Artigo, Bolívar Lamounier, Estadão - Golias (Sepúlveda Pertence) contra Davi (Sérgio Moro)

Título original: "Golias contra Davi, em breve no Planalto Central"

Moro será morto e lançado aos cães ou o gigante cairá fulminado pela certeira funda?

“Prova”, no plano da técnica jurídica, é um conceito complexo, daí o extremo cuidado com que todo juiz tem o dever de se conduzir na apreciação das informações que lhe chegam às mãos. Mas é algo perfeitamente compreensível a partir da razão comum que Deus, em sua infinita bondade, repartiu igualmente entre os homens, dela excluindo só os de má vontade e os mentalmente prejudicados. Realmente, só um rematado idiota ou alguém movido por interesse contestará que a história montada pela defesa de Lula acerca do sítio em Atibaia é uma farsa sem tamanho. Quem contasse algo parecido para tentar iludir um cidadão comum – alguém que não tenha ocupado altos cargos políticos ou não possa arcar com os obscenos honorários cobrados por advogados de renome – deveria ser imediatamente levado à delegacia de polícia mais próxima.

A reflexão acima veio-me à mente, como é óbvio, a propósito do inquérito do sítio em Atibaia, cuja propriedade Lula contesta, e da entrada do ex-ministro José Paulo Sepúlveda Pertence na equipe de advogados que defende o ex-presidente.

Tive o privilégio de conviver com o dr. Sepúlveda Pertence nos anos 1985-86, como colega dele na Comissão Afonso Arinos, nomeada pelo presidente José Sarney a fim de elaborar um anteprojeto de Constituição. Vezes sem conta me deslumbrei com a clareza de seu intelecto e a solidez de seus conhecimentos jurídicos. Não menos importante, admirava o rigor de suas convicções republicanas. Discordávamos no tocante ao sistema de governo – ele, presidencialista, eu, parlamentarista –, mas confortava-me sentir que daí não advinha diferença alguma em nossa devoção à democracia representativa.

Faz tempo que não o encontro, mas tenho, infelizmente, a impressão de que nos distanciamos um pouco no entendimento de nossos antigos ideais e valores. 

(...)

Esse aí, em português corrente, o triste papel que José Paulo Sepúlveda Pertence acaba de assinar. Comparado a Moro, homem de estatura média, ele parece um Golias de três metros. O futuro, como sabemos, a Deus pertence. Em algumas semanas saberemos se Moro será morto e lançado aos cães, como queria Golias, ou se o gigante cairá fulminado pela certeira funda de Davi.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

27 comentários:

Anônimo disse...

mas como deve ter dinheiro esse jararaca, hein?

contratar um medalhão ex-STF como adEvogado deve custar uma bolada e tanto...

esse pai dos pobres...tsc, tsc...

Mordaz disse...

Todo réu merece defesa, mas não a negação dos fatos e provas. A isto um ex-presidente do STF não devia se ajoelhar em prol da corrupção. Ainda mais se prestar a fazer papel triste com os colegas do STF.

Anônimo disse...

E a receita federal não olha de onde vem o dinheiro para pagar advogados e outras extravagâncias ??????

Mordaz disse...

De onde sai tantos milhões para pagar advogados de uma pessoa que jura que nada tem?

Anônimo disse...

Fale-se em honorários de 50 milhões, com uma grana dessas somente uma pessoa com convicções muito íntegras para resistir.

Anônimo disse...

Há pessoas nas quais o dinheiro muda totalmente o caráter, mostra seus verdadeiros eus!

Anônimo disse...

Cachê do Ronaldinho das leis: 10 milhões !!!

Anônimo disse...

O Bolivar realizou apenas um COMENTÁRIO BAJULATÓRIO, daqueles de quem escreve pensando "quem sabe ainda precisarei dele", porque afora disso só restou um amontoado de bajulações, nada de proveito, como por exemplo, algumas considerações sobre o caráter do Pertence, se volúvel, rigido, bajulador,
os valores éticos, etc. Elevar o Pertence a Golias, quando Roberto Campos classificou o mesmo de BURRO, VADIO E TRAPALHÃO já mostra que o Bolivar ou é do mesmo time do Pertence ou não é dado a leituras. Colocar o MORO na posição de um DAVID é despropositada ante a classificação do Pertence,seja pela formação intelectual, seja pela formação e qualidades éticas do Sérgio Moro.

Anônimo disse...

COMO DISSE A PRIMINHA (1?) PRESIDENTE: ELE SA APEQUENOU ! PASSARÁ PARA A HISTÓRIA COMO UM ANÃO DA justiça !!!

Anônimo disse...

MAIS UM ANÃO DO judiciário ??? " QUERIDA . . . ENCOLHERAM OS MININOS "

Anônimo disse...

O seu Pertence recebendo essa dinheirama do ratazana nove dedos, aí tem! Só pode ser um cara de pau esse tal de Sepúlveda, para se submeter a esse vexame.

Garivaldino Ferraz disse...


Foi montado um grupo para resgatar a riqueza acumulada pelo "maisonestodumundo", sabe-se lá com que finalidade. E isto está sendo feito graças ao protelamento da execução das penas a que ele está condenado.
O otário que se acha malandro vai acabar na cadeia e na miséria pois, a cada "recurso" ou "apelação", lá se vão milhares (ou milhões) de reais.
Honorários ou lavagem de dinheiro?? A Receita Federal, tão atenta aos centavos nas Declarações dos pobres mortais, deveria ficar mais atenta às origens e aos destinos desses "supostos honorários", assim como a "tão laboriosa" OAB.
Suponho até que o plano seja retirar o máximo de dinheiro do Cachaceiro, fazendo com que a grana vá para as mãos de gente da confiança "deles", para depois continuar a suprir a existência da quadrilha, ops, partido na forma de doações.

Dr. Façanha - INTEGRALISTA disse...

Sergio Moro está sendo transformado em herói de histórias em quadrinhos da Direita coxinha, que é tão burrinha...

jorge.alves ribeiro disse...

E eu pergunto: de onde vem tanto dinheiro para contratar um jurista dessa categoria? Acho que todos sabem a resposta.

Anônimo disse...

Os fatos repetem-se... Goliath cairah novamente....

Anônimo disse...

CARA NOJENTO ESTE TAL $$$$SEPULVEDA CINICO CHEIO D INVEJA COMO PODE ESTA CRIATURA DEFENDER O MAIOR BANDIDO DO PAIS Q MONTOU UMA QUADRILHA
DILMA
A RÉ GLEISE HOFMAN A AMANTE DAS PLANILHAS
MARIDO DA RÉ GLEISE HOFMAN O REU LADRAO DE APOSENTADOS PAULO BERNARDO
GUIDO MANTEGA EX MINISTRO DA FAZENDA DO DESGOVERNO PT
MERCADANTE
EDIINHO SILVA
PALOFFFFI
DIRCEU
GENUINO
RICARDO BENZOINE
GILBERTO CARVALHO
JAQUES WAGNER
GRAÇA FOSTER Q TEVE OS BENS BLOQUEADOS ESTES DIAS
ERENICE GUERRA ERA MINISTRA DA CASA CIVIL CAIU POR CORRUPÇAO E CONTINUOU ATUANDO POIS É DA QUADRILHA ASSALTANTE
PIMENTEL DE MINAS GERAIS QUE É REU GOVERNADOR LADRAO APONTADO PELA POLICIA COMO CHEFE DE LAVAGEM D DINHEIRO E OUTROS CRIMES ELE E A MULHER SUJA DELE- DEVERIAM ESTAR EM CANA JA MAS SAO BLINDADOS PELO STF E PELOS SEUS AMIGUINHOS POLITICOS DA ASSEMBLEIA MINEIRA
O DOLAR NA CUECA
O SENADOR QUE FOI PRESO ESTES TEMPO DELCIDIO AMARAL FOI PRESO POIS FOI CASSADO NAO É MAIS POLITICO MAS CLARO JA SAIU DA JAULA FICOU APENAS UNS DIAS O STF SOLTA OS AMIGUINHOS.....
O QUE TA PRESO O TAL ANDRE VARGAS Q ERA DEPUTADO DO PT BAITA LADRAO ORDINARIO
OUTRO Q ERA VEREADOR DO PT E TA PRESO Q DISSE QUE ERA AMANTE DA RÉ SENADORA GLEISE HOFMAN DO PT O ALEXANDRE ROMANO SIM ELE JA CONFESSOU SEUS CRIMES E ENTREGOU GLEISE HOFMAN DISSE Q VIAJARAM PELO MUNDO DEU DETALHES SE HOSPEDANDO EM SUITES D LUXO SEXO SELVAGEM MUITO VINHO CARO CONTAS BANCARIAS NO EXTERIOR ELE CONTOU TUDO MOSTROU PROVAS DOCUMENTOS RECIBOS É TEM PROVAS INCLUSIVE VIDEOS COM MALETAS DE DINHEIRO Q ROLAVAM PARA O PT TUDO ISTO NO FLAT DELE UM AP. Q ELE MANTINHA EM SAO PAULO .... É A INVESTIGAÇAO ESTA EM ANDAMENTO EM BREVE SABEREMOS MAIS ENVOLVE ELE O MARIDO CORNO DA AMANTE GLEISE HOFMAN E OUTRAS FIGURAS DO PT A ODEBRECHT......
IRMAO DE LULA Q RECEBEU MESADA POR ANOS DO EMILIO ODEBRECHT COMO ELE MESMO CONTOU
OS FILHOS D LULA Q ESTAO MILIONARIOS .OS DEMAIS TESOUREIROS DO PT Q ESTAO SENDO INVESTIGADOS FORAM PRESOS E FORAM SOLTOS MAS EM BREVE VOLTAM PRA JAULA
OS MARQUETEIROS JOAO SANTANAE A MULHER MONICA MOURA ELES CONTARAM Q DILMA TINHA CONTATO SECRETO COM ELES ONDE ELA USAVA CODINOME DE YOLNADA ..... DISSE Q PT- LULA E DILMA FORAM REGADO A DINHEIRO D CONTA DO EXTERIOR ....
O Q É ADVOGADO E TA SENDO INVESTIGADO Q ERA MINISTRO DA BANDILMA E TAMBEM FOI ADVOGADO DA UNIAO INDICADO PELABANDILMA ESQUECI O NOME DELE
E SEGUE AENORME LISAT DE PETRALHAS IMUNDOS
ME AJUDA AI COMO PODE ESTE TAL SEPULVEDA $$$$PERTENCE AINDA TER A CARA DE PHAU D DEFENDER O INDEFENSAVEL

Anônimo disse...

OLHEM LA NA FOLHA POLITICA A FORTUNA Q ESTE TAL ADEEEVOGADO Q ERA DO STF COBRA SAO MUITOS MILHOES NO CASO DE LULADRAO DEVE SER UNS 50 MILHOES..... -DE ONDE SAIU ESTA FORTUNA P PAGAR ESTA BANCA DE ADVOGADOS SAO MAIS DE 15 ADEEVOGADOS P DEFENDER O MAIOR BANDIDO DO PAIS Q DIZ Q NAO VIU DADA E NAO SABE DE NADA TODOS AMIGOS E ALIADOS DELE ESTAO OU VAO PRA JAULA E ELE NAO VIU NADA HAHAHA E O CONDENADO TAMBEM PAGA OUTRA BANCA DE ADEEEEVOGADOS P DEFENDER A AMANTE AQUELA PEGA COM MALA DE DOLARES E JOIAS NO EXTERIOR = EM PORTUGAL

Anônimo disse...

Acho que Davi vai vencer as galinhas cacare-jantes.

Anônimo disse...

Como um pobre coitado, nascido de mãe que nasceu analfabeta, um pobre metalúrgico aposentado por invalidez por um gravíssimo acidente totalmente incapacitante e que ganhava um salario de R$30.000,00 , como ele tem muitos milhões para pagar um dos mais caros advogados do Brasil? Se eu aparecesse amanhã com uma mansão, um Land Rover, um Audi R8 V10 e um iate, no próximo imposto de renda estaria totalmente ferrado, pois não teria como provar a origem do dinheiro. Como Lula pode provar tendo ainda muitos milhões bloqueados pela justiça?

Anônimo disse...

Pertence dá sinais claros de senilidade. É um Golias alquebrado e com Alzheimer.

Anônimo disse...

Esse Lamounier, não passa de um idiota, a fazer tal tipo de conjetura - totalmente impertinente. E esse Sepúlveda, não passa de mais um mercenário desclassificado. Os juizados de 1ª e 2ª instâncias, derrubarão essas cabeças coroadas contratadas por corruptos que lhes pagam com dinheiro roubado. Quem aceita pagamento com dinheiro roubado, faz-se ladrão, igualmente como seu contratante. Um advogado de vergonha na cara, jamais aceitaria trabalhar para um corrupto deste naipe.

Anônimo disse...

O Sepúlveda foi um dos responsáveis por toda essa promiscuidade jurídica possível na justiça brasileira, esse canalha foi um dos criadores de todos entraves capazes de proteger e excluir de punições a classe política e os endinheirados, via STF, sempre com o interesse de quanto poderia amealhar para si de todo dinheiro roubado, protegendo políticos corruptos.

Justiniano disse...


Advogado defende até o diabo desde que muitíssimo bem pago.

Imaginam quantos milhões esse Sepúlveda Pertence(ao Capeta) deve ter cobrado.

Esse é da mesma corja do Thomaz Bastos (que está no inferno) que defendia bandidos e ladrões de colarinho branco.

Anônimo disse...

Mostra como era o supremo: hj Sepúlveda defende um réu condenado. A lei vale o dinheiro.

Anônimo disse...

Impressionante como a justiça não investiga a procedência do dinheiro de bandidos, traficantes e corruptos, para pagar as mais caras bancas de advogados deste país. O povo vai de defensoria pública, estes cretinos contratam medalhões e a receita federal faz vista grossa. Cada dia fico mais sem esperança neste país. Nada muda, nada vai mudar.

Emmanuel disse...

Ai ai .... qualquer um que se propõe a defender um reconhecido bandido, por certo que terá sua biografia comprometida. A pessoa em questão deveria aproveitar a aposentadoria ao invés de trocar os pés pelas mãos.

Anônimo disse...

Roberto Campos, intelectual na mais pura acepção da palavra, não pensava como pensa socialista fabiano Bolivar Lamounier, sobre o Sepúlveda Pertence. Não dava a mínima para esse senhor. Tudo que tenha sido criado e herdado do governo Sarney é puro lixo. Aliás, ainda não entendi esse negócio de cientista político. Cientista Político? Fala sério.
“Para ser ministro do Supremo é preciso ter saber jurídico, gosto pelo trabalho e reputação ilibada. A este senhor que está como candidato, tenho o desprazer de dizer que lhe faltam todas essas qualidades”. Roberto Campos por ocasião da nomeação de Sepúlveda Pertence para o STF. Grande Roberto Campos. Faz falta, muita falta. Bons tempos os tempos de Roberto Campos, Paulo Francis e, um pouquinho mais longe, Stanislaw Ponte Preta (Sérgio Porto), Agrippino Grieco (esse muito longe), grande crítico literário que criticava de verdade. Gente que chamava as coisas pelos nomes, que não temiam o politicamente correto em suas épocas e creio que não temeriam agora.
Até mesmo um Tim Maia faz falta hoje. Tim arrasaria esses patrulhadores chatos e imbecis.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/