José Horta Manzano - O que fica desta vida

Ao lado, quepe de general francês.

O que tem este quepe de general francês a ver com Lula ? O autor estabelece uma comparação entre a  queda de Lula da Silva e a desgraça de Philippe Pétain, o marechal francês que foi herói na Primeira Guerra e traidor da pátria na Segunda

A Primeira Guerra Mundial, carnificina que castigou a Europa de 1914 a 1918, foi orquestrada por generais, como é costume em tempos de conflito. Na França, depois que as armas se calaram, os oito generais que mais se tinham destacado foram proclamados marechais ‒ um título honorífico que se outorga àqueles cuja atuação tenha sido considerada extraordinária. Um dos homenageados foi o marechal Philippe Pétain, cujo gênio tático havia permitido a vitória do país na terrível Batalha de Verdun. O homem entrou para a memória coletiva como salvador da pátria.

Passaram-se pouco mais de vinte anos.

CLIQUE AQUI para ler mais

8 comentários:

Anônimo disse...

Pelo menos o general Philippe Pétain foi herói da primeira guerra. Comparar ao Lula que nunca foi herói na vida, só subiu graças a muito marketing e nada além disso.

Aquela história que era um herói dos operários nos anos 70 era uma fraude. Foi provado que ele traiu os operários vendendo greves contra os mesmos. Isso não é heroísmo. E depois até o presente, não vi uma ação de heroísmo dele dentro e fora do governo.

Pelo menos o francês foi general, teve que fazer carreira profissional na vida e teve que lugar em 2 guerras mundiais. Algo que está bem além de um sindicalista que viveu de marketing enganoso e só soube enganar o povo a qualquer custo atrás de subir na vida fácil.

Anônimo disse...

O link desta reportagem, o "saiba mais", não está funcionando.

Anônimo disse...

O clique aqui para ler mais não está ativo.

sylviolimafilho@gmail.com disse...

Ler mais inativo

Anônimo disse...

Políbio, não funciona o saiba mais.

Comparar o gen Petain com o ladrão assaltante de dinheiro público em Curitiba é forçar demais. Esse general foi "herói" com a morte de milhares de soldados franceses na 1a guerra e um baita TRAIDOR francês na 2a guerra, mandou milhares de cidadãos franceses para trabalhos forçados na Alemanha, os judeus francês foram deportados para os campos nazistas.

Anônimo disse...

O que tem esse general a ver com Lula? Nada. O Lula foi traidor da pátria o tempo todo e o general Pétain só na Segunda Guerra. Simples assim!

Anônimo disse...

O link está aqui:
https://brasildelonge.com/2018/11/08/o-que-fica-desta-vida/

Unknown disse...

Exato!!!

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/