Artigo, Zuenir Ventura, O Globo - A utopia de Lula e do PT acabou

Para quem, como eu, acompanhou a trajetória de Lula desde o começo, votando nele quase sempre, é difícil escrever este artigo.

Mais pela emoção do que pela razão, não consigo comemorar sua condenação. Meu sentimento é de pena e decepção, não de júbilo, como deve ser o de milhões que o rejeitam.

Mas também me recuso a embarcar nessa onda paranoica de que o juiz Sérgio Moro veio ao mundo para perseguir o líder petista. Ao contrário, ele disse que tinha elementos para decretar a prisão, mas não o fez por se sentir “intimidado” pelos possíveis “traumas” que ela envolveria.

Conheci Lula em 1976, quando o Grupo Casa Grande, que promovia ousados debates ainda na vigência da censura, trouxe aquela novidade paulista ao Rio pela primeira vez para uma palestra.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

18 comentários:

Anônimo disse...

Pena de bandido? Só a mãe dele tem, por razões óbvias!

Flavio Dutra disse...

Que comentário!

Anônimo disse...

Zuenir está enganado: o PT acaba, sim, junto com Lulladrão - graças a Deus!

Anônimo disse...

Quem diria Zuenir Ventura, capitulou.........
Não foi o primeiro e também não será o último....
Pena que os que usam "viseiras" não querem enchergar o LÍDER que veneram.

Anônimo disse...

Só se o Lula não puder ser candidato e for preso, senão o PT está mais vivo do que nunca esteve.
E, qual opção ao PT?
O PSDB CORRUPTO do Aécio Neves?
O PMDB que rouba e corrompe tudo, até o PT?
Qual o partido de direita que não é corrupto?
Qual o partido que tem ideologia? Só o PT.

Anônimo disse...

O jornalista e escritor Zuenir Ventura rendeu-se à realidade . Parabéns , Zuenir, pela coragem de reconhecer o mal que a corrupção e os descaminhos praticados pelo PT e seus líderes fizeram ao Brasil .!!!

Anônimo disse...

AH AH BEM FEITO PARA O LULA!

Não aproveitou o tempo em que o processo estava rolando para se filiar ao PSDB, agora pode ir
preso!

Anônimo disse...

Quem está acabando, morrendo, é o polvo sionista do Jardim Botânico carioca.

Anônimo disse...


Nem ela, amigo!

Luladrão ABANDONOU A MÃE desde muito tempo!!!!!!

Anônimo disse...


Olha aí esse mau caráter se animando, o gordo pançudo, raivoso e odiado do PDT = partido EM EXTINÇÃO desde 1992, quando BRIZOLA se aliou com o então presidente corrupto e impichado FERNANDO COLLOR DE MELLO!!

PDT = PT = FORTUNATI (o RICO DA ODEBRECHT) = CARLOS ARAÚJO, bandido conselheiro e ex-marido
da incompetenta DILMALÉFICA!!!

elias disse...

Petralha lulopata sempre petralha lulopata!

Essa de arrependimento é falácia.

Se der no jeito, esse ai nos transforma numa venezuela ligeirinho.

Sai pra lá satánas!

Anônimo disse...

Tenho 36 anos, jamais votei no Lula ou no PT, pelo simples fato de ser Anticomunista desde o Nascimento! Estudei em bom colégio e a Visão do Analfabeto Barbudo Sujo Ignorante falando tudo errado, tendo orgulho da sua ignorância, já deveria afastar a grande maioria das pessoas de bem, mas aqui é Brasil e grande parte da classe média quis ser enganada e manipulada por este Verme Comunista sujo... As pessoas que conheço e votaram nele hoje tem muita vergonha, e mais ainda porque eu avisei na época que Lula era um Porco Comunista e que iria Fod...r O Brasil. Na época riram de mim! Hoje me evitam porque julgo todo eleitor do PT como um Grande Ignorante

Anônimo disse...


Olha aí um burro de viseira!

Só pode ser um analfabeto, ou nunca lê, como o chefe da quadrilha lesa-pátria, todos traidores do povo e da Democracia no Brasil.

Ou gosta de ser roubado por Luladrão, ou é um Cczinho incompetente, que depende de um ladrão e do PT para arrumar uma teta bem gorda pra vagabundo, um emprego de cabide!!!!!

Anônimo disse...

lula e o pt não se envolviam em corrupção apenas por não deterem o poder naquele tempo. Foi só ganharem algumas prefeituras que começou. Quanto a lula, não tem como se enganar pois, "de onde menos se espera, daí mesmo é que não sai nada" (Barão do Itararé).

Anônimo disse...

Jornalista agora que vê terra arrasada faz mea-culpa,pode por na sua conta 80% desse macunaima ter dito sucesso, são culpa suas seus esquerdopatas doentes,agora para sobreviver em sua redação, tem que atacar seu ídolo,pois ele é odiado pela maioria do povo de bem.

Anônimo disse...

Lula, criminoso que destruiu o país por uma utopia bolivariana esquerdista, ele e toda a sua quadrilha devem ficar atras das grades para que isso sirva de exemplo à todo político vagabundo que pensa em entrar na vida política para se dar bem.

Anônimo disse...

Perfeito, apenas uma correção : ele não e comunista, apenas um chinelao ladrão..

Anônimo disse...

Não há perdão para esses zumbis do comunismo. Destruidores de nações, com suas bandeiras vermelhas apátridas, sua inveja dos ricos, seu mal disfarçado autoritarismo, usando os pobres como massa de manobra e os instrumentos democráticos para tomarem o poder e depois calarem a população e assaltarem os cofres públicos. Piolhos mortos entre as unhas dos polegares do liberalismo e do capitalismo.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/