Ex-presidente e ex-diretores viram réus no caso do Escândalo do Badesul.

Marcelo Lopes, o ex-presidente.

A 5ª Vara da Fazenda Pública de Porto Alegre acaba de aceitar ação contra o ex-presidente, ex-diretores e mais dois funcionários do Badesul, todos do governo Tarso Genro, PT, que agora já são réus. Os principais são Marcelo Lopes, ex-presidente; Pery Sperotto, ex-vice-presidente; Lindmar Verbiski, ex-diretor de Operações; Luís Algberto Bairros, ex-diretor Administrativo. Eles foram investigados pela concessão de financiamentos que causaram prejuízos ao Badesul. Tudo tem relação com o afracassado Polo Naval do Jacuí. Os ex-diretores fizeram o diabo para viabilizar o Polo, que era inviável e morreu antes de nascer.

O MP requer que eles devolvam aos cofres públicos estaduais R$ 99,8 milhões, quantia que corresponde ao dano patrimonial causado ao erário, segundo parecer contábil anexado ao processo, pelo empréstimo do Badesul concedido à empresa Wind Power Energia em março de 2013, durante o governo Tarso Genro (PT). Também existem denúncias no caso do empréstimo viciado de R$ 71 milhões para a Iesa Óleo e Gás.

Os calotes milionários ao Badesul foram revelados em reportagens exclusivas do jornal Zero Hora.

CLIQUE AQUI para saber como foram as operações de risco do Badesul. O material é de Zero Hora de hoje.

15 comentários:

Anônimo disse...

E o Tarso não vai ser responsabilizado?

João Paulo da Fontoura disse...

Não se cria uma indústria ou um polo industrial por obra e inspiração de simples desejo ideológico. O que ocorreu por aqui, ocorreu em dose cavalar com os estaleiros fakes para construção dos navios-plataformas para a Petrobras. Esses arroubos nacionalistas são produtos dos utópicos planos quinquenais de desenvolvimento da antiga União Soviética. Um navio comprado do coreanos custa em torno de 500 milhões de dólares, entregue em dois anos, não tem aditivos e tecnologicamente perfeito. Os feitos no Brasil custam o dobro, mais aditivos, foram entregues com atrasos e tiveram que dar meia volta, pois vazavam por tudo que é rachadura.

Anônimo disse...

No governo Tarso o Badesul fomentava o desenvolvimento do Rio Grande e o estado crescia. Como é normal nem todos os projetos deram certo.
O governo atual não corre este risco porque não faz absolutamente nada para desenvolver o estado.

Rir é melhor remédio! disse...

Onde está o Tarso? Consta que ele tem sido visto a andar pelas ruas de Lisboa, em Portugal, um país seguro, em situação bem diferente do nosso estado e país (+ Nicarágua, + Venezuela, + ...). (*) A propósito, como todo bom esquerdista ou comunista, ele parece gostar de usufruir das delícias da voar de primeira classe, então se você quer encontrá-lo, vá a TAP e aguarde pelo moço na fila dos diferenciados, milionários, ricos e endinheirados. Logo, logo, ele aparece e talvez possa ajudar a recuperar mais esse dinheiro. Infelizmente, rir é o melhor a fazer...

Anônimo disse...

Quando o banco é público essa história sempre se repete, porque é a política quem determina pra quem vai se emprestar dinheiro e não a análise da capacidade de pagamento do devedor e os riscos envolvidos.

Anônimo disse...

Resposta ao primeiro comentário .
NÃO.
Só no dia 31 de junho, mesmo dia do vencimento do aluguel do Luladrão.

Anônimo disse...

Se roubaram tem que ir para a cadeia.
Petezada do diabo.

Masta disse...

Começou a campanha da mídia "engajada". Restam as versões mais livres na web.

Justiniano disse...


Tem que colocar na cadeia todos esses ratos do PT. Chega de leniência da justiça com esses ladrões, poem a Receita Federal e a Federal em cima desses caras, porque isso é dinheiro do BNDES repassado ao Badesul, ou seja dinheiro da União.

Esse grana deve estar em algum paraíso fiscal, com uma propina para esses vagabundos. O PT sempre tratou o dinheiro público como se fosse dele e não é e nunca foi, isso é do povo do Brasil.

Cadê a lava jato para enquadrar esse Miguel Rosseto no caso da BsBios.

PETROBRAS Biocombustíveis, presidida por Miguel Rossetto, comprou 50% das usinas da BsBios.

A Usina de Marialva foi adquirida integralmente pela BsBios por 37 milhões de reais, em agosto de 2009, e 2 meses depois, essa mesma refinaria foi vendida 50% pela BsBios para a PETROBRAS por 55 milhões de reais.

Ela já valia 110 milhões de reais em 2 meses. Já havia aumentado 300%.

Em Passo Fundo, a PETROBRAS Biocombustível comprou a metade dessa mesma refinaria, 2 anos depois, por 200 milhões de reais. Haja rolo com essa turma do PT.

Anônimo disse...

Algo a estranhar em uma administração petista da gema, do destruidor "alinhamento das estrelas"?

Anônimo disse...

É indubitável, onde este partido das trevas governou não sobrou pedra sob pedra e a corrupção junto com a irresponsabilidade andaram de mãos dadas. Bolsonaro 2018.

Anônimo disse...

Meu caro, acho que ninguém é contra a iniciativa de fomentar atividades produtivas.
A questão que fica e como isso é feito.

Se não teve improbidade com a coisa pública, os reus nada devem temer.

Anônimo disse...

Foi pra livrar estes tipinhos da administração pública que o STF decidiu que depois de 5 anos o crimizinho dos coitadinhos prescreveu.

Anônimo disse...

Isso aí! Vamos empregar coreanos!

Anônimo disse...

É óbvio que o risco de inadimplência é inerente aos contratos de mútuo!

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/