Dica de livro - Livro-reportagem revela segredos incômodos sobre a guerrilha do Araguaia

O portal GT1 deste domingo diz que “Borboletas e lobisomens”, de Hugo Studart, deve desagradar tanto aos militares quanto aos comunistas.

Em entrevista que conduziu com o historiador e jornalista Hugo Studart, Luciano Trigo, do site G1, conta que ele está lançando um livro que promete reacender o debate sobre a resistência armada à ditadura militar: “Borboletas e lobisomens” (editora Francisco Alves, 660 pgs. R$ 79) traz revelações bombásticas, que devem desagradar tanto aos militares quanto aos que cultuam uma imagem heroica dos integrantes da guerrilha do Araguaia – movimento armado que tentou promover uma revolução comunista no Brasil, entre 1967 e 1974, na fronteira entre os estados do Pará, Maranhão e Goiás, mas acabou sendo dizimado pelos militares.

Resultado de nove anos de pesquisa e do acesso a documentos secretos das Forças Armadas, o livro afirma, entre outras coisas, que:

CLIQUE AQUI para ler toda a entrevista, que é bastante longa.

9 comentários:

Anônimo disse...

O povo ja sabe como a esquerda escreve a história. Não passa de mais um esquerdista escrevendo. Será que ele relatou no livro o caso do rapaz que foi esquartejado na frente da família la no Araguaia pelos guerrilheiros, O João Pereira?
E se não fosse pelos militares, talvez nos tivéssemos um genocídio como foi na antiga União Soviética.
Esquerdista não acata leis e sequer a carta magna. O povo ta vendo que ja estamos em uma ditadura. É um estado policial total. Daqui a pouco estão colocando a guarda nacional (guerrilheiros pagos com dinheiro público) pra matar o povo em manifestações como ocorreu na Venezuela e está ocorrendo na Nicarágua. O lema esquerdista é: poder pelo poder, pelo poder e sempre pelo poder para massacrar quem se opõe. Esquerdista odeia democracia, alternância de poder. Na mente distorcida deles, só e somente eles tem que estar no poder. Afinal, quem é que gosta de impor ditaduras? Quem implantou essas urnas eletrônicas fraudáveis para controlar quem vence as eleições?
A mim não convence e quem quiser pode ler sobre o Comunismo (ditadura do proletariado) Um livro bom para ler é: O livro negro do comunismo. Comunistas quando não mata, destrói a reputação dos opositores.

Marcelo disse...

Polibio, você já leu o livro BACABA, do Tenente José Vargas? Acho difícil esse livro ter alguma coisa que já não esteja lá...

Anônimo disse...

Foram eliminados, é o que interessa.
Queriam uma FARC no Brasil ?

Anônimo disse...

Livro sobre a guerrilha do Araguaia revela que os camaradas desaparecidos, na realidade, desertaram para não serem justiça dos pelos comunistas. Era proibido se render! Vejam só com que estamos lidando! Sete militontos que se renderam ganharam proteção das FFAA e uma nova identidade para impedir suas execuções!
Acredito que os esquerdistas procuravam esses elementos só pra se vingar. Os militares eram acusados de terem matado os coitados e nunca revelaram o programa de proteção que salvou a vida deles.
Durante anos a esquerda faturou em cima desses militontos desaparecidos no Araguaia. Acusaram o Exército de ter matado e depois enterrado em vala coletiva. Agora sabemos que não estão mortos, mas estavam morrendo de medo de serem assassinados pelos próprios camaradas de armas e terrorismo. Sete militontos ganharam nova identidade e proteção à testemunha para se verem livres dos comunistas terroristas.

Anônimo disse...

O autor quer que acreditemos na pureza dos guerrilheiros que lutavam por uma sociedade igualitária. Depois contrapõe um "líder messiânico apenas condenado" a um "radical de direita que deseja a ditadura". E participou da comissão investigadora dos fatos instalada pelo PT. Imagine se ele diria que os eventos não ocorreram como pretendem os esquerdopatas.

Anônimo disse...

Esse assunto já foi exaustivamente relatado por ambos os lados. De um lado, pesos pesados da esquerda guerrilheira, utilizando-se de jovens recrutados nas universidades e ex-militares, tentaram implantar um foco de guerrilha no norte do País, nos moldes das FARC, na Colômbia, uma guerra que poderia arrastar-se por décadas. Seu objetivo era o de implantar o comunismo , através da guerrilha rural, dentro da teoria foquista. De outro lado, as Forças Armadas , que lutaram para aniquilar o movimento guerrilheiro, em defesa da soberania do País. Foi uma guerra, como outras, inserida dentro de um cenário maior da Guerra Fria.!!! Tia Glória.

Anônimo disse...

ou seja, mais um livro "isento" mas que trata da guerrilha sob a ótica dos guerrilheiros.
favor melhorar a dica de livros.

Anônimo disse...

Mais um autor ISENTÃO tentando desmoralizar os militares, só isto.

Anônimo disse...

Apenas um dos comentaristas leu o livro. Os demais nem perceberam que se trata de um livro que não endeusa a esquerda. Peço a gentileza aos nobres comentaristas que leiam o livro antes de fazerem comentários sem conhecimento.
Uns tontos comentaram sem nem saber do que se trata.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/