Senador Lasier Martins propõe fim da Lei Rouanet para eventos culturais abusivos

Projeto de Lasier veda incentivo fiscal a exposição artística que incite crime.

O senador Lasier Martins (PSD) acaba de propor projeto que altera a Lei Rouanet (8.313/1991), voltada ao financiamento cultural mediante renúncia de impostos, para impedir a concessão de benefícios a manifestações que incitem a prática de crimes, tais como a ofensa religiosa e a pedofilia.
Um dos episódios que motivaram o projeto é a exposição “35º Panorama da Arte Brasileira – 2017”, no Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM), iniciada em 26 de setembro último e a se encerrar em 17 de dezembro. Em uma das instalações, os visitantes são convidados a manipular um coreógrafo nu. As fotografias e vídeos com crianças participando dessa atividade vêm despertando reações indignadas do público. A performance chamada “La Bête” (A Besta) foi inspirada em um trabalho da artista plástica Lygia Clark. Outra situação patrocinada com incentivo fiscal e que gerou igual espanto ocorreu recentemente em museu de Porto Alegre, envolvendo obras de 85 artistas. Algumas peças foram acusadas de incentivar a prática da pedofilia e da zoofilia, bem como a de agredir valores religiosos. A forte crítica da opinião pública provou o encerramento prematuro da exposição.

O que disse o senador, em nota enviada ao editor:

- Minha intenção é democratizar o acesso aos recursos destinados ao financiamento de projetos culturais, priorizando os que apresentem maior dependência do apoio governamental, além de garantir o respeito às normas legais e à liberdade religiosa.

15 comentários:

Anônimo disse...

A Lei Rouanet por si só já é uma tremenda EXCRESCÊNCIA: grana de graça, subsidiada pelo contribuinte e lucros para os produtores culturais, artistas, atravessadores e burocratas do Ministério da Cultura!
A pessoa ganha a grana de graça, não precisa apresentar nada que preste, nada de qualidade, não tem nem uma meta de um número mínimo de telespectadores, faturamento mínimo, etc... Nada!
GRANA DE GRAÇA, LUCRO GARANTIDO e PREJUÍZO para o CONTRIBUINTE!
Qual negócio é mais MOLEZA do que isso? Essa lei Rouanet tem que acabar, Brasil é um país pobre, miserável, nem saneamento básico tem! CHEGA!

Anônimo disse...

abusiva é a falta de cultura desse ser, o papagaio da voz do patrão..um sabujo de primeira qualidade ehehehehehe

Anônimo disse...

Esse caso tem que ser entendido da seguinte forma: Arte não pode ser censurada. Tem que ter faixa etária em alguns casos como este do MAM de S.P.. Pelo visto os corredores de lá são amplos e não tinha nenhuma divisória, a não ser a parede humana que se formou. Ali tinha que ter um representante da curadoria do MAM, para evitar esse tipo de coisa e não uma plaquinha indicativa, que por sinal, ninguém ainda mostrou. Pai ou mãe nenhum tem, segundo o ECA, o direito de tomar decisões que possam afetar o discernimento de um menor impúbere como a menina. Isso já teria ocorrido na Bahia, e com quatro meninas, um pouco maiores, mas ainda assim menores. Não vejo nenhuma necessidade de expor meninas desse tamanho a esse tipo de arte, tendo em vista que elas ainda tem muitas etapas na vida para serem queimadas, até a plena compreensão daquele fato. Estamos no Brasil a precisar de duas coisas: Uma arte de verdade e uma verdade de bom gosto. Estamos nos matando por ideologias e isso não tem nada a ver com o fato em si. Cautela de ambos os lados.

Carlo Germani disse...

Finalmente o "senador" Lasier Martins se propõe a realizar algo que justifique
sua eleição.

Anônimo disse...

Tranca na porta depois da casa roubada?Antes tarde do que nunca.

Anônimo disse...

Concordo com o Lasier, só acho que essa lei deveria ser extinta de vez, e no lugar colocar uma nova lei que estimule o ensino e não a "cultura", que o dinheiro doado pelas empresas fosse para escolas por exemplo, bibliotecas, mas também usado para estimular o empreendedorismo, e aperfeiçoamento profissional, até porque o "sistema S" foi desmontado pelo PT.

Magno disse...

clap... clap... clap... clap... clap... clap... clap... clap...
É isso aí!!!

Anônimo disse...

Valeu ter dado meu voto ao honrado Lasier! Parabéns!

Anônimo disse...

TEM TODO O NOSSO APOIO, SENADOR LASIER .!!!

Anônimo disse...

Não faria nenhuma falta, a não ser para os espertalhões da "cultura".

Anônimo disse...


Voltou a criar juízo o Lasier?

Anônimo disse...

Lei Raunet é mais uma ferramenta de transferência de renda,transfere os impostos pagos pelos pobres para dar a quem está bem definido na sociedade, o mesmo aconteceu com a bolsa ditafura,tirou dos pobres e deram para os ricos ou da classe media alta da esquerda caviar.Brasil.Como dizia meus avós, "deram dinheiro para quem já estava com a burra cheia".Brasil, País de Tolos.

Anônimo disse...

kkk outro vagabundo falando bosta, o lasier em momento algum disse o que ele pensa da pedofilia, so posso concluir que ele esta em cima do muro

Anônimo disse...

Acho que o digníssimo está "pedindo para tomar choque"

GILALMEIDA disse...

Melhor seria revogar essa lei, e ainda melhor fechar o Mistério da Cultura.

* Errei não, porque as escolhas desse botequim são baseados em critérios misteriosos...

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/