda destruidora, faz pose.
Os Kischner destruíram o que restava da claudicante economia argentina, pois agora a madame Cristina, acusada de muitos "rolos" quer voltar.
Será que o povo argentino vai incorporar o espírito carioca, e votar nestas sumidades novamente? Esconjuro, sem cobrar juro.

Anônimo disse...

2 anos?

É muito otimismo.

Anônimo disse...

dois anos?

kkkkkkkk....

serão décadas, meu chapa...

e isso se tudo o que existe atualmente de politica publica for radicalmente mudado, porque esse modelo que ai esta produziu os resultados que vemos hoje..

são 12 milhões de desempregados, uma quantidade considerável de gente com baixa ou sem nenhuma escolaridade...

esqueçam empregos em linha de montagem, fabricas e coisas do tipo, a economia mundial mudou e nos ficamos pra trás...

não haverá mais geração de empregos de grande monta nas industrias, a menos que haja uma hecatombe nuclear e o mundo precise ser reconstruído...



elias disse...

12:61
Pura verdade.
E não vejo nenhuma otoridade preocupada com isso.
A unica coisa que ainda pode absorver muita gente é a construção civil, pois depende de serviço braçal,
Não sei porque os gênios não metem um monte de dinheiro nisso,mesmo a fundo perdido,sem juros,e no mole - e muda o pais.
Preferem enxugar gelo.

Anônimo disse...

ah, mas so a fundo perdido mesmo, colega...

porque ninguém terá dinheiro para comprar tantos imóveis ou alugar tantas salas comerciais...

o momento é completamente desesperador...

e pra completar a nossa miséria, ainda estamos importando mais um monte da Venezuela, que chegam com uma mão na frente e outra atrás...

não sei onde esse país esta com a cabeça...

acho que as pessoas ja largaram de mão, ja reconheceram que não ha mais jeito e ligaram o salve-se quem puder...

o Brasil é uma tragédia social impar, um desalento total e completo...

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/