Artigo, Hélio Beltrão, Folha - Nigel Farage e a disrupção na política (o caso da Inglaterra)

Sozinho, fundador do Ukip ameaça a dominância de conservadores e trabalhistas.

É admirável a diferença que faz um líder persistente municiado com uma ideia cuja hora chegou! Nigel Farage, sozinho, transformou o panorama político do Reino Unido com a liderança da campanha pelobrexit e agora ameaça a histórica dominância dos partidos Conservador e Trabalhista.

Em 1990, o jovem trader de metais Nigel Farage estava em um pub londrino no instante em que Margaret Thatcher anunciou que o Reino Unido estabeleceria um câmbio fixo entre a libra esterlina e as principais moedas da Europa, o chamado Mecanismo Europeu de Taxas de Câmbio. Farage considerava que aprofundar o entrelaçamento político com a União Europeia por meio do câmbio seria ruim para os negócios e para a City de Londres.

Dois anos depois, em 1992, o Banco da Inglaterra foi forçado a abandonar o mecanismo e desvalorizar a libra após torrar mais de 30% das reservas internacionais. 

CLIQUE AQUI para ler tudo.

3 comentários:

Anônimo disse...

o que esta sob ameaça mesmo é a sobrevivência da UE, e não do Reino Unido, como muitos analista parciais querem fazer parecer...

a sobrevivência da UE esta atrelada ao sucesso do Reino Unido como economia soberana...

os outros países do bloco estão de olho no desempenho da economia britânica, que certamente servirá como laboratório para que outros países trilhem o mesmo caminho caso os britânicos mostrem que ha vida fora da UE...

por isso as criticas aos britânicos de que são "imperialistas" e independentes se fazem injustificadas...

eles simplesmente tem a coragem que outros povos demonstram não ter...

são pioneiros, saem na frente, apostam em si, trilham novos caminhos, quebram paradigmas, lideram mudanças, enquanto o restante vem atrás...

os outros depois ficam por ai se lamuriando do protagonismo do Reino Unido...

os fortes lideram, os fracos vem atrás, é simples assim...

Anônimo disse...

Curiosamente, é casado com uma alemã.

Fernando

Anônimo disse...

INACREDITAVEL O DESPREZO E IGNORANCIA DA DINAMICA DE MERCADO E A MOEDA,ACREDITANDO QUE UM DECRETO VÁ SOLUCIONAQR.

COMO DECRETAR ALGO PARA MUDAR A LEI DA GRAVIDADE

COMO DECRETAR ALGO PARA ALTERAR AS LEIS DA TERMODINAMICA...DA ELETRICIDADE...DA QUIMICA...

EUROPEUS DE ELITE E DIRIGENTES TIDOS COMO SÁBIOS, EXPONDO NA VITRINE SUA IGNORANCIA SOBRE AS ATIVIDADES ECONOMICAS , ELEMENTARES E BÁSICAS.

ESTÃO GANHANDO DO MUNICIPIO BRASILEIRO QUE BOTOU UMA CAIXA DAGUA NUMA BAIXADA, NÃO DEU CERTO; DISSERAM AO PREFEITO QUE ERA POOR CAUSA DA LEI DA GRAVIDADE, ENTÃO O PREFEITO DISSE QUE DEVIAM EXTINGUIR UMA LEI ASSIM. O SECRETARIO ENTÃO FALOU E DISSE:

-NÃO DÁ PARA "ARREVOGAR" É UMA LEI DO GETÚLIO, LEI FEDERAL!